Fiat Grand Siena Attractive 14 Medium (2)

Fiat Grand Siena com kit GNV vale a pena?

Sucesso no início dos anos 2000, gás natural apresenta-se como diferencial do sedã interminável

    • Desempenho
    • Desempenho
    • N/A
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 520 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.1

Overview


  • + Espaço
  • + Consumo de combustível
  • - Preço
  • - Revisões
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Fiat Grand Siena com kit GNV vale a pena?
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em tempos em que a propulsão elétrica domina o planejamento das montadoras, vamos falar sobre um combustível que viveu o apogeu há quase duas décadas, o gás natural. Isso porque a Fiat ainda coloca à venda o Grand Siena (outro produto de 20 anos atrás) com preparação para GNV.

Esta é a maior novidade do sedã que está disponível em quatro versões, que vão de R$ 51.890 a R$ 58.090. Somente a topo de linha, Attractive 1.4, é oferecida com a predisposição para GNV.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Certamente, você pode perguntar se o Grand Siena GNV é uma novidade. Isso porque a Fiat chegou a disponibilizar a versão Tetrafuel entre 2007 e 2016. A diferença é que a finada configuração trazia o kit de série. Agora, o modelo vem com preparação para instalar o sistema a gás.

Note ainda que esta predisposição é um item opcional que custa R$ 690. Portanto, após a compra do carro, você deve ir a uma empresa licenciada pelo Inmetro para fazer a instalação dos cilindros de GNV. O serviço custa em média R$ 4.500. Segundo a Fiat, quem roda mais de 3.000 quilômetros por mês consegue recuperar tal investimento em menos de um ano.

Fiat Grand Siena Attractive 14 vem com preparação para instalar o sistema a gás
Crédito: Divulgação
toggle button

É preciso ficar atento ainda à documentação do veículo. Após a implementação do kit é necessário atualizar o registro do modelo, com a menção ao novo combustível.

Perde potência?

Quando falamos do GNV, uma dúvida frequente é se sua utilização implica em perda de potência do motor. De fato, o modelo não consegue entregar o mesmo nível de vigor quando roda com o combustível gasoso. Justamente por isso, a Fiat só oferece predisposição para o gás na versão equipada com motor 1.4.

É o interminável Fire, que rende até 88 cavalos de potência e 12,5 kgf.m de torque máximo. O modelo trabalha com câmbio manual de cinco velocidades.

O conjunto leva o sedã bem, especialmente nas marchas mais lentas, mas sofre um pouco em subidas e retomadas. O ponto positivo é que o câmbio é curtinho, ideal para rodar na cidade.

Nessa configuração do Grand Siena, o motor Fire 1.4 tem preparação especial para admitir o gás natural
Crédito: Divulgação
toggle button

Um ponto positivo sobre rodagem é que se você está no modo gás e precisa de mais potência para uma ultrapassagem, por exemplo, o sistema faz essa detecção e muda para admissão a gasolina ou etanol para que você cumpra com essa tarefa. Essa dinâmica evita o acúmulo de mudanças manuais na chave de combustível, o que evita um desgaste do componente.

Outro diferencial do motor Fire 1.4 é que tem preparação especial para admitir o gás natural. Cabeçote e válvulas são mais resistentes e têm ângulos otimizados para receber os injetores do GNV. Aliás, há um injetor dedicado a cada um dos quatro cilindros do motor. Ou seja, é um sistema robusto e que abomina as famosas gambiarras de GNV.

Como a predisposição para o combustível vem de fábrica, o Grand Siena GNV mantém a garantia de um ano para o veículo e três anos para motor e câmbio.

Consumo

Mas a informação que todo mundo quer saber é consumo. Será que vale a pena rodar com gás natural? O custo para “encher” os cilindros foi de R$ 42. Segundo dados da Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais), a estimativa é de que Grand Siena tenha um consumo médio de 13,2 quilômetros por metro cúbico.

Já o consumo médio do modelo convencional sem o kit gás é de 11,1 km/l na cidade com gasolina. Isso quer dizer que é preciso avaliar o valor do GNV na sua região e compará-lo com o preço do combustível que você mais usa (gasolina ou etanol).

O Grand Siena equipado com GNV tem consumo médio de 13,2 quilômetros por metro cúbico
Crédito: Divulgação
toggle button

Dado todo o cenário que elucidamos até aqui, o Fiat Grand Siena GNV tem claramente como público-alvo quem usa o carro para trabalho. Mesmo assim, o modelo poderia ser mais equipado pelo valor cobrado. Isso porque a lista de itens de série limita-se a direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, computador de bordo e travas elétricas.

Portanto, o rádio com bluetooth é item opcional. Vem no pacote Creative 2 junto com volante multifuncional revestido em couro e sensor de estacionamento traseiro.

Modelo vem com volante multifuncional revestido em couro, mas o rádio com bluetooth é item opcional
toggle button

Também são opcionais as rodas de 16 polegadas de liga leve, por R$ 2.790 – de série, o conjunto é de aço de 15”. Se juntarmos todos esses itens e somarmos com os R$ 690 do kit gás, o Grand Siena GNV chega a R$ 63.660.

Pelo menos o seguro fica abaixo dos R$ 2 mil. A apólice mais vantajosa no AutoCompara é de R$ 1.890,52.

Revisões

Em contrapartida, o valor de revisões programadas flerta com os R$ 4.000, valor que nem modelos mais sofisticados praticam. Os seis primeiros serviços totalizam R$ 3.956. A sexta revisão, sozinha, corresponde a R$ 1.388.

Como falamos de um veículo com foco em taxistas e motoristas de aplicativo, vale a pena relembrar as dimensões do Grand Siena. Ele tem 4,29 metros de comprimento, o que permite entre-eixos de 2,51 m. Isso garante bom espaço para as pernas dos passageiros.

Já o porta-malas tem como padrão 520 litros, mas perde volume para os cilindros de GNV. Somados, eles têm 15 metros cúbicos. Ainda assim, dá para guardar malas de grande porte.

Porta-malas, que tem como padrão 520 litros, perde espaço com os cilindros, mas ainda cabem malas grandes
Crédito: Divulgação
toggle button

O fato é que o Fiat Grand Siena GNV só é válido para um público muito específico: trabalhadores que rodam pelo menos 3.000 quilômetros ao mês. Caso contrário, a versão perde apelo muito por conta da entrega de equipamentos.

 

Ficha Técnica

FIAT - GRAND SIENA - 2019
1.4 MPI ATTRACTIVE GNV 4P MANUAL
R$ 54990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.4
  • Cilindrada cm³
  • 1368
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 2
  • Comando de Válvulas
  • SOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Aspirado

Transmissão +

  • Transmissão
  • Manual
  • Número de marchas
  • 5
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco sólido
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Hidráulica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4290
  • Largura (mm)
  • 1700
  • Altura (mm)
  • 1507
  • Entre-eixos (mm)
  • 2511
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 160
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 10200
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 48
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 520

Tecnologia / Conectividade +

  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Aço
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 185/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 15
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 185/60
  • Estepe
  • Convencional
  • No Bolso8.1
  • Tecnologia7.7
  • Vida a bordo8.6
  • Desempenho8.0
  • Opinião do repórter8.0
  • + Espaço
  • + Consumo de combustível
  • - Preço
  • - Revisões
 
8.1

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
Compartilhar
Comentários
Wid badge