Cronos Drive13 021 62e2b1e780b64

Fiat Cronos CVT: uma opção pelo custo-benefício

Com leves mudanças estéticas da linha 2023, o compacto é a alternativa acessível para quem busca um sedã automático

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 13,7/4000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 525 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.8

Overview

Confortável e com boa oferta de equipamentos de conforto, o Fiat Cronos tem também um preço competitivo; mas poderia melhorar em itens de segurança.


  • + Conforto
  • + Porta-malas
  • + Consumo
  • + Equipamentos
  • + Design
  • - Desempenho
  • - Itens de segurança
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Fiat Cronos CVT: uma opção pelo custo-benefício
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Lançado em 2018, o Fiat Cronos acabou de ganhar os seus primeiros - e levíssimos - retoques no visual. Mas a novidade mais importante da linha 2023 do sedã compacto feito na Argentina está sob o capô: a chegada da esperada combinação do propulsor 1.3 Firefly com um câmbio automático CVT.

Desde a saída do Cronos 1.8 do mercado brasileiro, em 2021, o três volumes compacto da Fiat estava sem uma opção com câmbio automático. É algo imperdoável nesses tempos em que cada vez menos pessoas estão interessadas em trocar de marchas pisando na embreagem.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Crédito: Divulgação/Auto Compara
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Com a chegada da opção do câmbio CVT, a Fiat corrige a rota do Cronos para a disputa com outros sedãs compactos. Mas será que foi o suficiente? Testamos o sedã na versão Drive e te contamos nas próximas linhas os destaques do modelo.

O visual elegante do Cronos CVT

Apesar de ter sido lançado em 2018, o Fiat Cronos ainda é bastante atual, com destaque para o desenho da traseira, com belas lanternas horizontais e que lembram o estilo das peças usadas no Alfa Romeo Giulia.

Ainda acho que a marca italiana poderia ter feito um sedã mais longo e baixo. Mas, mesmo assim, a carroceria tem desenho bastante agradável.

Por conta disso, a Fiat resolveu fazer alterações mínimas na linha 2023, com a adoção de novas rodas e de uma grade frontal renovada, que passa a ter dois filetes no lugar do filete único visto até o Cronos 2022. De resto, o modelo continua exatamente o mesmo.

O interior do Cronos Drive CVT ainda agrada pelo visual e pela boa variação de cores e texturas
toggle button

Por dentro do Cronos CVT

O interior do Fiat Cronos CVT também sobressai pela atualidade e não mudou. As rebarbas em peças plásticas botam o sedã em um patamar um pouco abaixo da concorrência, mas a boa variação de cores e texturas agrada aos olhos e ajuda a subir a nota no quesito acabamento.

Com 4,36 m de comprimento e entre-eixos de 2,52 m, o sedã da Fiat é um dos menores três volumes compactos do mercado brasileiro. Isso se reflete na cabine, que oferece menos espaço que as de concorrentes como o Chevrolet Onix Plus e o Volkswagen Virtus.

O espaço na cabine é menor que o visto em alguns concorrentes, mas o porta-malas é o maior do segmento
toggle button

Por outro lado, o porta-malas impressiona com seus 525 litros de capacidade. É o maior da categoria! Para completar, o compartimento ainda pode ser aberto pela chave ou pelo bom e velho botão na tampa, evitando a necessidade de ter que apertar um botão no painel.

O ar-condicionado automático é um dos itens disponíveis para o Cronos Drive em sua configuração mais completa
toggle button

Equipamentos

O Cronos Drive CVT parte de R$ 94.321. Mas o carro que testamos, na cor Cinza Silverstone, tinha todos os opcionais, incluindo o pacote S-Design, que agrega elementos visuais escurecidos, rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento grafite, retrovisores externos elétricos com repetidores de seta, sensor de temperatura externa e câmera de ré.

