Hyundai Hb20s Platinum Plus 4624

HB20S Platinum Plus agrada (também) pelo visual

Elogiado pelo seu conjunto mecânico, o sedã compacto entrega agora um visual mais sofisticado e mais equipamentos

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 17,5/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 300 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.2

Overview

Bem equipado e com conjunto mecânico bem acertado, o sedã é uma escolha para quem não liga em pagar mais por um carro completo e bom de dirigir


  • + Desempenho
  • + Equipamentos
  • + Acerto de direção e suspensão
  • + Pacote tecnológico
  • + Estilo
  • - Espaço interno
  • - Porta-malas
 
  • 5.0 Estrela icone
  • 5.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. HB20S Platinum Plus agrada (também) pelo visual
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Eu estive no lançamento da geração atual do Hyundai HB20S, em 2019. Apesar da boa lista de equipamentos e do conjunto mecânico bem acertado, confesso que o visual da carroceria de três volumes me agradou menos ainda do que no hatch.

O sedã da Hyundai pedia uma atualização no visual até mais urgente que o HB20 - o hatch. Pois na linha 2023, a marca sul-coreana aproveitou para renovar o visual da família e o HB20S também entrou na dança, ganhando mudanças que o deixaram bem mais elegante.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Crédito: Divulgação/Auto Compara
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas a reestilização não é a única novidade do Hyundai HB20S Platinum Plus. Testamos a versão topo de linha do sedã compacto, que chegou ao mercado com outras importantes novidades. Quer saber quais? Confira a seguir.

O Hyundai HB20S Platinum Plus 2023:

O visual do sedã

Além da nova dianteira, que é a mesma do HB20 2023 e inclusive compartilha os mesmos faróis principais e de neblina halógenos, a Hyundai resolveu distanciar ainda mais o sedã HB20S da personalidade do hatch.

Isso começa pelas rodas de liga leve de 16 polegadas - com um visual mais clássico que na versão Platinum Plus do HB20 - e termina na traseira completamente nova, que tem lanternas horizontais ligadas por uma faixa iluminada de LED, enquanto a placa passou do para-choque para a tampa do porta-malas.

As modificações estéticas deixaram o sedã até mais equilibrado e bonito que o hatch, com linhas que agora colocam o HB20S mais próximo da linguagem visual vista em projetos internacionais da Hyundai, como o sedã Elantra.

Hyundai HB20S Platinum Plus
Interior com plásticos na cor cinza e bancos de couro bege é exclusividade do HB20S Platinum Plus
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Por dentro

A mesma aposta na sobriedade vista no exterior dá a nota das escolhas que a Hyundai fez para a cabine do HB20S Platinum Plus. Os bancos com revestimento escuro e misto do HB20 de topo dão lugar a peças com revestimento integral em couro bege, enquanto os plásticos da cabine são na cor cinza.

Eu, particularmente, prefiro o interior preto. Mas essas tonalidades mais claras combinam bem com a pegada mais clássica dos sedãs. Apesar dos plásticos rígidos, a montagem e o acabamento das peças é caprichado, e a presença de material macio nas portas agrada aos olhos (e ao tato).

Hyundai Hb20s Platinum Plus (18)
O espaço traseiro e o porta-malas tornam o HB20S mais adequado para famílias com filhos pequenos
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

O HB20S tem 4,33 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,53 m. Com isso, o modelo da Hyundai segue a linha do concorrente Fiat Cronos e oferece um espaço apenas razoável na cabine.

Já o porta-malas tem 475 litros. É um dos menores do segmento, mas tem bom acesso e leva tranquilamente a bagagem de um casal com crianças pequenas. Falando em filhos, os pais de crianças que ainda viajam no bebê conforto não precisam se preocupar: o cinto de segurança tem ótimo comprimento e facilita muito a instalação do assento.

Hyundai HB20S Platinum Plus
O painel digital e a multimídia com Android Auto e Apple CarPlay são novidades da linha 2023 do sedã
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Equipamentos

O Hyundai HB20S Platinum Plus é um dos sedãs compactos mais completos disponíveis no país. De série, tem painel digital, multimídia com tela de oito polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução e ar-condicionado automático digital.

