Logo, o
WebMotors foi o sorteado a rodar com o Fiat BlackMotion, na cor branca, por uma semana. Cerca de R$ 10 mil mais caro que o de entrada e apenas R$ 2 mil a mais que o Sporting, o BlackMotion mantém a essência do modelo
lançado em 2007. Os principais diferenciais estão na personalização e nos itens de série. Quando questionamos a Fiat sobre as reais mudanças do Punto, uma vez que o modelo já beira os seis anos de vida, a resposta foi simples, nada de alterações em um carro que está bem no volume de vendas.
Porém, o pulo do gato da italiana está na quantidade de versões oferecidas pelo hatch e na colocação do carro no ranking dos modelos médios da Fenbrave (Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Com 31 mil unidades vendidas no acumulado de 2013, o hatch está à frente de Focus, Cruze e 308. Porém, se colocado ao lado dos seus reais companheiros, o Punto estaria na 6ª posição, vendendo mais que o C3 e perdendo para Sandero, Fox, HB20, Onix e Fiesta.
Um detalhe que faz qualquer um acreditar que o Punto é um hatch pequeno está no pouco espaço disponível às pernas dos ocupantes do banco traseiro. O entre-eixos do Punto revela tal detalhe, 2,51 mm contra 2,59 mm do Renault Sandero, por exemplo.
Mas as qualidades do Punto não estão nas dimensões, mas sim no prazer em guia-lo. Bem acertado e com a suspensão bem firme, o carrinho revela o verdadeiro DNA italiano dos modelos da Fiat, levando em conta que a maior parte dos modelos fabricados em Betim, Minas Gerais, já não leva mais as características dos europeus. A posição de dirigir do modelo é privilegiada. O formato do banco, que tem regulagem de altura, permite estilo arrojado de condução. Em curvas, os bancos oferecem bom apoio lateral, mantendo o corpo do motorista sempre firme.
O motor E.TorQ 1.8 16V foi desenvolvido pela Fiat, com a intenção de substituir o fornecido pela GM. Ele tem 130 cv quando abastecido com gasolina, e 132 cv quando usa álcool. O torque máximo fica em 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (álcool). Na medição do WebMotors, método tanque-a-tanque o BlackMotion fez 10,8 Km/l de gasolina na cidade e 13 Km/l na estrada.
Os principais equipamentos do BlackMotion são: Faróis com máscara negra, rodas em liga leve de aro 16, bancos com acabamento exclusivo no encosto, revestimento interno preto e sobre-tapetes em carpete com bordado alusivo a série, rádio CD MP3 integrado ao painel com entrada USB, volante em couro com comando de rádio, série sensor de estacionamento e vidros elétricos, duplo airbag, ABS e ar-condicionado. Opcionalmente o consumidor pode encaixar: câmbio Dualogic Plus, teto solar elétrico skydome, Blue&Me e sensor de chuva e crepuscular.
Com a entrada desta série especial, o Fiat Punto passa a contar com cinco opções no mercado. São elas: Atractive 1.4 8V, Essence 1.6 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V e agora Blackmotion 1.8 16V, que chega por R$ 49.900. Com a transmissão automatizada, a avaliada, o valor sugerido passa a ser de R$ 53.125. Com o teto panorâmico e o câmbio robô, o valor chega a R$ 57.437.
FICHA TÉCNICA DO PUNTO BLACKMOTION |
MOTOR |
Posição |
Transversal, dianteiro |
Número de cilindros/configuração |
4 em linha |
Diâmetro x curso (mm) |
80,5 x 85,8 |
Cilindrada (cm³) |
1.747 |
Taxa de compressão |
11,2:1 |
Potência máxima cv/rpm |
130/5.250 (G) / 132/5.250 (A) |
Torque máximo m·kgf/rpm |
18,4/4.500 (G) / 18,9/4.500 (A) |
Número de válvulas por cilindro |
4 |
Árvore de comando de válvulas |
Uma, no cabeçote |
Acionamento do comando de válvulas |
Corrente |
IGNIÇÃO |
Tipo |
Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção |
ALIMENTAÇÃO |
Combustível |
Gasolina e/ou álcool |
Formação de mistura |
Injeção no duto Magneti Marelli, seqüencial, acelerador elétrico |
CÂMBIO |
Número de marchas |
5 à frente e 1 à ré |
Relações das marchas |
1ª 3,909:1; 2ª 2,238:1; 3ª1,520:1; 4ª1,156:1; 5ª 0,872:1;ré 3,909:1 |
Relação do diferencial |
3,733 |
Rodas motrizes |
Dianteiras |
EMBREAGEM |
Tipo |
Monodisco a seco com mola diafragmática, comando hidráulico |
FREIOS |
De serviço |
Hidráulico, duplo circuito em diagonal, assistência a vácuo, ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiro |
Disco ventilado de Ø 257 mm |
Traseiro |
