Chevrolet Trailblazer 2025 Traseira

Chevrolet Trailblazer mudou mais do que aparenta

Modelo teve poucas alterações no visual, mas novidades relevantes no interior e na mecânica. Será que foram suficientes?

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 52/2000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,4 km/litro
      Estrada: 10,5 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • N/A
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.7

Overview

Na linha 2025 a Chevrolet foi além de uma reestilização visual e conseguiu aproximar o Trailblazer dos seus concorrentes diretos e mais atuais


  • + Preço
  • + Desempenho
  • + Conforto e silêncio na cabine
  • - Menos itens de série que nos concorrentes
  • - Poucas opções de personalização no painel
  • - Falta do ACC
 
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Quem aqui se lembra o que estava fazendo em 2012? Pois foi naquele ano que o Chevrolet Trailblazer estreou como o substituto do Blazer no mercado brasileiro. Muita coisa mudou de lá para cá, não é mesmo? Concorrentes chegaram e partiram, e outros mudaram de geração.

Mas o SUV da Chevrolet foi em frente - recebendo uma mudança aqui e outra lá -, e é atualmente um dos carros mais antigos do mercado brasileiro em uma mesma geração. E na linha 2025 a marca da gravata decidiu repetir mais uma vez a fórmula e fazer uma nova - e leve - atualização no Trailblazer.

Sabendo de todo esse contexto, confesso que me surpreendi com o Chevrolet Trailblazer 2025. Mas será que as mudanças serão capazes de impulsionar as vendas do SUV no mercado? Confira a seguir como foi o meu teste com o SUV.

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A nova dianteira deixou o Trailblazer com a cara dos modelos mais recentes da marca
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Teste: Chevrolet Trailblazer High Country 2025

O que mudou no Trailblazer 2025?

Produzido no Brasil, na fábrica de São José dos Campos (SP), o Trailblazer 2025 estreou o terceiro facelift do modelo. Mais uma vez a Chevrolet decidiu usar quase a mesma fórmula dos retoques feitos em 2017 e 2021.

A dianteira concentrou boa parte das novidades estéticas. Mudaram faróis, capô, para-lamas, grade e para-choque. As alterações deixaram o SUV com a mesma "cara" dos modelos mais recentes da Chevrolet.

De resto, sem alterações nas laterais e na traseira da carroceria: o Trailblazer é praticamente o mesmo desde 2012. O SUV atual só não é idêntico ao Trail pioneiro, pois a Chevrolet mexeu também nas rodas de 18 polegadas, nos retrovisores, nos frisos e no acabamento das lanternas traseiras.

Mesmo com esse abismo de tempo entre o estilo da dianteira e o do restante da carroceria, não dá para dizer que o Trailblazer é um carro feio. É claro que a traseira já entrega a idade do projeto, mas o Trailblazer ainda é um SUV visualmente bem agradável e com linhas muito robustas.

Algo importante para um modelo que é tratado pela Chevrolet como o "SUV mais raiz do mercado".

O Trailblazer merecia uma traseira mais atual, não? Lá a idade do carro aparece...
Crédito: Divulgação
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Como ficou o interior do Trailblazer 2025?

Mas as mudanças na carroceria não foram as únicas alterações feitas no Trailblazer 2025. Por dentro, o SUV mudou até mais do que por fora.

Justamente por ser o SUV da S10, o Trailblazer também recebeu um painel totalmente redesenhado, com estilo que lembra muito o da picape Silverado.

Outra grande novidade da linha 2025 foi a introdução de um quadro de instrumentos digital de oito polegadas, que forma um conjunto quase integrado com a tela da central multimídia MyLink, de 11 polegadas.

O novo painel deu uma revitalizada para a cabine do SUV da Chevrolet
Crédito: Divulgação
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Com visual bastante atual e alta resolução, as duas telas têm a mesma interface vista na Spin 2025 e o painel digital é configurável, pero no mucho. Além das poucas opções de visualização, é preciso acessar a multimídia para fazer as alterações de layout. Algo que não é lá muito intuitivo ou prático.

A Chevrolet mexeu também no acabamento - com materiais macios ao toque em mais áreas - e trouxe para o SUV novos bancos dianteiros, com espuma mais macia no centro e mais densa nos apoios laterais. Segundo a marca, o isolamento acústico da cabine também foi reforçado.

Além do visual inspirado no da Silverado, o novo painel também tem materiais de acabamento melhores
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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De resto, o Trailblazer continua o mesmo carro espaçoso de sempre, com bancos e porta-malas mais confortáveis que os da maioria dos SUVs de sete lugares. E até um sistema de ar-condicionado traseiro com controle de ventilação e saídas de ar no teto.