Na lista de itens tecnológicos, o sedã tem frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, monitor de pontos cegos, farol alto automático, assistentes de manutenção e de centralização em faixa, alerta de tráfego cruzado na traseira, chave presencial e controlador de velocidade de cruzeiro.

Hyundai Hb20s Platinum Plus (3)
O ar-condicionado automático e o carregador de celular por indução são itens de série no modelo
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Completam a lista de equipamentos os seis airbags e os controles eletrônicos de tração e estabilidade. Além dos faróis de LED que já citamos, o HB20S Platinum Plus fica devendo apenas o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.

O motor 1.0 turbo com injeção direta se destaca pelo bom casamento com o câmbio automático
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Mecânica

O HB20S Platinum Plus tem motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível, que desenvolve 120 cv e 17,5 kgf.m de torque. Já o câmbio é automático, de seis marchas.

Esse conjunto faz com que o sedã acelere de zero a 100 km/h em 10,7 segundos, atingindo a velocidade máxima de 191 km/h. Na comparação com o hatch, o HB20S é apenas 1 km/h mais veloz.

Diferentemente do desempenho, a carroceria mais aerodinâmica do sedã faz com que o modelo seja bem mais econômico que o hatch equivalente: médias com gasolina de 15,5 km/l (estrada) e 12,3 km/l (cidade), segundo os números oficiais do Inmetro. Já no teste "mundo real" com etanol, obtive médias de 10 km/l com etanol.

A posição de dirigir é um dos pontos fortes do sedã compacto da marca sul-coreana
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Ao volante

Eu já havia gostado bastante do hatch e o sedã também é digno de elogios. Com a mesma posição de dirigir - ótima -, o três volumes da linha tem direção bem comunicativa e suspensão bem equilibrada, que faz com que o carro seja confortável, mas sem ser molenga.

O motor 1.0 turbo tem torque máximo já a partir de 1.500 rpm, o que é a garantia de respostas ágeis e retomadas tranquilas. O elogio se estende também ao câmbio automático, que faz as trocas com suavidade e permite aproveitar bem a disposição do propulsor.

Costumo afirmar que a medida de um bom câmbio automático é quando o motorista não sente falta de recorrer às trocas de marchas manuais. O HB20S até oferece as aletas atrás do volante para quem quer "cambiar". Mas, na prática, elas acabam sendo úteis mesmo é nas situações em que se exige mais o freio motor.

Apesar de ser mais caro do que alguns concorrentes, o HB20S Platinum Plus agrada pelos equipamentos e pela mecânica
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Mercado

A Hyundai cobra R$ 121.490 por esse HB20S Platinum Plus. Esse preço posiciona o sedã compacto topo de linha acima de concorrentes diretos como Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 109.730) e Volkswagen Virtus Comfortline (R$ 113.880), mas abaixo do Honda City EXL (R$ 122.400).

Todos esses fatores fazem com que o HB20S topo de linha seja uma compra interessante para quem busca um carro completo em a sua faixa de preços, econômico e bom de dirigir. Mesmo tendo que se contentar com o espaço interno inferior ao de alguns concorrentes.

Ancora: Conclusão Score

 

Ficha Técnica

HYUNDAI - HB20S - 2023
1.0 TGDI FLEX PLATINUM PLUS AUTOMÁTICO
R$ 123790

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 998
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 10,5
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • TGDI
  • Potência (cv/rpm)
  • 120/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 17,5/1500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 120/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 17,5/1500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 190
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 10,7

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4015
  • Largura (mm)
  • 1720
  • Altura (mm)
  • 1470
  • Entre-eixos (mm)
  • 2530
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 160
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 300
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1110
  • Carga útil (kg)
  • 423

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • blueMedia
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Diamantada
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 195/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 195/55
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso9.3
  • Tecnologia9.4
  • Vida a bordo8.9
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter9.3
  • + Desempenho
  • + Equipamentos
  • + Acerto de direção e suspensão
  • + Pacote tecnológico
  • + Estilo
  • - Espaço interno
  • - Porta-malas
 
9.2

Compartilhar
Comentários