O Fiat Cronos Drive 1.0 é uma escolha pelo custo-benefício. O sedã mais barato do Brasil tem bom porta-malas, é econômico e vai bem no uso urbano,
Você tem R$ 93.990 e uma missão: comprar um automóvel. Sei que muita gente - eu mesmo - optaria por usado ou seminovo. Mas sempre vai existir quem prefere escolher uma máquina com cheirinho de carro zero. Se sua meta for um sedã compacto, boa opção é o Fiat Cronos Drive 1.0.
Esse é o três volumes zero quilômetro mais barato do mercado brasileiro. Mas apesar de ser um dos veteranos do mercado, seu preço não é o único fator de atração. Confira outros pontos positivos - e outros que não são tanto - ao longo deste texto.
O Fiat Cronos foi lançado no início de 2018 e é um dos sedãs compactos mais antigos do mercado brasileiro. Diferentemente de outros modelos da categoria, que foram reestilizados ou ganharam novas gerações até agora, o modelo feito na Argentina só passou por leves retoques visuais.
Ou seja: é um carro de linhas bonitas, mas que já tem a cara cansada. E o visual espartano da versão de entrada também não ajuda. Esqueça adereços cromados ou rodas de liga. Ele tem calotas sobre rodas de aço de 15 polegadas. O "luxo" está em algumas peças pintadas na cor da carroceria.
Mas quem pensa em luxo em um carro que é pura racionalidade, não é? Apesar de ser um dos menores sedãs do mercado - 4,36 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,51 m de altura e entre-eixos de 2,52 m - o Cronos tem o maior porta-malas entre os compactos, com 525 litros de capacidade.
O porta-malas do Fiat Cronos Drive 1.0 pode até ser o maior. Mas em espaço para os passageiros, o sedã não faz milagre - a área é típica de um compacto. Ou seja: dá para quatro adultos viajarem com relativo conforto... Mas com menos comodidade que nos concorrentes.
Por outro lado, pais com filhos pequenos vão gostar. A boa altura da carroceria e o ângulo de abertura das portas traseiras - de quase 90° - facilitam a tarefa de instalar um bebê conforto ou colocar a criança na cadeirinha.
Embora a posição de dirigir seja um pouco alta e a coluna de direção só tenha ajuste de altura, a ergonomia também agrada. Os comandos estão todos próximos das mãos, e os motoristas de menor estatura podem usar a regulagem de altura do assento e também do cinto de segurança.
O Cronos Drive 1.0 deixa bem claro que é um sedã espartano no acabamento, que é simples mesmo dentro da categoria. Além de ser bem monocromática, a ausência de tecido ou de material macio mesmo nos painéis de porta - e as rebarbas em alguns plásticos - são os pontos baixos da cabine.
Apesar do foco em preço e racionalidade, não dá para chamar o Fiat Cronos Drive 1.0 de "pé-de-boi". O sedã têm aquele pacote dignidade básico de qualquer carro zero quilômetro - ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos -, além de itens como multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, assistente de partida em rampas, sensor de estacionamento e volante multifuncional.
Mas no pacote de segurança, a Fiat joga com o regulamento debaixo do braço.
O Cronos Drive 1.0 sai de fábrica apenas com aquilo que é obrigatório por lei: airbag duplo frontal e os controles eletrônicos de tração e estabilidade. Um pecado, levando em consideração que TODOS os seus concorrentes têm, pelo menos, bolsas infláveis laterais.
O Cronos Drive 1.0 é equipado com motor de três cilindros flex da família Firefly, que desenvolve 75 cv de potência (com etanol) e 10,7 kgf.m de torque a 3.250 rpm. O câmbio é manual, de cinco marchas. Conjunto econômico. Com gasolina, registra médias de 14 km/l (cidade) e 16,1 km/l (estrada).
Em desempenho, fica na média dos 1.0 aspirados. Acelera de zero a 100 km/h em 14,4 segundos e tem bom fôlego mesmo em baixas rotações. Funciona muito bem no uso urbano, onde o câmbio bem curto contribui para essa sensação de agilidade.
Já na estrada, a história é diferente. O 1.0 Firefly não faz milagre e é preciso esticar as marchas e cambiar sempre que for preciso fazer uma ultrapassagem.
Mas vai melhor que um carro mil de quatro cilindros. Se você pretende usar o carro para viajar, vale considerar pagar um pouco mais e levar um Cronos 1.3.
O 1.0 é um sedã para quem não tem pressa e valoriza o conforto. A direção tem acerto bastante leve, o que agrada em manobras de estacionamento, e a suspensão segue o script da marca italiana: é macia, mas sem ser molenga em excesso.
O isolamento acústico também merece nota boa: só se ouve o motor quando é preciso esticar as marchas.
Em usabilidade, o sedã também vai bem. A multimídia tem tela pequena, mas exibe até informações de condução e espelha a tela do celular. Já o painel é convencional, com marcadores analógicos e uma pequena tela digital. Já o computador de bordo é bem completo para um carro de entrada.
O volante multifuncional, que é compartilhado com outros modelos da Fiat e da Jeep, é um dos melhores entre os carros nacionais e permite alterar volume e estação do rádio praticamente sem que seja necessário deslocar as mãos.
Se você é daqueles que gostam de fazer contas, sabe que o valor de tabela não é o único ponto a se levar em consideração antes de fechar uma compra.
Nas revisões até os 50 mil quilômetros, o Cronos Drive 1.0 entrega uma conta um pouco mais salgada que a da concorrência na mesma faixa de preço.
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Apesar dos números, ainda consideramos o Fiat Cronos Drive 1.0 uma opção de sedã compacto com bom custo-benefício.
Tem um amplo porta-malas, lista de equipamentos completa para um carro de entrada - embora fique devendo alguns itens de segurança - e o motor entrega bom desempenho no uso urbano.
Pode não se enquadrar no que você espera. Mas certamente vai deixar muita gente satisfeita.
FIAT - CRONOS - 2024 |
1.0 FIREFLY FLEX DRIVE MANUAL |
R$ 93990 |
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