O Land Rover Defender 110 PHEV é um SUV espaçoso, ágil e muito confortável, que ainda é competente no off-road e tem conjunto motriz híbrido plug-in
Como se recria um clássico? A Land Rover decidiu fazer isso quando lançou, em 2019, a releitura do icônico Defender. Mas, no lugar de abraçar a tradição, a marca britânica resolveu mudar tudo.
Tanto que esse novo Defender tem base monobloco e uma carroceria que até lembra a do carro original. Mas, por dentro, o espírito espartano e a ergonomia deficiente deu lugar a todo luxo, conforto e sofisticação que se espera de um SUV "premium" atual.
Lógico que esse novo Defender não foi aceito de maneira unânime pelos fãs do antigo. Tanto que um desses apaixonados indignados criou a sua própria releitura do Land Rover Clássico, que atende pelo nome de Ineos Grenadier.
Isso quer dizer que o Defender atual é uma péssima compra? Antes de responder a essa pergunta, acho melhor irmos por partes. Confira a seguir o teste do Defender 110 PHEV X-Dynamic HSE (R$ 816.876).
Goste você ou não dessa nova encarnação do Defender, não dá para negar que esse carro tem muita personalidade. Em um mundo de SUVs de linhas futuristas e aerodinâmicas, o Defender 110 é um verdadeiro e imponente caixotão.
Além do próprio formato da carroceria, não faltam referências estéticas ao Defender original. Elas estão em detalhes nas lanternas traseira, nas janelas no teto e nos apliques imitando chapa xadrez nas laterais do capô.
As rodas de 20 polegadas - que têm acabamento acetinado nessa versão PHEV X-Dynamic HSE - são enormes. Mas estão calçadas com borrachudos pneus de uso misto e formam um conjunto bem harmonioso com o restante do carro.
A propósito, gostei bastante do Verde Pangea do carro das fotos. Mas o Land Rover fica ainda mais belo - e intimidador - na tonalidade Preto Santorini. O Defender vira um bad boy. Como se um grupo de capangas da máfia russa estivesse pronto para saltar do "Land" a qualquer momento.
Com essa cara de mau, o Defender parece bem maior do que realmente é: com 4,76 metros de comprimento e 1,97 m de altura e entre-eixos de 3,02 m, tem quase o porte de um SUV médio. Embora os generosos 2,01 m de largura sejam um problema em vagas mais apertadas.
Seja para transportar capangas da máfia russa ou a sua família, esse Defender 110 entrega conforto de sobra.
Apesar do tamanho da porteira que dá acesso ao porta-malas de 464 litros, a tampa do bagageiro - de abertura lateral - é surpreendentemente leve para suas dimensões. O piso é alto, mas é possível facilitar a carga e descarga usando os botões que permitem baixar a suspensão traseira sem precisar entrar no veículo.
Com uma carroceria bem larga, cinco adultos podem viajar com bastante conforto. Entre os bancos dianteiros, sobrou espaço até para um largo console central, que além do carregador por indução esconde até uma geladeira - muito eficiente - sob o apoio de braço.
E por falar em bancos, nessa versão PHEV X-Dynamic HSE os assentos dianteiros tem ajustes elétricos, memória de posição, aquecimento e ventilação. Isso sem contar o luxo da coluna de direção ajustável eletricamente.
O acabamento, aliás, é de primeiríssima qualidade, com montagem precisa e materiais refinados no painel, nas laterais de porta e nos bancos de couro.
Fica a impressão de que os engenheiros da Land Rover começaram a projetar o interior do carro e, só depois de um tempo, se lembraram que o novo SUV seria um descendente direto do Defender.
No final das contas, a única referência ao 4X4 original está no painel, com linhas retrô e uns botões físicos a mais no lugar de comandos em tela ou sensíveis ao toque. Eu gostei bastante do arranjo, que inclui até a alavanca de câmbio - convencional, vale frisar - em posição bem elevada.
Na linha Defender, esse 110 PHEV X-Dynamic HSE fica posicionado abaixo da versão PHEV X. Mesmo assim, tem uma lista bem completa de equipamentos.
Vou citar apenas alguns itens de conforto: suspensão a ar, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros climatizados, carregador de celular por indução, console central refrigerado, coluna de direção com ajuste elétrico, sistema de som premium Meridian, multimídia com tela de 11,4 polegadas e chave presencial.