A Chevrolet diz que é um sistema parecido com os dos aviões. Já eu achei o arranjo muito parecido com os das vans de transporte executivo, mesmo. De qualquer maneira, é um sistema eficiente e que ajuda a manter a cabine climatizada na popa dessa barca.

Falando em porta-malas, o Trailblazer leva 554 litros. Mas o volume cai para 205 litros com todos os assentos ocupados.

Os bancos adicionais no porta-malas são mais confortáveis que a média
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Trailblazer 2025: equipamentos de série

A versão Premier saiu de cena e estreou no lugar dela a High Country. Começando pela lista de itens de conforto, o SUV tem ar-condicionado automático, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, chave presencial, painel digital, multimídia com tela de 11 polegadas, carregador de celular por indução e bancos de couro com ajustes elétricos para o motorista.

Já o pacote tecnológico e de segurança tem seis airbags, faróis de LED com acionamento e facho alto automáticos, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, monitor de pontos cegos e de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado na traseira, frenagem automática de emergência e wi-fi nativo.

O pecado dessa lista de equipamentos é a ausência de alguns itens já presentes na concorrência, como o controlador adaptativo de velocidade no lugar do convencional e a tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos.

Conjunto mecânico

O Trailblazer 2025 recebeu várias melhorias mecânicas. O motor 2.8 turbodiesel teve uma atualização eletrônica e agora desenvolve 207 cv de potência e 52 kgf.m de torque entre 1.600 e 2.400 rpm. A tração é 4x4, com reduzida.

Já no lugar do antigo câmbio automático de seis marchas, a Chevrolet instalou uma nova transmissão de oito velocidades. Segundo a marca, essas mudanças deixaram o SUV mais ágil e até 12% mais econômico.

O SUV da Chevrolet vai de zero a 100 km/h em 9,5 segundos (um segundo a menos que o Trail 2024) e registra médias oficiais de consumo de 9,2 km/l na cidade e de 11,2 km/l na estrada.

A direção, com assistência elétrica, foi revisada e recebeu novos pontos de fixação para reduzir as vibrações e deixar o conjunto mais direto. Com uma coluna telescópica, finalmente o modelo ganhou ajuste de profundidade para o volante.

Para completar o upgrade mecânico, a Chevrolet mexeu também na suspensão, com nova geometria, calibragem dos amortecedores e bitolas alargadas, além da adoção de novos pneus. O objetivo, segundo a marca, foi deixar o SUV mais econômico e, ao mesmo tempo, mais estável.

Foram mais de 600 quilômetros rodados e média de 12,4 km/l. Nada mal para um SUV com mais de duas toneladas
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Como é o Trailblazer ao volante?

Eu já conhecia o Trailblazer de outros carnavais e já tinha ouvido que o SUV estava melhor nessa linha 2025. Mas, como diz o ditado, era preciso ver para crer.

Pois eu confesso que o SUV ficou realmente bem melhor do que eu esperava. É impressionante como as mudanças fizeram bem ao modelo.

Rodei mais de 600 quilômetros com o Trailblazer 2025, em percursos urbano e rodoviário, e duas coisas me impressionaram bastante no modelo da Chevrolet.

Uma delas foi o funcionamento exemplar do novo câmbio de oito marchas, que deixou o SUV mais esperto. Acabou aquele atraso de resposta que era visto com a transmissão de seis marchas.

A impressão é que o 2.8 turbodiesel agora está sempre pronto para reagir ao comando no acelerador. E em velocidade de cruzeiro, o novo câmbio faz o motor girar baixinho, o que contribui para aumentar o conforto e para a redução no consumo de combustível.

No meu teste, registrei média de 12,5 km/l mesmo enfrentando alguns trechos de trânsito lento. Nada mal para um carro de mais de duas toneladas.

Já o segundo ponto é o rodar suave: a combinação da direção revisada, do banco confortável e da suspensão recalibrada deixaram o Trailblazer ainda mais cômodo, principalmente em viagens mais longas.

É claro que, pesado e grandalhão, o SUV da Chevrolet ainda se comporta como uma barca, com uma suspensão - duplo A na dianteira e multilink na traseira - claramente voltada para o conforto.

Mas, em alguns momentos, justamente por vibrar pouco e oscilar menos do que se espera, até dá para esquecer que esse é um SUV raiz, já que o comportamento do Trailblazer 2025 ficou mais próximo do de utilitários esportivos monobloco que de modelos com chassi de picape.

A Chevrolet conseguiu aproximar o Trailblazer 2025 dos seus rivais
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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Vale a pena comprar o Trailblazer?

Antes de fechar esse teste, preciso falar em custos. O Chevrolet Trailblazer 2025 é vendido na versão única High Country de sete lugares, com preço de R$ 377.890.

