Fiat Cronos Drive 1 (5)

Fiat Cronos 1.0: baixo custo com benefícios

Testamos o sedã zero quilômetro mais barato do Brasil e mostramos que o preço não é o único fator de atração dele

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 10,9/3250 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9,9 km/litro
      Estrada: 10,7 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 525 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.1

Overview

O Fiat Cronos Drive 1.0 é uma escolha pelo custo-benefício. O sedã mais barato do Brasil tem bom porta-malas, é econômico e vai bem no uso urbano,


  • + Consumo
  • + Porta-malas
  • + Itens de conforto
  • - Acabamento
  • - Itens de segurança
  • - Desempenho rodoviário
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Fiat Cronos 1.0: baixo custo com benefícios
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você tem R$ 93.990 e uma missão: comprar um automóvel. Sei que muita gente - eu mesmo - optaria por usado ou seminovo. Mas sempre vai existir quem prefere escolher uma máquina com cheirinho de carro zero. Se sua meta for um sedã compacto, boa opção é o Fiat Cronos Drive 1.0.

Esse é o três volumes zero quilômetro mais barato do mercado brasileiro. Mas apesar de ser um dos veteranos do mercado, seu preço não é o único fator de atração. Confira outros pontos positivos - e outros que não são tanto - ao longo deste texto.

Fiat Cronos Drive 1.0

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Fiat Cronos Drive 1 (4)
O Cronos Drive 1.0 é um carro de visual externo espartano
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

Por fora

O Fiat Cronos foi lançado no início de 2018 e é um dos sedãs compactos mais antigos do mercado brasileiro. Diferentemente de outros modelos da categoria, que foram reestilizados ou ganharam novas gerações até agora, o modelo feito na Argentina só passou por leves retoques visuais.

Ou seja: é um carro de linhas bonitas, mas que já tem a cara cansada. E o visual espartano da versão de entrada também não ajuda. Esqueça adereços cromados ou rodas de liga. Ele tem calotas sobre rodas de aço de 15 polegadas. O "luxo" está em algumas peças pintadas na cor da carroceria.

Mas quem pensa em luxo em um carro que é pura racionalidade, não é? Apesar de ser um dos menores sedãs do mercado - 4,36 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,51 m de altura e entre-eixos de 2,52 m - o Cronos tem o maior porta-malas entre os compactos, com 525 litros de capacidade.

Espaço interno

O porta-malas do Fiat Cronos Drive 1.0 pode até ser o maior. Mas em espaço para os passageiros, o sedã não faz milagre - a área é típica de um compacto. Ou seja: dá para quatro adultos viajarem com relativo conforto... Mas com menos comodidade que nos concorrentes.

Por outro lado, pais com filhos pequenos vão gostar. A boa altura da carroceria e o ângulo de abertura das portas traseiras - de quase 90° - facilitam a tarefa de instalar um bebê conforto ou colocar a criança na cadeirinha.

Embora a posição de dirigir seja um pouco alta e a coluna de direção só tenha ajuste de altura, a ergonomia também agrada. Os comandos estão todos próximos das mãos, e os motoristas de menor estatura podem usar a regulagem de altura do assento e também do cinto de segurança.

O Cronos Drive 1.0 deixa bem claro que é um sedã espartano no acabamento, que é simples mesmo dentro da categoria. Além de ser bem monocromática, a ausência de tecido ou de material macio mesmo nos painéis de porta - e as rebarbas em alguns plásticos - são os pontos baixos da cabine.

Fiatcronosdrive1.0my23 (2)
A multimídia é item de série no Cronos Drive 1.0
Crédito: Divulgação
toggle button

Equipamentos

Apesar do foco em preço e racionalidade, não dá para chamar o Fiat Cronos Drive 1.0 de "pé-de-boi". O sedã têm aquele pacote dignidade básico de qualquer carro zero quilômetro - ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos -, além de itens como multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento e volante multifuncional.