Já o pacote tecnológico e de segurança tem pacote ADAS, faróis LED Matrix, retrovisor interno por câmera, monitor de pressão dos pneus, e o sistema de tração Terrain Response 2.
Esse Defender 110 PHEV X-Dynamic HSE é uma das configurações híbridas plug-in do SUV da Land Rover.
É equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina e um propulsor elétrico. Conjunto que desenvolve a potência combinada de 404 cv e torque máximo de 65,26 kgf.m de torque. O câmbio é automático, de oito marchas e a tração - obviamente - é 4x4.
Esse Defender plug-in acelera de zero a 100 km/h em 5,6 segundos e atinge 191 km/l de velocidade máxima. Ótimos números para um carro de peso considerável: 2.613 quilos. Já a autonomia no modo elétrico não é tão grande assim: 33 quilômetros.
Para um carro com tantos equipamentos, o Defender é fácil de sacar. É claro que leva mais tempo para se dominar os recursos na comparação com SUVs menos nobres. Mas já encontrei vários modelos mais baratos e menos intuitivos.
Só de olhar para os números já dá para imaginar que esse Defender 110 plug-in é um carro que entrega ótimo desempenho para um SUV. E, ao volante, a impressão é justamente essa.
O Land Rover responde ao pisar no acelerador com uma agilidade inesperada - em retomadas e acelerações - para um carro com mais de 2,6 toneladas. Não chega a ser esportivo. Mas não falta fôlego. E esse 2.0 ronca bem bonito quando solicitado.
É uma pena que a autonomia 100% elétrica não seja maior. Mesmo com a possibilidade de usar o motor a combustão para recarga, a bateria do motor elétrico "seca" bem rápido.
E sem o auxílio do motor elétrico, o motor a gasolina do Defender 110 não consegue fazer milagre. O resultado são médias de consumo apenas razoáveis para um SUV híbrido: 7,7 km/l (cidade) e 7,9 km/l (estrada).
Esse Land Rover híbrido brilha muito mais pelas características de SUV. Roda com muito silêncio e conforto a bordo, já que a suspensão a ar - que tem altura regulável - possibilita ao Defender um comportamento bastante equilibrado entre conforto e estabilidade. Ou seja: muito distante da aspereza do antigo 4x4.
O SUV da Land Rover tem potencial para sobrar naquela estradinha de terra que virou um atoleiro leve depois de vários dias de chuvas. Além dos generosos ângulos de ataque (30,1°) e saída (37,7°), esse Defender é capaz de ultrapassar trechos alagados com até 90 cm de profundidade.
Mas, sejamos francos: com toneladas de recursos eletrônicos embarcados, eu não teria coragem de pegar uma trilha pesada ou o dilúvio com esse Defender. Mesmo se tivesse dinheiro para comprar um.
Não que o possível comprador de um carro de mais de R$ 800 mil vá se preocupar com o preço das revisões e do seguro. Mas eu fiquei bem curioso e resolvi fazer uma pesquisa.
Apenas com manutenções básicas por cinco anos, o proprietário irá desembolsar R$ 7.200 dentro do plano Land Rover Care, ou R$ 13.044,92 fora desse plano.
Simulei também o seguro no Auto Compara, dentro do meu perfil - homem, casado, 37 anos e com garagem em casa -, e a proposta mais acessível de cobertura completa foi de R$ 24.349,56. Confesso que imaginava ser mais caro.
O Defender 110 é uma belíssima opção de SUV, ainda que cobre caro por isso: um carro muito estiloso e ágil, com uma bela lista de equipamentos e muito conforto a bordo. E que ainda é híbrido, embora os benefícios da eletrificação sejam maiores no bolso - descontos ou até isenção de IPVA em alguns estados - do que na rodagem.
Mas embora a Land Rover não esqueça de "encher a bola" desse Defender 110 em capacidade off-road - e eu não duvido que esse carro se saia muito bem na lama ou em qualquer outro perrengue - esse SUV está longe de ser o rústico 4x4 original.
Mal comparando: é como ser um cavaleiro em uma feira medieval e curtir toda a estética da Idade Média. Mas sem os perrengues da falta de saneamento básico ou da ausência de antibióticos que eram parte do cotidiano lá nos anos 1200 e nada.
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LAND ROVER - DEFENDER - 2024 |
2.0 P400E PHEV 110 X-DYNAMIC HSE AWD AUTOMÁTICO |
R$ 816876 |
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