Esse valor posiciona o SUV da Chevrolet entre os concorrentes diretos Mitsubishi Pajero Sport HPE (R$ 376.990) e Toyota SW4 SRX Platinum (R$ 379.990 na configuração de cinco lugares).

O plano de manutenção do Trailblazer 2025 inclui revisões a cada 10 mil quilômetros ou 12 meses.  Somente para arcar os custos desses serviços periódicos, o dono de um Trailblazer 2025 terá que desembolsar R$ 9.824. Valor menor que o das revisões do Toyota SW4 (R$ 11.307,41) e Mitsubishi Pajero Sport (R$ 11.625).

Falando agora do seguro, ponto mais uma vez para o Trailblazer 2025. Fiz uma simulação no meu perfil - homem, casado, 37 anos - e o SUV da Chevrolet ficou com a proteção total mais barata: R$ 15.556,60, ante os R$ 38.749,19 do SW4 e os R$ 21.666,80 do Pajero Sport.

Mas vale a pena investir em um? Com as melhorias da linha 2025, a Chevrolet conseguiu deixar o Trailblazer mais atraente, aproximando conteúdo e características do SUV da Chevrolet dos de seus principais concorrentes.

Ou seja: considerando também os custos mais baixos, vale a pena conhecer o carro antes de fechar a compra de um SUV grande de sete lugares.

Agora, se a Chevrolet vai conseguir alavancar as vendas do Trailblazer, é uma outra história. No acumulado do ano até agosto, o modelo emplacou apenas 1.163 unidades. São números mais tímidos que os do Pajero Sport (1.718 unidades) e do SW4 (10.502 unidades).

Ancora: Conclusão Score

Veja também

    Ficha Técnica

    CHEVROLET - TRAILBLAZER - 2025
    2.8 16V TURBO DIESEL HIGH COUNTRY 7L 4X4 AUTOMÁTICO
    R$ 377890

    Motor / Desempenho / Consumo +

    • Cilindrada (litros)
    • 2.8
    • Cilindrada cm³
    • 2776
    • Disposição dos cilindros
    • Linha
    • Número de cilindros
    • 4
    • Taxa de compressão
    • 16.5:1
    • Número de válvulas por cilindro
    • 4
    • Comando de Válvulas
    • DOHC
    • Comando de válvulas variável
    • Não
    • Alimentação
    • Turbo
    • Potência (cv/rpm)
    • 207/3600
    • Torque (kgfm/rpm)
    • 52/2000
    • Velocidade máxima (km/hora)
    • 180
    • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
    • 10,4
    • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
    • 8,4
    • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
    • 10,5
    • Fonte consumo
    • INMETRO

    Transmissão +

    • Transmissão
    • Automática
    • Número de marchas
    • 8
    • Nomenclatura da transmissão (comercial)
    • AT8
    • Localização do câmbio
    • Assoalho
    • Modo manual (p/ AT)
    • Sim
    • Tração
    • Integral parcial
    • Com reduzida (4x4)
    • Sim
    • Nomenclatura da tração (comercial)
    • 4x4

    Freios / Suspensão / Direção +

    • Freios dianteiros
    • Disco ventilado
    • Freios traseiros
    • Disco ventilado
    • Freio de estacionamento
    • Manual
    • Suspensão - Dianteira
    • Double Wishbone
    • Suspensão - Molas dianteiras
    • Helicoidal
    • Suspensão - Traseira
    • Multilink
    • Suspensão - Molas traseiras
    • Helicoidal
    • Direção - Assistência
    • Elétrica
    • Direção - Ajustes
    • Altura e profundidade

    Tecnologia / Conectividade +

    • Sistema de áudio - Tipo
    • Multifunções
    • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
    • MyLink
    • USB
    • Sim
    • Bluetooth
    • Conexão com celular
    • Wi-Fi
    • Sim
    • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
    • 11
    • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
    • Sim
    • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
    • Apple CarPlay + Google Android Auto
    • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
    • Via espelhamento (smartphone)
    • Controle de áudio
    • No volante
    • Concierge - Segurança
    • Sim
    • Concierge - Emergência
    • Sim
    • Concierge - Navegação
    • Sim
    • Concierge - Diagnóstico técnico
    • Sim

    Rodas e Pneus +

    • Tipo de roda - Tipo de roda
    • Liga leve
    • Tipo de roda - Design/cor
    • Dois tons
    • Estepe
    • Convencional
    • No Bolso8.4
    • Tecnologia8.5
    • Vida a bordo8.8
    • Desempenho9.2
    • Opinião do repórter8.2
    • + Preço
    • + Desempenho
    • + Conforto e silêncio na cabine
    • - Menos itens de série que nos concorrentes
    • - Poucas opções de personalização no painel
    • - Falta do ACC
     
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