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H-D Ultra Limited: um convite para pegar a estrada

Motorzão V2 proporciona bom desempenho à touring, mas os destaques da moto são mesmo o conforto e os mimos disponíveis

por Alexandre Ciszewski

Que a Harley-Davidson tem boas opções de motocicletas para viagens muita gente sabe. Mas temos que admitir que a H-D Ultra Limited é um verdadeiro convite para pegar a estrada.
A Ultra Limited é a mais famosa touring da marca norte-americana. Nasceu como Electra Glide e ao longo do tempo mudou de nome e obviamente foi atualizada. Mas nunca perdeu sua essência e mantém até hoje o visual clássico que já seduziu gerações.

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Naturalmente não é uma moto para uso urbano. No dia a dia, suas dimensões, seu peso e também a temperatura elevada do motor - apesar da atual refrigeração líquida - dificultam a vida.
Mas se você quer uma moto para encarar centenas ou até mesmo milhares de quilômetros, não se arrependerá se escolher a H-D Ultra Limited como companheira de estrada.

Desempenho da H-D Ultra Limited

Essa Harley-Davidson é movida pelo motor Milwaukee-Eight 114, que tem dois cilindros em V e 1.868 cm³. É o famoso "V-Twin", uma bela usina de força que rende 87 cv de potência a 5.020 rpm e empolgantes 16,7 kgf.m de torque a apenas 3.000 rpm.
Acoplado a uma transmissão de seis marchas, esse conjunto proporciona acelerações fortes e empolgantes. Há torque abundante para rodar por longas retas em velocidades de cruzeiro de 100 km/h a 120 km/h.
Além disso, há força de sobra para retomadas e ultrapassagens quase sempre sem precisar reduzir a marcha. Ou seja, força não falta aqui. E o que é melhor: quase sempre sempre em giros baixos, o que ajuda a reduzir consumo, ruídos e vibrações.

Falando em consumo, a Ultra Limited registrou conosco uma média de 15 km/l em uso misto, ou seja, rodando na cidade e na estrada. É um número apenas razoável, mas como tem tanque para 22,7 litros de combustível, a autonomia é de aproximadamente 340 quilômetros - um alcance satisfatório.
Rodando apenas na estrada, o consumo melhora e pode até superar os 18 km/l. Mas claro que isso depende da mão do piloto e do peso que a moto está carregando.

Essa touring faz curva!

Apesar de grande e pesada, a Ultra Limited surpreende nas curvas. Como tem entre-eixos curto para seu tamanho, permite inclinações fortes e cumpre as trajetórias com segurança. E só com certo abuso o piloto vai raspar as pedaleiras no asfalto.
As suspensões absorvem os impactos com eficiência sem, no entanto, serem moles demais. Para completar, as rodas com aros de liga leve de 18 polegadas tornam o passeio ainda mais gostoso, ao reforçar a sensação de segurança - como não usam câmaras, eventuais furos aqui serão relativamente fáceis de resolver.

Na hora de parar, os freios Brembo com disco duplo na frente e simples atrás, assistidos por ABS atuante em curvas, dão conta também sem sustos. E olha que são os 416 quilos da moto (em ordem de marcha) mais o peso do piloto - e, eventualmente, garupa e bagagem!
Para completar, a moto tem controle de tração - o que reforça a segurança na condução. Aliás, quem pensa que as Harley-Davidson pararam no tempo está muito enganado. Além do ABS e do controle de tração, essa touring tem faróis de LED adaptativos, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro (o popular "piloto automático") e até assistente de frenagem para ladeiras - algo que, inclusive, ajuda na condução urbana.

Conforto e ergonomia da H-D Ultra Limited

O desempenho dinâmico e a tecnologia podem surpreender, mas é inquestionável que o grande barato da Ultra Limited é mesmo o conforto que proporciona para piloto e passageiro.
Nas últimas décadas surgiram muitas motos touring de altíssimo nível - modelo de marcas de renome, como Honda, BMW, Kawasaki, Triumph etc -, que podem até exibir um desempenho mais vistoso que o da Ultra, mas não chegam perto quando o assunto é conforto.

