Confortável e com boa oferta de equipamentos de conforto, o Fiat Cronos tem também um preço competitivo; mas poderia melhorar em itens de segurança.
Lançado em 2018, o Fiat Cronos acabou de ganhar os seus primeiros - e levíssimos - retoques no visual. Mas a novidade mais importante da linha 2023 do sedã compacto feito na Argentina está sob o capô: a chegada da esperada combinação do propulsor 1.3 Firefly com um câmbio automático CVT.
Desde a saída do Cronos 1.8 do mercado brasileiro, em 2021, o três volumes compacto da Fiat estava sem uma opção com câmbio automático. É algo imperdoável nesses tempos em que cada vez menos pessoas estão interessadas em trocar de marchas pisando na embreagem.
Com a chegada da opção do câmbio CVT, a Fiat corrige a rota do Cronos para a disputa com outros sedãs compactos. Mas será que foi o suficiente? Testamos o sedã na versão Drive e te contamos nas próximas linhas os destaques do modelo.
Apesar de ter sido lançado em 2018, o Fiat Cronos ainda é bastante atual, com destaque para o desenho da traseira, com belas lanternas horizontais e que lembram o estilo das peças usadas no Alfa Romeo Giulia.
Ainda acho que a marca italiana poderia ter feito um sedã mais longo e baixo. Mas, mesmo assim, a carroceria tem desenho bastante agradável.
Por conta disso, a Fiat resolveu fazer alterações mínimas na linha 2023, com a adoção de novas rodas e de uma grade frontal renovada, que passa a ter dois filetes no lugar do filete único visto até o Cronos 2022. De resto, o modelo continua exatamente o mesmo.
O interior do Fiat Cronos CVT também sobressai pela atualidade e não mudou. As rebarbas em peças plásticas botam o sedã em um patamar um pouco abaixo da concorrência, mas a boa variação de cores e texturas agrada aos olhos e ajuda a subir a nota no quesito acabamento.
Com 4,36 m de comprimento e entre-eixos de 2,52 m, o sedã da Fiat é um dos menores três volumes compactos do mercado brasileiro. Isso se reflete na cabine, que oferece menos espaço que as de concorrentes como o Chevrolet Onix Plus e o Volkswagen Virtus.
Por outro lado, o porta-malas impressiona com seus 525 litros de capacidade. É o maior da categoria! Para completar, o compartimento ainda pode ser aberto pela chave ou pelo bom e velho botão na tampa, evitando a necessidade de ter que apertar um botão no painel.
O Cronos Drive CVT parte de R$ 94.321. Mas o carro que testamos, na cor Cinza Silverstone, tinha todos os opcionais, incluindo o pacote S-Design, que agrega elementos visuais escurecidos, rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento grafite, retrovisores externos elétricos com repetidores de seta, sensor de temperatura externa e câmera de ré.
São elementos que elevam o preço do compacto para R$ 100.265. Completão, o Cronos agrada pelo bom conteúdo de conforto, com a presença de ar-condicionado automático digital, computador de bordo, multimídia com tela de 7 sete polegadas, vidros, travas e retrovisores elétricos e controlador automático de velocidade de cruzeiro.
O deslize fica por conta da relação de itens de segurança. Controles eletrônicos de tração e estabilidades estão presentes desde o pacote básico, ok. Mas mesmo o carro top está equipado somente com os airbags frontais. Que, vale lembrar, são obrigatórios por lei.
O Fiat Cronos 1.3 CVT está equipado com o motor 1.3 Firefly de 98/107 cv (gasolina/etanol). O câmbio automático CVT tem sete marchas simuladas e é fornecido pela japonesa Aisin.
Abastecido com etanol, registrou consumo de 9,3 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada). Com gasolina no tanque, as médias melhoraram para 13,4 km/l (cidade) e 14,9 km/l (estrada).
Estes números botam o Fiat em posição de destaque frente aos concorrentes com motores 1.0 turbo, se equiparando em consumo rodoviário e rendendo até mais no uso urbano.
Se você está em busca de um sedã confortável, então não deixe de conhecer o Cronos. Os acertos de direção e suspensão são claramente voltados para agradar mais quem curte uma tocada tranquila.
Combinado com o câmbio CVT, o motor 1.3 de 107 cv brilha em baixas e médias rotações e dá conta do recado. Mas não espere repostas ágeis da transmissão, cuja principal virtude é mesmo o funcionamento muito suave.
Se por um lado o câmbio demora a entender quando exigido mais a fundo, agrada por permitir que se rode a 100 km/h, na estrada, com o conta-giros marcando por volta das 2.000 rpm. Isso que ajuda a reduzir o ruído na cabine e contribui para subir mais um pouco a nota de conforto do Cronos.
A posição de dirigir é alta, mas o modelo tem ajuste de altura do assento, do cinto de segurança e da coluna de direção. Os comandos estão todos próximos às mãos e o volante multifuncional merece menção por permitir o controle de boa parte das funções do painel e da multimídia sem que seja preciso mover as mãos para as alavancas de seta/limpador.
Uma coisa que percebi depois que o meu filho nasceu é que eu fiquei mais cauteloso ao volante e menos disposto a assumir riscos desnecessários. É claro que um carro ágil ainda me agrada muito. Mas eu não sofro ao volante de um modelo um pouco menos esperto.
Com boa oferta de equipamentos de conforto e um preço baixo quando comparado aos de outros sedãs automáticos do mercado, o Fiat Cronos CVT é uma opção que deve ser considerada pelas famílias com filhos pequenos - situação em que um porta-malas mais amplo faz mais sentido do que o espaço no banco traseiro ou do que desempenho forte.
FIAT - CRONOS - 2023 |
1.3 FIREFLY FLEX DRIVE CVT |
R$ 97990 |
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