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Ferrari Purosangue: aceleramos o SUV improvável

Finalmente dirigimos o utilitário esportivo que a Ferrari prometeu nunca fabricar. Mas estamos muito felizes por isso...


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Depois de anos declarando que nunca construiria um SUV, a marca do “Cavalo Rampante” finalmente mordeu a língua e lançou a Ferrari Purosangue 2023. Longe de ser uma oferta para a grande maioria dos brasileiros, a Purosangue é uma visão completamente nova do segmento. Então a afirmação da Ferrari de que é um FUV (Ferrari Utility Vehicle) em vez de um SUV não é um exagero vazio.

A elegante Purosangue reescreveu de forma abrangente todas as métricas dinâmicas para o que é alcançável por um veículo de 2,2 toneladas e 1,6 metro de altura. Embora incrivelmente rápida e saborosa, a Purosangue é ligeiramente limitada por um porta-malas de 473 litros e pela falta de capacidade de reboque.

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A Ferrari Purosangue acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos
Crédito: Divulgação
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Você também pode pensar que seu preço inicial de 728 mil dólares australianos (aproximadamente 2,5 milhões em conversão direta) será um fator limitante, mas a clientela da Ferrari não vê dessa forma…

Confira, então, a avaliação completa que nossos parceiros do Carsales, maior ecossistema de compra e venda de veículos da Austrália, fizeram do SUV improvável.

Ferrari Purosangue

Quanto custa?

O preço da Purosangue 2023 na terra dos cangurus é de 728 mil dólares australianos, mais impostos e personalização, o que a posiciona muito acima de concorrentes como o Aston Martin DBX 707 (a partir de $ 428,4 mil) e o Lamborghini Urus Performante (a partir de $ 465.876).

Apesar do preço estratosférico, a lista de espera por lá será longa, já que os executivos da Ferrari dizem que a empresa limitará a produção da Purosangue para que o modelo represente não mais do que 20% de seu volume total de vendas.

 O "FUV" da Ferrari tem quase 5 m de comprimento e apenas 1,6 m de altura
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Legenda: O "FUV" da Ferrari tem quase 5 m de comprimento e apenas 1,6 m de altura
Crédito: Divulgação
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Equipamentos

Ferrari Purosangue é bem equipada, mas não inclui tudo o que você poderia desejar. Na lista de itens de série estão ar-condicionado, volante multifuncional, pedais de alumínio, faróis e luzes diurnas de LED e enormes rodas de 22 polegadas com pneus 255/35 na frente e rodas ainda maiores de 23 polegadas com pneus 315/30 na traseira.

Um teto de fibra de carbono que economiza peso é padrão, mas também há a opção de um enorme teto de vidro eletrocrômico.

Há, curiosamente, um painel digital de 10,2 polegadas e uma tela separada, também com 10,2 polegadas, para o passageiro da frente. Mas nenhuma tela central de entretenimento.

Talvez de forma controversa, a Ferrari também optou por não oferecer navegação no painel, dizendo que os compradores podem acessar esse recurso via Apple CarPlay ou Android Auto.

A lógica que os executivos da Ferrari seguem é que é impossível para qualquer OEM acompanhar a moeda dos dados que o Google Maps fornece.

Os bancos dianteiros com ajustes elétricos e os bancos traseiros individuais (com funções de aquecimento e massagem) são perfeitamente contornados e recortados em Alcântara, mas fabricados também com 68% de poliéster reciclado.

Você não pode ter um único banco traseiro, já que a Ferrari diz que não está no negócio de construir carros de cinco lugares.

O interior da Ferrari tem duas telas de 10,2 polegadas, mas não oferece uma tela central "tradicional"
Crédito: Divulgação
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Um dos destaques da cabine da Purosangue é o soberbo sistema de áudio Burmester com 21 alto-falantes, que emite som com qualidade de sinfonia - independentemente de sua preferência - de Beethoven a Megadeth.

Segurança

A Ferrari Purosangue 2023 é equipada com uma vasta gama de recursos de segurança ativos e passivos.

Isso inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência (AEB), aviso de saída de faixa, assistência de permanência em faixa, detecção de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera de visão surround, reconhecimento de sinais de trânsito e sonolência do motorista, e ainda monitor de atenção.

Embora não tenha modos off-road dedicados, a Purosangue é equipada com controle de descida (hill descent control) de série.

Assim como Ferrari 269 GTB, a Purosangue tem freio por cabo com o sistema antitravamento ABS de última geração, que a marca diz ter aprimorado especialmente na atuação em condições de baixa aderência.