Ainda que seja uma moto projetada para o público americano, mesmo quem não é tão alto - como este piloto aqui - não encontra dificuldades para pilotá-la. A posição de pilotagem é absolutamente descansada: o banco do condutor é um "poltrona do papai".
O guidom chega naturalmente às mãos do piloto, assim como todos os comandos e botões. Que não são poucos, então é preciso de familiarizar com suas funções e posições.

À frente, a moto tem a famosa carenagem "batwing", ou "asa de morcego", com aberturas de ventilação. Essa "bolha" desvia bem o vento e dá proteção aerodinâmica ao piloto. O único senão é que o para-brisa ali encaixado distorce um pouco a visão - o ideal é enxergar por cima dele.
O piloto também pode ficar tranquilo se for pegar estradas com temperaturas baixas: a moto vem equipada com aquecedor de manoplas. E quem vai na garupa não tem do que reclamar: dispõe de encosto, apoios de braço e pedaleiras plataforma, que permitem até cochilos nas viagens longas.

Mimos de moto premium

Uma coisa que torna qualquer viagem mais agradável é uma boa música, certo? Pois a Ultra Limited também fornece a trilha sonora para as viagens. A moto é equipada com um sistema de informação e entretenimento com tela de TFT colorida e sensível ao toque, que exibe várias informações e funções - dentre elas, a de um som de ótima qualidade.
Além de informações sobre o status da moto, a central multimídia permite pareamento com celulares via Bluetooth para a reprodução de músicas com quatro alto-falantes potentes - dois na frente e dois atrás. Porém, para conectar com Apple CarPlay ou Android Auto é preciso um cabo específico.

Como nem tudo é perfeito, um ponto a melhorar nessa multimídia é o computador de bordo, que mostra o consumo de combustível apenas se o piloto traçar a rota, com ponto de partida e de chegada.
Diferentemente do que vemos em diversas motos, inclusive urbanas e de menor cilindrada, a Ultra Limited não exibe os consumos médio e instantâneo automaticamente, com comandos simples no painel ou nos inúmeros botões presentes nos comutadores.

Outro barato para as viagens é a capacidade da Ultra Limited de acomodar bagagens. Somados, os dois baús laterais e baú traseiro comportam até 132 litros. É suficiente para guardar mochilas, pequenas malas e até dois capacetes. Basta apenas organizar com calma todos os pertences para viajar tranquilo e ser feliz!

Conclusão

A Harley-Davidson Ultra Limited cumpre muito bem sua proposta de ser uma estradeira com desempenho satisfatório e conforto de altíssimo nível. Mantém o visual clássico, mas com as necessárias atualizações tecnológicas que os tempos exigem.

Pode até não ser a touring mais potente, mas quem quer acelerar forte deve procurar outro tipo de moto. Aqui é para rodar sem pressa, contemplar a paisagem e chegar em segurança.
E apesar de não ser exatamente barata, a Ultra tem preços competitivos. Custa iniciais R$ 158.200 na cor preta e R$ 164.500 com pintura em dois tons, como a moto cedida para avaliação. As principais rivais existentes no Brasil, Honda GL 1.800 Gold Wing Tour e BMW K 1.600 GTL, custam R$ 288 mil e 309 mil, respectivamente. Aí ficou mais fácil ainda para a H-D Ultra Limited.

Ficha Técnica

Harley-Davidson Ultra Limited

Preço: a partir de R$ 158.200 Motor: bicilíndrico em V de 1.868 cm³, refrigerado a ar e óleo, potência de 87 cv a 5.020 rpm e torque de 16,7 kgf.m a 3.000 rpm Transmissão: câmbio de seis marchas com secundária por correia. Controle de tração Suspensões: dianteira com garfos telescópicos e curso de 11,7 cm; traseira bichoque com 7,6 cm de curso Freios: disco duplo na dianteira e simples na traseira, com ABS atuante em curvas Pneus: 130/70 R18 na frente e 180/55 R18 Dimensões: comprimento de 2,60 m, entre-eixos de 1,62 m, banco a 74 cm do solo, vão livre de 13,5 cm e peso de 416 quilos em ordem marcha Tanque: 22,7 litros Consumo: 15/l (medição Webmotors)

Galeria de fotos H-D Ultra Limited:

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