Tambor de Ø 228 mm |
SUSPENSÀO DIANTEIRA |
Tipo |
Independente, McPherson, subchassi, braço transversal em L, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 20 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA |
Tipo |
Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO |
Tipo |
Pinhão e cremalheira com assistência hidráulica |
Voltas entre batentes |
2,5 |
Diametro mínimo de curva |
10,9 m |
RODAS E PNEUS |
Rodas |
Alumínio, 6J x 16 |
Pneus |
195/55R16V |
PESOS |
Em ordem de marcha |
1.222 kg |
Carga útil |
400 kg |
Carga máxima rebocável (sem freio) |
400 kg |
CARROCERIA |
Tipo |
Monobloco em aço, hatchback 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES EXTERNAS |
Comprimento |
4.065 mm |
Largura |
1.687 mm |
Altura (vazio) |
1.497 mm |
Distância entre eixos |
2.510 mm |
Bitola dianteira/traseira |
1471 / 1.467mm |
Distância mínima do solo |
153 mm |
Capacidade do porta-malas |
280 litros |
Tanque de combustível |
60 litros |
DESEMPENHO |
Velocidade máxima |
190 km/h (G) / 193 km/h (A) |
Aceleração 0-100 km/h |
9,9 s (G) / 9,6 s (E) |
CALCULOS DE CÂMBIO |
v/1000 em 5ª (km/h) |
34,8 |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) |
3.450 |
Rotação à veloc. máxima, 5ª (rpm) |
5.550 |
EQUIPAMENTOS FIAT PUNTO BLACKMOTION |
|
Acionamento do limpador do vidro traseiro ao engatar ré |
Ajusta milimétrico do encosto dos bancos dianteiros |
Ajuste de altura de ancoragem dos cintos dianteiros |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste de altura e distância do volante |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos |
Alças de teto dianteiras (incompatível com Skydome) |
Alças de teto traseiras |
Alertas de velocidade e manutenção programada |
Apoio de pé esquerdo |
Apoios de cabeça traseiros (3) reguláveis em altura |
Ar-condicionado |
Bancos revestidos em tear esportivo |
Bolsa porta-objetos em rede no console central |
Bolsa porta-objetos em todas as portas |
Bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros |
Bolsas infláveis frontais |
Bolsas nas laterais do encosto dos bancos dianteiros (incompatível com bolsas infláveis laterais |
Carcaça dos espelhos externos em preto fosco |
Chave-canivete com telecomando para abertura de portas, vidros e porta-malas |
Cintos traseiros laterais de três pontos retráteis e central subabdominal |
Cinzeiro móvel |
Computador de bordo (distância, consumo médio e instantâneio, autonomia, velocidade média e tempo de percurso) |
Computador de bordo B (distância, consumo médio, velocidade média e tempo de percurso |
Console central com porta-objetos e porta-copos (2 diant. e 1 tras. |
Defletor bicolor na tampa traseira |
Descansa-braço central dianteiro (incompatível com bolsa infláveis laterais |
Desembaçador do vidro traseiro temporizado |
Espelho nos pára-sóis |
Faixas laterais BlackMotion |
Faróis de neblina |
Fechadura elétrica do porta-malas acionada pelo emblema Fiat |
Fiat Code 2ª geração |
Focos de leitura dianteiros |
Frisos do teto na cor da carroceria |
Grade dianteira superior preto fosco |
Iluminação do porta-luvas |
Iluminação do porta-malas |
Kit parafusos antifurto de roda (um por roda) |
Lanternas traseiras a LED |
Limpador/lavador do pára-brisa e vidro traseiro |
Luz de acompanhamento |
Minissaias na cor do veículo |
MyCarFiat (personalização de várias funções) |
Pára-brisa com faixa degradê |
Pára-choques e maçanetas na cor do veículo |
Ponteira de escapamento dupla cromada |
Porta-óculos Iincompatível com Skydome) |
Rádio CD/MP3 integrado ao painel com entr. USB p/ iPod |
Recobrimento esportivo dos pedais e apoio de pé esquerdo |
Relógio digital |
Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico |
Sinalização de freada forte |
Termômetro do ar externo |
Tomada 12 V |
Travamento automático de portas a 20 km/h |
Verificação de luzes e portas malfechadas/abertas |
Vidros elétricos dianteiros e traseiros um-toque com antiesmagamento |
Vidros esverdeados |
Volante em couro com comandos de áudio |
Notícias Relacionadas
-
Sobe o som: ouça o ronco do novo Toyota Supra
Redação WM1
-
Cinco carros que tiveram vida curta no Brasil
Rafael Ligeiro
-
Kwid perde o posto de carro mais barato do Brasil
André Deliberato
-
Cinco carros com versões esportivas só no visual
André Deliberato
Comentários