Com relação ao acabamento, o interior da Ferrari Purosangue remete aos demais modelos da marca
Crédito: Divulgação
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A Purosangue também tem SSC 8.0 Side Slip Control, tração nas quatro rodas 4RM-S Evo e eixo traseiro esterçante, além de um sistema de gerenciamento de suspensão ativa desenvolvido pela Multimatic para controlar com precisão o movimento vertical de cada roda.

Quer mais? A Purosangue é equipada com 10 airbags e a integridade da cabine é protegida por uma estrutura anti-colisão com célula de passageiros que usa uma mistura de aço de alta resistência e alumínio.

Tecnologia

Indiscutivelmente, o maior avanço tecnológico que a Ferrari Purosangue 2023 faz está em seu novo sistema de suspensão ativa para reduzir os efeitos do rolamento da carroceria, e oferecer muita aderência e fácil manuseio sem comprometer a qualidade do passeio.

Ele emprega a tecnologia True Active Spool Valve (TASV) da Multimatic, que usa atuadores de motor elétrico de 48 Volts e amortecedores hidráulicos de válvula de carretel com molas helicoidais (a suspensão a ar não responde rápido o suficiente) nas quatro rodas para controlar com precisão o movimento de cada uma delas e isolar a cabine.

Essa tecnologia reduz o rolamento e a inclinação durante curvas e nas frenagens pesadas, ao mesmo tempo em que otimiza a resposta de compressão e rebote de cada amortecedor.

O SUV da Ferrari é movido por um motor V12 de 6.5 litros, que desenvolve 725 cv de potência máxima
Crédito: Divulgação
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A caixa de câmbio de dupla embreagem e oito marchas montada na traseira (essencialmente a mesma do 296 GTB) tem cárter seco para manter seu centro de gravidade baixo, e o motor V12 é instalado bem atrás no chassi, proporcionando distribuição de peso 49%/51% entre os eixos dianteiro e traseiro.

Embora seja tecnicamente um carro com tração nas quatro rodas, o V12 do Purosangue envia energia apenas para as rodas traseiras na maior parte do tempo. É somente quando a tração está comprometida que as rodas dianteiras recebem uma parcela do torque por meio de uma unidade de transferência de potência (PTU). Este é um formato que a Ferrari usou no passado, na FF e na GT4 Lusso.

Essa PTU é essencialmente uma caixa de câmbio de duas velocidades (mais ré), que envia a tração diretamente do motor para as rodas dianteiras. Ela pode transferir independentemente até 81,6 kgf.m para cada roda por meio de embreagens úmidas conectadas aos semi-eixos, o que significa que fornece vetorização de torque genuína (em oposição à vetorização de torque freando rodas individuais, como acontece na maioria dos carros).

A Purosangue tem apenas bancos individuais e leva no máximo quatro pessoas
Crédito: Divulgação
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A carroceria predominantemente de alumínio tem capô com dobradiças dianteiras para lembrar as Ferraris anteriores, e a Purosangue é o primeiro carro com o emblema do "Cavallino Rampante" a apresentar quatro portas (Pininfarina criou a única Ferrari Pinin de quatro portas em 1980, mas que nunca passou de conceito).

As portas traseiras abrem em ângulos de 79 graus para facilitar a entrada e saída dos ocupantes. Mas não as chame de portas suicidas, porque são “portas de boas-vindas” no jargão da Ferrari.

A Ferrari afirma que a rigidez torcional aumentou 30% em comparação com à GTC4 Lusso e, embora a Purosangue seja maior que a Lusso, seu chassi de alumínio pesa 4% menos.

A Ferrari Purosangue tem tração nas quatro rodas, mas é o eixo traseiro que predomina
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A Purosangue tem um peso seco de 2.033 quilos (2.180 quilos com todos os fluidos a bordo - em ordem de marcha), o que está no lado alegre para um SUV que se estende por 4,97 m de comprimento, 2,03 m de largura e 1,59 m de altura.

Conjunto mecânico

A joia da coroa da Ferrari Purosangue 2023 é o motor V12 de 6.5 litros derivado da unidade usada na Ferrari 812 Competizione.

Dito isto, o motor foi submetido a um retrabalho completo para garantir mais impulso em baixas rotações.

O V12 ganhou novo coletor de admissão, eixos de comando redesenhados, um sistema de injeção direta de alta pressão (350 bar), cabeçotes de comprimento igual e ponto de ignição remapeado. O resultado disso tudo é uma potência máxima de 725 cv a 7.250 rpm com torque máximo de 73 kgf.m a 6.250 rpm.

