Fiat Fastback Turbo 270 0118

Fastback Limited Edition: um Fiat para se destacar

Com motor turbo de 185 cv e visual ousado (e polêmico), o SUV-cupê é um carro feito para mexer com as emoções


  1. Home
  2. Testes
  3. Fastback Limited Edition: um Fiat para se destacar
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O subcompacto Fiat Mobi é um dos carros mais baratos do Brasil. E também, o puro suco da racionalidade. Mas a marca italiana quer mostrar ao público que pode fazer (e oferecer) mais. No topo da sua linha brasileira de carros de passeio, apostou no Fastback Limited Edition: um SUV-cupê feito para mexer com as emoções de quem vê e acelera.

Para tentar agradar ao público que saiu de compactos como o Argo e o Cronos e quer um algo a mais, a Fiat apostou em um carro com carroceria SUV-cupê (afinal, o mundo só quer saber de SUVs...) e que pode até ter linhas polêmicas. Mas que esbanja personalidade e tem várias soluções dignas de carros de categoria superior.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Quer saber o que eu achei do carro? Confira nas linhas a seguir e não deixe de assistir também ao meu teste em vídeo com o Fiat Fastback Limited Edition.

O Fiat Fastback Limited Edition

Por fora

Mas antes de falar do carro, vamos ver esse design. As linhas do Fastback encantaram ao público no Salão de São Paulo de 2018, quando surgiram em um carro-conceito feito sobre a base da picape Toro. Mas, chegada a hora da verdade, a Fiat resolveu adaptar a carroceria SUV-cupê na plataforma compacta MLA, do Pulse.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Crédito: Divulgação/Auto Compara
toggle button

O resultado foi um automóvel com muita personalidade e detalhes estéticos bem interessantes - principalmente no desenho da traseira. Mas que, sob certos ângulos,  parece fora de proporção. Tanto que as arrojadas (e enormes) rodas de 18 polegadas ficam visualmente pequenas no conjunto.

Fiat Fastback Turbo 270 0169
Com 4,43 m de comprimento, o Fiat Fastback é mais longo que um SUV Jeep Compass
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Falando de medidas, o Fastback tem generosos 4,43 m de comprimento - é maior que o Jeep Compass. Por outro lado, 2,53 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,55 m de altura são praticamente as mesmas medidas do Pulse.

Números que, trazidos para o mundo real, resultam em um carro com um porta-malas de impressionantes 600 litros. O espaço para bagagens poderia ser ainda melhor se o piso fosse plano e um pouco mais alto.

Mas o acesso é facilitado por conta da ampla tampa. Além disso, a inteligente cobertura sanfonada do compartimento ajuda a esconder a bagagem e é prática de remover quando necessário.

Fiat Fastback Turbo 270 0208
O tablier do Fiat Fastback agrada mais ao olhar, pelas belas linhas e variação de texturas, do que ao toque
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Por dentro

Apesar do porta-malas gigante, o espaço para passageiros do Fastback é típico de um hatch compacto. Mas a Fiat se esforçou para fazer com que o Fastback tivesse uma pegada de carro de categoria superior.

Mesmo com o claro parentesco com o Pulse entregue pelo painel, o Fastback se diferencia do SUV por um console central mais alto e exclusivo, visualmente muito agradável e com um curioso porta-copos que esconde um porta-objetos com fundo acarpetado.

Fiat Fastback Turbo 270 0229
O console central elevado diferencia o interior do Fastback daquele visto no SUV Pulse
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Neste console está também o carregador de celular por indução, que fica em um nicho refrigerado. Uma solução técnica interessante tanto para baixar a temperatura do smartphone quanto para manter, por exemplo, uma garrafa de água gelada em um dia de calor.

Aliás, um dos pontos fortes da cabine do Fastback são as soluções de aproveitamento de espaço, que resultaram em 28 litros apenas em porta-objetos. Já o acabamento agrada mais aos olhos que ao toque. Isso porque tem boa variação de cores e texturas. Mas os plásticos seguem aquele padrão rígido, típico dos compactos.

