Ranger Storm

Ford Ranger Storm é bruta como boa picape off-road

Versão mais rústica do modelo foi lançada ao preço de R$ 150.990 com acabamento da XLS e motor turbodiesel da XLT

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 47,9/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,3 km/litro
      Estrada: 9,5 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 1180 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.3

Overview

Picape média ganhou versão dedicada ao uso off-road por R$ 150.990. Ela une o acabamento da versão XLS ao conjunto mecânico da configuração XLT.


  • + Preço
  • + Consumo
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Faz tempo que não falamos de Ford Ranger por aqui. Essa espera acabou: no teste de hoje, vamos falar sobre a Ranger Storm, a nova versão da picape lançada há pouco mais de dois meses - que foi antecipada no Brasil por um conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, lá em 2018.

O protótipo virou versão de produção. Em termos de motor e equipamentos, ela chega para ocupar o topo da gama da picape voltado para quem busca um utilitário diretamente conectado ao mundo off-road, ao preço de R$ 150.990 - valor este que é, importante dizer, menor que o das versões XLT e Limited, estas mais refinadas e voltadas a um público menos adepto do uso fora-de-estrada.

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Ford Ranger Storm promete rusticidade e visual bruto por R$ 150.990
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Visual impactante e motor bruto

Vamos começar falando do desenho. Esteticamente, por fora, a picape traz vários adereços exclusivos, a começar por esse "Storm" gigante na grade frontal. A lateral tem adesivos exclusivos e estribos. As rodas são pintadas de preto e a caçamba ainda vem com santantônio de série. Para completar, os faróis e lanternas são levemente escurecidos, dando certo charme à versão.

Por ser uma configuração topo de linha (como falamos, ela é voltada ao público adepto do fora de estrada), a Storm traz o conjunto mecânico mais forte da gama: cabine dupla, motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e 47,9 kgf.m de torque, câmbio automático de seis marchas, tração 4x4 com reduzida, diferencial traseiro blocante e pneus de alto desempenho para uso off-road - feitos em parceria com a Pirelli.

Com esses atributos e conjunto mecânico, por esse valor de R$ 151 mil, fica difícil achar rival com melhor custo-benefício que a Ford Ranger Storm. Levando-se em consideração que uma Chevrolet S10 ou Toyota Hilux de mesmo nível (em termos de motor e equipamentos) não sai por menos de R$ 180 mil. Recentemente, inclusive, comparamos a picape da Ford com sua principal rival.

Acredite: por este preço, a Ranger Storm oferece proposta mais atraente (e mais barata) até mesmo que a de uma Fiat Toro Ranch, que é bem menor e até de outra categoria. A Ford foi bem nessa.

Mudanças são pontuais em relação a outras configurações
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Capacidades extremas

A Ranger é, de fato, imponente. O motorzão berra alto e o visual "diferentão" chama a atenção. A caçamba é outro ponto forte, pois leva 1.180 litros, praticamente o suficiente para uma moto pequena, que realmente cabe na caçamba — são 1.009 kg de carga útil. Em números, ela acelera de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e pode chegar a 180 km/h.

O motor é bom e muito bem casado com o câmbio automático. Roda fácil em subidas de serra, por exemplo. E o consumo, por ser uma picape pesada com motor turbodiesel, também merece nota boa: rodamos na casa dos 12 km/litro, sempre com ar-condicionado ligado e em boa parte do tempo em estradas de terra com a tração 4x4 acionada.

Veja nosso vídeo com a Ranger Storm

Por dentro

Na cabine, a Ford Ranger Storm traz o mesmo nível de tecnologia que a versão topo de linha Limited, embora seja importante lembrar que estamos falando de uma picape, ou seja, um veículo utilitário que traz bastante rusticidade em seu DNA. Embora existam algumas diferenças de equipamentos, daria para dizer que a Ranger Storm une o acabamento da versão XLS ao motor turbodiesel da XLT.

Portanto faltam mimos como botão de ignição ou para o freio de estacionamento, por exemplo. Senti falta também de um carregador de celular sem fio, algo que já pode ser visto até mesmo em hatches compactos de entrada, e até de um alerta de ponto cego. Pelo menos há alguns assistentes de condução, controlados pelos botões no volante, e a excelente central multimídia Sync de 3º geração.

Cabine poderia receber borracha no lugar do carpete, mas é mais completa que a da rival S10
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A direção tem assistência elétrica, mas os ajustes da coluna (e dos bancos dianteiros) são todos manuais. E em termos de conforto interno, ponto positivo para o bom espaço para cinco ocupantes, todos com seu próprio apoio de cabeça e cinto de três pontos.

Em resumo, há boa quantidade de tecnologia embarcada, mas é nítido que a prioridade da Storm é outra: conquistar quem pega estrada quase todo fim de semana e procura por uma picape com presença marcante e visual diferenciado. Pensando no título desse texto, confirmo novamente agora no final: sim, a Ranger Storm é bruta como parece. E, dependendo do seu gosto, isso é ótimo.

Ancora: Conclusão Score

 

Ficha Técnica

FORD - RANGER - 2020
3.2 STORM 4X4 CD 20V DIESEL 4P AUTOMÁTICO
R$ 161690

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 3.2
  • Cilindrada cm³
  • 3198
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 5
  • Taxa de compressão
  • 15,5:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 20v
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Combustível (comercial)
  • Diesel
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • Duratorq
  • Potência (cv/rpm)
  • 200/3000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 47,9/1750
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 180
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 11,6
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,3
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,5
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Automático
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral parcial
  • Com reduzida (4x4)
  • Sim
  • Nomenclatura da tração (comercial)
  • 4x4
  • Diferencial
  • Com bloqueio

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Feixe
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 5354
  • Largura (mm)
  • 1860
  • Altura (mm)
  • 1815
  • Entre-eixos (mm)
  • 3220
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 232
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 12200
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 28º
  • Ângulo de saída (graus)
  • 26º
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 80
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 1180
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 2168
  • Carga útil (kg)
  • 1032

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Sync 3
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Concierge - Nomenclatura (comercial)
  • Assist. Emergência
  • Concierge - Emergência
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 265/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 265/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso9.1
  • Tecnologia9.4
  • Vida a bordo9.4
  • Desempenho9.3
  • Opinião do repórter9.3
  • + Preço
  • + Consumo
  • + Espaço interno
  • + Robustez
  • - Acabamento
 
9.3

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