Mas no pacote de segurança, a Fiat joga com o regulamento debaixo do braço.

O Cronos Drive 1.0 sai de fábrica apenas com aquilo que é obrigatório por lei: airbag duplo frontal e os controles eletrônicos de tração e estabilidade. Um pecado, levando em consideração que TODOS os seus concorrentes têm, pelo menos, bolsas infláveis laterais.

Fiatcronosdrive1.0my23 (6)
O volante multifuncional dos Fiat é um dos mais ergonômicos do mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button

Dirigindo o Cronos Drive 1.0

O Cronos Drive 1.0 é equipado com motor de três cilindros flex da família Firefly, que desenvolve 75 cv de potência (com etanol) e 10,7 kgf.m de torque a 3.250 rpm. O câmbio é manual, de cinco marchas. Conjunto econômico. Com gasolina, registra médias de 14 km/l (cidade) e 16,1 km/l (estrada).

Em desempenho, fica na média dos 1.0 aspirados. Acelera de zero a 100 km/h em 14,4 segundos e tem bom fôlego mesmo em baixas rotações. Funciona muito bem no uso urbano, onde o câmbio bem curto contribui para essa sensação de agilidade.

Já na estrada, a história é diferente. O 1.0 Firefly não faz milagre e é preciso esticar as marchas e cambiar sempre que for preciso fazer uma ultrapassagem.

Mas vai melhor que um carro mil de quatro cilindros. Se você pretende usar o carro para viajar, vale considerar pagar um pouco mais e levar um Cronos 1.3.

O motor 1.0 de três cilindros vai bem no uso urbano. Já na estrada...
Crédito: Divulgação
toggle button

O 1.0 é um sedã para quem não tem pressa e valoriza o conforto. A direção tem acerto bastante leve, o que agrada em manobras de estacionamento, e a suspensão segue o script da marca italiana: é macia, mas sem ser molenga em excesso.

O isolamento acústico também merece nota boa: só se ouve o motor quando é preciso esticar as marchas.

Em usabilidade, o sedã também vai bem. A multimídia tem tela pequena, mas exibe até informações de condução e espelha a tela do celular. Já o painel é convencional, com marcadores analógicos e uma pequena tela digital. Já o computador de bordo é bem completo para um carro de entrada.

O volante multifuncional, que é compartilhado com outros modelos da Fiat e da Jeep, é um dos melhores entre os carros nacionais e permite alterar volume e estação do rádio praticamente sem que seja necessário deslocar as mãos.

Na versão Drive 1.0, o Cronos é um carro com bom custo-benefício
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

Conclusão

Se você é daqueles que gostam de fazer contas, sabe que o valor de tabela não é o único ponto a se levar em consideração antes de fechar uma compra.

Nas revisões até os 50 mil quilômetros, o Cronos Drive 1.0 entrega uma conta um pouco mais salgada que a da concorrência na mesma faixa de preço.

  • Fiat Cronos Drive 1.0: R$ 3.980
  • Chevrolet Onix Plus LT manual: R$ 3.904
  • Hyundai HB20S Comfort Plus: R$ 3.122,65
  • Toyota Yaris Sedan XL: R$ 3.732,79
  • Aproveitamos e fizemos a cotação do seguro para alguém com perfil de casa própria em São Paulo (SP) no Auto Compara, considerando o Cronos e os mesmos concorrentes. Confira o resultado.

    • Fiat Cronos Drive 1.0: R$ 4.321,70
    • Chevrolet Onix Plus LT manual: R$ 3.744,89
    • Hyundai HB20S Comfort Plus: R$ 4.882,58
    • Toyota Yaris Sedan XL: R$ 3.234,06
    • Apesar dos números, ainda consideramos o Fiat Cronos Drive 1.0 uma opção de sedã compacto com bom custo-benefício.