Apesar das dimensões externas, o espaço do Fastback para passageiros se equipara ao dos hatches compactos
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Como falei mais acima, o espaço para os passageiros oferecido pelo Fastback é apenas razoável. Na traseira, o modelo está equipado ainda com um assento curto e que não proporciona muito conforto. Por outro lado, há saída de ar-condicionado.

Equipamentos

Um dos pontos fortes do Fastback Limited Edition é a lista de equipamentos, que tem ar-condicionado automático digital, faróis de LED com acendimento automático, sensor de chuva, painel digital, multimídia com tela de 10,1 polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fios, chave presencial, bancos de couro, carregador de celular por indução e luzes de cortesia sob os retrovisores.

O grafismo do painel digital configurável muda assim que é acionado o modo de condução Sport
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Já o pacote tecnológico tem controlador automático de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma, assistente de manutenção em faixa, controles eletrônicos de tração e estabilidade, e farol alto automático.

Faz falta o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro. Mas imperdoável mesmo é a ausência de airbags de cortina, indisponíveis mesmo nesta configuração topo de linha.

O motor 1.3 turbo de 185 cv é a garantia de arrancadas empolgantes, mas cobra a conta no consumo
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Ao volante

Sabe aqueles carros que empolgam? Esse é o caso justamente desse Fastback Limited Edition. O motor é o 1.3 turbo de quatro cilindros e 185 cv, que na linha Fiat é usado também na picape Toro e no SUV esportivo Pulse Abarth.

Mas antes quero falar sobre a posição de dirigir. É fácil achar uma posição ideal, e que ao mesmo tempo não bote o motorista para ver o trânsito do alto. Banco e cinto de segurança têm ajuste de altura, enquanto a direção é regulável em altura e profundidade.

Para os motoristas com menos de 1,70 m, alcançar os extremos da tela multimídia exige deslocar o corpo do assento. Por sorte, o volante multifuncional tem ótima pegada e permite acessar funções do painel e do sistema de som quase sem precisar deslocar as mãos da posição ideal de condução.

Um dos pontos fortes do Fastback é a posição de dirigir, mais baixa do que se imagina em um SUV
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Agora, vamos ao que interessa. O Fastback Limited Edition tem um câmbio automático de seis marchas que se esforça para manter o motor girando abaixo de 2.000 rpm. Mas o conjunto se destaca pelas boas respostas, que ficam ainda melhores ao apertar no volante o botão com o símbolo do escorpião.

Marca da Abarth, o braço esportivo da Fiat, ele deixa o comportamento do SUV cupê mais nervoso, com a direção mais pesada, acelerador mais sensível e câmbio trabalhando para manter o motor mais cheio. Até o grafismo do painel se altera nesse modo Sport.

O resultado é um carro que acelera de zero a 100 km/h em 8,1 segundos e chega a 210 km/h. Mas que cobra a conta no consumo de combustível: com gasolina, são 11,3 km/l (cidade) e 13,6 km/l (estrada). Marcas apenas razoáveis para a categoria.

A direção e o conjunto de suspensão são mais firmes do que se espera normalmente de um carro da Fiat e o resultado disso é um carro que surpreende numa tocada mais arrojada. Mesmo assim, o Fastback é uma máquina mais interessante para quem se diverte com retomadas e acelerações em rodovias.

O Fiat Fastback é uma opção interessante para quem um SUV potente, mas quer fugir das opções óbvias
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Mercado

O Fiat Fastback Impetus Limited Edition parte de R$ 154.990. Esse preço bota o modelo na mesma faixa de preços de novidades como o Honda HR-V EXL e o best-seller Jeep Renegade Longitude, SUV que compartilha o motor 1.3 turbo, mas é um carro bem mais pesado.

Mesmo com as opções acima, o Fastback é um carro interessante e que merece a sua atenção se você quer partir para o andar superior dos SUVs compactos. É um utilitário esportivo, mas com um visual diferentão e que foge do óbvio - feito para chamar a atenção.

Pode não encantar em espaço para os passageiros e acabamento. Mas impressiona pelo porta-malas e pelo desempenho empolgante. É, certamente, um carro de contrastes.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Tags:Fiat
Comentários