Picape mais vendida do mercado americano há algumas décadas, a Ford F-150 chegou ao Brasil para enfrentar um desafio de peso: enfrentar o domínio dos modelos da RAM, que durante anos reinaram sozinhas entre as picapes de grande porte.
A RAM acertou em cheio quando apostou na importação para o Brasil das picapes grandes Classic e 1500, equipadas com motores V8 a gasolina. Não demorou para que a marca da Stellantis atingisse, em 2022, a marca de 5 mil unidades emplacadas.
Pois chegou a hora de as RAM enfrentarem a sua primeira grande batalha em solo brasileiro. A gigantona da marca do oval chega ao Brasil apenas nas suas versões mais luxuosas, para tentar atrair os tradicionais clientes do cabrito montês.
Gigante e imponente a F-150 é. Mas será que tem potencial para brigar pela clientela de modelos como a 1500 Rebel e 1500 Limited? Confira nas próximas linhas!
Às vezes o universo conspira a nosso favor. Depois de testar uma sequência de picapes aqui no WM1, fiquei bem feliz de saber que fui escalado para passar alguns dias com a F-150 Platinum.
Afinal, essa é uma oportunidade que geralmente não temos: a de testar um concorrente direto antes do contato com um novo produto. A primeira impressão é a mais intimidadora possível.
Essa é a versão topo de linha da picape no mercado brasileiro, e se diferencia externamente da mais esportiva F-150 Lariat (cheia de detalhes na cor preta) pela presença dos cromados. Inclusive nas rodas de liga leve de 20 polegadas.
Com 5,88 m de comprimento, 3,69 m de entre-eixos, 2,09 m de largura e 1,96 m de altura, a F-150 é menor que a RAM 1500 Limited. Mesmo assim, ainda é enorme e se destaca no trânsito. Grande demais para a maioria das ruas, avenidas e vagas de estacionamento, a impressão é de que a picape da Ford está a maior parte do tempo fora do seu habitat.
O mais bacana do desenho da F-150 é que ela consegue transmitir a sensação de ser um modelo tecnológico e avançado, mas ao mesmo tempo com elementos para atender a um cliente mais conservador e menos exibicionista. Diria que consegue até ser mais equilibrada nesse sentido que a ousada RAM 1500 Limited.
Com 1,65 m, me senti um pouco perdido no interior da F-150 Platinum. Do tamanho do volante ao posicionamento da multimídia, passando pela disposição horizontalizada dos botões no painel, fiquei com a impressão de que estaria mais confortável no posto de pilotagem se tivesse uns 10 cm a mais de altura.
Neste ponto, a concorrente trata melhor o motorista mais baixinho. Apesar disso, a picape da Ford tem soluções técnicas e de aproveitamento de espaço bem bacanas.
Como a mesinha que se abre no console central, o compartimento com tampa sob o banco traseiro e a alavanca de câmbio escamoteável. Isso tudo além das várias tomadas de 12 Volts e 120 Volts (isso mesmo!) no interior e até na caçamba.
Falar do espaço interno de um automóvel com quase 6 m de comprimento seria chover no molhado. Então vou destacar outros aspectos que chamam - muito - a atenção no interior da picape da Ford: o acabamento interno é um deles, com materiais que dão um ar sóbrio e luxuoso à cabine.
Os outros são o painel digital e a tela da central multimídia. Além da ótima resolução, ambas tem um layout bem agradável e parecem vindas de um modernoso carro elétrico, e não de uma grandalhona e tradicional picape.
De série, a Ford F-150 Platinum tem um pacote de equipamentos típico de carro de luxo. A lista inclui ar-condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória de posição, ventilação e aquecimento, banco traseiro aquecido, teto solar panorâmico, som premium Bang & Olufsen com 18 alto-falantes, estribos com acionamento elétrico, multimídia com tela de 12 polegadas e carregador de celular por indução.
Já a relação de sistemas tecnológicos e de segurança inclui oito airbags, frenagem autônoma, faróis de LED, frenagem autônoma, monitor de pontos cegos e tráfego cruzado, assistente de manutenção em faixa e manobras evasivas, controlador adaptativo de velocidade, câmera 360° e assistente de reboque.
A Ford F-150 Platinum usa um motor 5.0 V8 a gasolina, de 405 cv e 56,7 kgf.m de torque. É o mesmo Coyote usado no esportivo Mustang, porém com uma calibragem mais mansa. Já o câmbio é automático de dez marchas, combinado com a tração integral.
Esse conjunto permite que a picape leve até 681 quilos de carga, reboque até 3.515 quilos e acelere de zero a 100 km/h em 7,1 segundos. Nada mal para uma grandahona de 2.517 quilos.
Já o consumo médio é de 6,3 km/l (cidade) e 8,6 km/l (estrada). Com um tanque para impressionantes 136 litros, a F-150 pode, teoricamente, rodar mais de mil quilômetros com um único abastecimento. Mas encher esse tanque com o valor médio da gasolina R$ 5,46 verificado em pesquisa da ANP entre os dias 14 e 20 deste mês de maio custa mais de R$ 740...
Um ponto que certamente me agradou na F-150 Platinum foi o ronco do motor V8, que grita alto e de maneira bem grave. Uma sinfonia que não faz feio diante de qualquer esportivo, e ainda mais inusitada por estar vindo do escapamento de uma picape.
Também por conta disso, rodar com a F-150 na cidade é quase aflitivo. As faixas das ruas e avenidas parecem estreitas demais para a grandalhona americana. Por sorte, o sistema de som Bang & Olufsen oferece uma experiência sonora de ótima qualidade e ajuda a tornar mais agradável o tedioso anda-e-para do trânsito.
A estrada é o habitat perfeito para a F-150. O motor V8 urra livre e mostra potência e torque de sobra, enquanto o câmbio faz as trocas com suavidade ou agilidade, dependendo do modo de condução escolhido. O comportamento é superior ao visto nas já impressionantes RAM 1500.
A picape embala com muita facilidade e é preciso ficar de olhos grudados no velocímetro - até por conta do isolamento acústico da cabine, que é muito eficiente. Mas os freios respondem com uma agilidade digna de carros menores e mais leves, sem a necessidade de pisar muito forte no pedal.
Diferentemente da 1500 Limited, que tem suspensão a ar, a F-150 segue o padrão convencional nas picapes, com molas helicoidais na dianteira e feixes de mola na traseira. Esse conjunto tem uma maciez extrema, mas mesmo assim transmite segurança mesmo nas curvas mais fechadas.
Nessa versão Platinum, a F-150 sai por R$ 509.990. Esse preço posiciona o modelo da Ford abaixo da RAM 1500 Limited (R$ 529.990), picape que também tem a mesma pegada sofisticada.
Apesar de ser menos equipada que a concorrente (e sem a surpreendente suspensão a ar), a F-150 também é bem completa e entrega ao comprador um desempenho superior ao do modelo da RAM.
Minha dica de amigo é a seguinte: não deixe de ver a RAM antes de fechar a compra de uma F-150. E não compre a picape da Ford antes de provar a 1500. Os dois modelos são muito parecidos, e certamente o desempate vai ser nos detalhes.
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