      Tem um amplo porta-malas, lista de equipamentos completa para um carro de entrada - embora fique devendo alguns itens de segurança - e o motor entrega bom desempenho no uso urbano.

      Pode não se enquadrar no que você espera. Mas certamente vai deixar muita gente satisfeita.

      Veja também

        Ancora: Conclusão Score

        Ficha Técnica

        FIAT - CRONOS - 2024
        1.0 FIREFLY FLEX DRIVE MANUAL
        R$ 93990

        Motor / Desempenho / Consumo +

        • Cilindrada (litros)
        • 1.0
        • Cilindrada cm³
        • 999
        • Disposição dos cilindros
        • Linha
        • Número de cilindros
        • 3
        • Taxa de compressão
        • 13,2:1
        • Número de válvulas por cilindro
        • 2
        • Comando de Válvulas
        • SOHC
        • Comando de válvulas variável
        • Não
        • Combustível (comercial)
        • Flex
        • Combustível secundário
        • Gasolina
        • Alimentação
        • Aspirado
        • Nomenclatura do motor (comercial)
        • Firefly
        • Potência (cv/rpm)
        • 77/6250
        • Torque (kgfm/rpm)
        • 10,9/3250
        • Potência secundária (cv/rpm)
        • 72/6250
        • Torque secundário (kgfm/rpm)
        • 10,4/3250
        • Velocidade máxima (km/hora)
        • 162
        • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
        • 13,4
        • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
        • 9,9
        • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
        • 10,7
        • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
        • 14,2
        • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
        • 15,1

        Transmissão +

        • Transmissão
        • Manual
        • Número de marchas
        • 5
        • Localização do câmbio
        • Assoalho
        • Tração
        • Dianteira

        Freios / Suspensão / Direção +

        • Freios dianteiros
        • Disco sólido
        • Freios traseiros
        • Tambor
        • Freio de estacionamento
        • Manual
        • Suspensão - Dianteira
        • McPherson
        • Suspensão - Molas dianteiras
        • Helicoidal
        • Suspensão - Traseira
        • Eixo de torção
        • Suspensão - Molas traseiras
        • Helicoidal
        • Direção - Assistência
        • Elétrica
        • Direção - Ajustes
        • Altura

        Dimensões e Capacidades +

        • Comprimento (mm)
        • 4364
        • Largura (mm)
        • 1726
        • Altura (mm)
        • 1508
        • Capacidade tanque de combustível (litros)
        • 48
        • Capacidade do porta-malas (litros)
        • 525
        • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
        • 1140

        Tecnologia / Conectividade +

        • Sistema de áudio - Tipo
        • Multifunções
        • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
        • Uconnect
        • USB
        • Sim
        • Bluetooth
        • Função Streaming
        • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
        • 7
        • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
        • Sim
        • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
        • Apple CarPlay + Google Android Auto
        • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
        • Via espelhamento (smartphone)
        • Controle de áudio
        • No volante
        • Alto-falantes - Quantidade
        • 4
        • Alto-falantes - Tweeters
        • 2

        Rodas e Pneus +

        • Tipo de roda - Tipo de roda
        • Aço
        • Tipo de roda - Calotas
        • Integrais
        • Dianteira - Aro (pol.)
        • 15
        • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
        • 175/65
        • Traseira - Aro (pol.)
        • 15
        • Traseira - Pneus (largura/perfil)
        • 175/65
        • Estepe
        • Convencional

        Garantia +

        • Garantia total do veículo - Duração (meses)
        • 36
        • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
        • 36
        • No Bolso8.3
        • Tecnologia7.9
        • Vida a bordo8.3
        • Desempenho7.5
        • Opinião do repórter7.3
        • + Consumo
        • + Porta-malas
        • + Itens de conforto
        • - Acabamento
        • - Itens de segurança
        • - Desempenho rodoviário
         
        8.1

        Compartilhar
        Tags:Fiat
        Comentários