Esses números brutos podem fazer o motor parecer pesado no papel, mas o ponto principal a ser observado é que 80% da força total está disponível já a partir de 2.100 rpm - então o sonoro V12 é extremamente tratável em todas as condições (falamos sobre isso mais tarde).

A Purosangue é considerada a melhor Ferrari para usar no dia a dia
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Sobre dados de performance, a Ferrari cita zero a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, zero a 200 km/h em 10,6 segundos e velocidade máxima de mais de 310 km/h para que a Purosangue possa derrotar confortavelmente todos os concorrentes (incluindo Aston Martin DBX707 e Lamborghini Urus Performante) em uma arrancada.

Os executivos da empresa dizem que a Purosangue é “a Ferrari mais silenciosa já construída”, e isso em parte é o resultado do foco na qualidade do som do V12 em vez do volume absoluto, além da instalação de isolamentos acústicos extras na cabine e do uso de vidros mais grossos nas janelas.

Consumo de combustível

Nenhum valor de consumo ou emissões está disponível nesta fase, mas claramente a Ferrari Purosangue 2023 não será uma avarenta de combustível.

Mas isso tradicionalmente não é um aspecto muito importante para seu mercado-alvo.

O modelo tem ótima distribuição de peso: 49% no eixo dianteiro e 51% no eixo  traseiro
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Como é dirigir?

A equipe de eventos traçou uma rota interessante para a Ferrari Puro Sangue, que nos levou da cidade de Pinzolo, no norte da Itália, até a elevada estação de esqui de Chalet Rocce Rosse - no alto das Dolomitas italianas.

Antes de partirmos, foram necessários alguns minutos simplesmente para examinar a Ferrari Purosangue de todos os ângulos. Há uma demarcação clara entre as seções inferior e superior do carro, com a metade inferior descrita como sendo mais “técnica”, pois apresenta uma série de elementos aerodinâmicos para otimizar o fluxo de ar e o resfriamento.

A grade frontal incorpora cortinas de ar nas bordas externas das entradas de ar inferiores e acima e abaixo dos faróis. As cortinas inferiores funcionam com dutos nas extensões dos arcos das rodas dianteiras e traseiras para suavizar o fluxo de ar pelos flancos do SUV, "vedando" efetivamente as rodas dianteiras e traseiras.

Enquanto isso, os dutos acima dos faróis canalizam o ar através do compartimento do motor e saem pelas aberturas logo abaixo da base dos pilares A em cada flanco. Isso não apenas contribui para um fluxo de ar mais limpo nas laterais do carro, mas também reduz a pressão do ar sob o capô.

A metade superior do carro é pura Ferrari - em todas as curvas e protuberâncias. A Purosangue consegue parecer esbelta, mas musculosa. Indiscutivelmente, o melhor ângulo é o "traseiro três quartos", onde você pode observar a linha do teto acentuadamente inclinada, as ancas voluptuosas e o sutil Kamm-tail que se ergue suavemente antes de cair abruptamente.

O estilo é sempre uma área subjetiva, mas a Purosangue recebe um sinal positivo sem reservas deste testador.

A Purosangue tem cinco modos de condução para o motorista escolher
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Entrar e sair do carro não requer contorcionismos, pois o ponto alto do quadril (pelos padrões da Ferrari) significa que você pode simplesmente deslizar para dentro. A cabine tem uma sensação aberta e arejada - especialmente no carro que testamos, com teto de vidro soberbamente contornado na frente e atrás.

O V12 dispara com o estilo característico da Ferrari, mas fica em segundo plano quando você sai do zero e segue pela estrada.

A afirmação da Ferrari de que este é o carro mais silencioso que eles construíram não é mentira. Dirija-o calmamente e você mal perceberá a presença do V12.

Um animal diferente surge quando o tráfego diminui e a estrada fica sinuosa. O V12 responde ao menor estímulo do acelerador, e o câmbio automático de dupla embreagem e oito marchas é brilhantemente rápido e intuitivo, como esperamos dos outros modelos da Ferrari.

As estradas em que estamos são estreitas, especialmente em um carro de 2,09 m de largura, mas a posição ao volante  - não muito alta - proporciona boa visibilidade frontal e lateral, enquanto a direção precisa e tátil facilita apontar o carro com precisão.

A Ferrari vai limitar a produção da Purosangue para que o modelo não represente mais que 20% das vendas
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Com mais alguns quilômetros rodados, é hora de explorar mais profundamente o desempenho da Purosangue. É quase difícil entender este petardo de 2,2 toneladas, especialmente quando enfrentamos a subida ao Chalet Rocce Rosse, situado a 2.250 m acima do nível do mar.