São elementos que elevam o preço do compacto para R$ 100.265. Completão, o Cronos agrada pelo bom conteúdo de conforto, com a presença de ar-condicionado automático digital, computador de bordo, multimídia com tela de 7 sete polegadas, vidros, travas e retrovisores elétricos e controlador automático de velocidade de cruzeiro.

O deslize fica por conta da relação de itens de segurança. Controles eletrônicos de tração e estabilidades estão presentes desde o pacote básico, ok. Mas mesmo o carro top está equipado somente com os airbags frontais. Que, vale lembrar, são obrigatórios por lei.

O motor 1.3 Firefly desenvolve até 107 cv e garante boas médias de consumo no ciclo urbano
toggle button

Mecânica

O Fiat Cronos 1.3 CVT está equipado com o motor 1.3 Firefly de 98/107 cv (gasolina/etanol). O câmbio automático CVT tem sete marchas simuladas e é fornecido pela japonesa Aisin.

Abastecido com etanol, registrou consumo de 9,3 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada). Com gasolina no tanque, as médias melhoraram para 13,4 km/l (cidade) e 14,9 km/l (estrada).

Estes números botam o Fiat em posição de destaque frente aos concorrentes com motores 1.0 turbo, se equiparando em consumo rodoviário e rendendo até mais no uso urbano.

O câmbio automático CVT agrada mais pelo funcionamento suave do que pela agilidade
toggle button

Ao volante

Se você está em busca de um sedã confortável, então não deixe de conhecer o Cronos. Os acertos de direção e suspensão são claramente voltados para agradar mais quem curte uma tocada tranquila.

Combinado com o câmbio CVT, o motor 1.3 de 107 cv brilha em baixas e médias rotações e dá conta do recado. Mas não espere repostas ágeis da transmissão, cuja principal virtude é mesmo o funcionamento muito suave.

Se por um lado o câmbio demora a entender quando exigido mais a fundo, agrada por permitir que se rode a 100 km/h, na estrada, com o conta-giros marcando por volta das 2.000 rpm. Isso que ajuda a reduzir o ruído na cabine e contribui para subir mais um pouco a nota de conforto do Cronos.

A posição de dirigir é alta, mas o modelo tem ajuste de altura do assento, do cinto de segurança e da coluna de direção. Os comandos estão todos próximos às mãos e o volante multifuncional merece menção por permitir o controle de boa parte das funções do painel e da multimídia sem que seja preciso mover as mãos para as alavancas de seta/limpador.

O Fiat Cronos é uma opção interessante para quem valoriza preço, conforto e bom porta-malas
toggle button

Mercado

Uma coisa que percebi depois que o meu filho nasceu é que eu fiquei mais cauteloso ao volante e menos disposto a assumir riscos desnecessários. É claro que um carro ágil ainda me agrada muito. Mas eu não sofro ao volante de um modelo um pouco menos esperto.

Com boa oferta de equipamentos de conforto e um preço baixo quando comparado aos de outros sedãs automáticos do mercado, o Fiat Cronos CVT é uma opção que deve ser considerada pelas famílias com filhos pequenos - situação em que um porta-malas mais amplo faz mais sentido do que o espaço no banco traseiro ou do que desempenho forte.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

FIAT - CRONOS - 2023
1.3 FIREFLY FLEX DRIVE CVT
R$ 97990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.3
  • Cilindrada cm³
  • 1332
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 13,2:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 2
  • Comando de Válvulas
  • SOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Não
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Firefly
  • Potência (cv/rpm)
  • 107/6250
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 13,7/4000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 98/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 13,2/4250

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4364
  • Largura (mm)
  • 1726
  • Altura (mm)
  • 1508
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 48
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 525
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1140

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Uconnect
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Aço
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 175/65
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 15
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 175/65
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso9.0
  • Tecnologia8.7
  • Vida a bordo8.7
  • Desempenho8.7
  • Opinião do repórter8.8
  • + Conforto
  • + Porta-malas
  • + Consumo
  • + Equipamentos
  • + Design
  • - Desempenho
  • - Itens de segurança
 
8.8

Compartilhar
Comentários