Este trecho é repleto de uma mistura de curvas rápidas e abertas. Quanto mais você pressiona, mais a Purosangue o encoraja a continuar aumentando a intensidade.

Cada ajuste da direção provoca uma resposta imediata, enquanto o funcionamento da tração predominantemente traseira faz com que você também ajuste a atitude do carro com o pé direito. Há aderência e tração aparentemente infinitas, enquanto o eixo traseiro esterçante ajuda a esconder a distância entre eixos de 3,09 m da Purosangue.

Os enormes discos de carbono-cerâmica são operados por um sistema de freio por cabos, mas são tão primorosamente calibradas que você juraria que era uma configuração analógica.

O interruptor Manettino no volante tem as configurações Gelo, Molhado, Conforto, Esporte e Controle de Tração desligado, e o sistema de suspensão ativa da Purosangue garante que há mais ajustes na Purosange do que em outras Ferraris.

Pressionar o Manettino no modo Conforto oferece a opção de selecionar as configurações do amortecedor Macia ou Médio, enquanto no modo Esporte você pode selecionar Macio, Médio ou Duro. Mesmo com a configuração Dura selecionada, descobrimos que a qualidade do passeio nunca se deteriorou a níveis incômodos - longe disso.

 A Ferrari pode até chamar a Purosangue de SUV (ou FUV..), mas o modelo não tem a menor habilidade para a vida off-road
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Legenda: A Ferrari pode até chamar a Purosangue de SUV (ou FUV..), mas o modelo não tem a menor habilidade para a vida off-road
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Em suma, a Purosangue proporciona um passeio emocionante - quer você o esteja abusando do acelerador por estradas montanhosas ou simplesmente passeando pela cidade.

Feita para o off-road?

De acordo com a própria Ferrari, a Purosangue 2023 não foi concebida para tarefas off-road.

Você só precisa de uma rápida olhada nos aros enormes das rodas e nos pneus elásticos para perceber que este não é um destruidor de lama ou domador de dunas.

Dito isto, a Purosangue tem distância ao solo razoável (18,5 cm) e o sistema de suspensão ativa TASV pode aumentá-la em mais 2 cm, mas apenas em velocidades de até 30 km/h e por um curto espaço de tempo.

Há um kit de elevação eletrônica opcional, que pode aumentar a suspensão em 3 cm (para uma distância total ao solo de 21,5 cm), mas basta dizer que trilhas de cascalho e estradas com neve são o máximo que a Purosangue foi projetada para se aventurar.

Os bancos são revestidos em couro e têm ajustes elétricos
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Interior

A Purosangue 2023 tem um interior típico da Ferrari, mas com uma diferença. O painel arrebatador tem duas telas - um que abriga o cluster digital de instrumentos de 10,2 polegadas e outro adjacente, com mais uma tela de 10,2 polegadas para o passageiro.

Como mencionado anteriormente, não há tela central de infotainment. Portanto, o que você encontra é um botão giratório "pop-up" para as configurações do ar-condicionado. E só.

No geral, o cockpit é bem resolvido, mas há um único elemento irritante - o touchpad no raio direito do volante. Destina-se a permitir que você percorra várias opções de tela e escolha a que deseja, mas o problema é que só funciona às vezes, então você pode pressionár e cutucar inutilmente até que a peça decida cooperar.

Além dessa falha, não há muito o que reclamar.

Todos os quatro assentos são perfeitamente desenhados e agradáveis ​​de se ver. Crucialmente, os assentos traseiros oferecem espaço suficiente para adultos de até 1,83 m de altura.

Dito isto, a capacidade do porta-malas é um pouco limitada: 473 litros.

O porta-malas leva 473 litros, volume considerado pequeno para um "SUV"
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Devo comprar?

A Ferrari Purosangue 2023 é uma peça brilhante de design e engenharia, e não é exagero dizer que reescreve o livro de regras para o que é dinamicamente possível para um SUV de tamanho normal (nota: quando dizemos tamanho normal, estamos nos referindo às dimensões gerais, não a espaço para passageiros ou bagagem).

Além de proporcionar um passeio cintilante por estradas sinuosas nas montanhas, a Purosangue tem uma personalidade Jekyll-Hyde (“O Médico e o Monstro” da melhor maneira possível), por meio da qual também pode cumprir o objetivo de ser uma devoradora de rodovias descontraída e refinada e um SUV confortável e descomplicado na hora do rush.

É a Ferrari mais maneável para uso diário por uma margem enorme. A Purosangue é um SUV magnífico e de alto desempenho. As únicas perguntas são: você pode pagar e está preparado para esperar dois anos para receber a entrega?

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