Bem equipado e com conjunto mecânico bem acertado, o sedã é uma escolha para quem não liga em pagar mais por um carro completo e bom de dirigir
Eu estive no lançamento da geração atual do Hyundai HB20S, em 2019. Apesar da boa lista de equipamentos e do conjunto mecânico bem acertado, confesso que o visual da carroceria de três volumes me agradou menos ainda do que no hatch.
O sedã da Hyundai pedia uma atualização no visual até mais urgente que o HB20 - o hatch. Pois na linha 2023, a marca sul-coreana aproveitou para renovar o visual da família e o HB20S também entrou na dança, ganhando mudanças que o deixaram bem mais elegante.
Mas a reestilização não é a única novidade do Hyundai HB20S Platinum Plus. Testamos a versão topo de linha do sedã compacto, que chegou ao mercado com outras importantes novidades. Quer saber quais? Confira a seguir.
Além da nova dianteira, que é a mesma do HB20 2023 e inclusive compartilha os mesmos faróis principais e de neblina halógenos, a Hyundai resolveu distanciar ainda mais o sedã HB20S da personalidade do hatch.
Isso começa pelas rodas de liga leve de 16 polegadas - com um visual mais clássico que na versão Platinum Plus do HB20 - e termina na traseira completamente nova, que tem lanternas horizontais ligadas por uma faixa iluminada de LED, enquanto a placa passou do para-choque para a tampa do porta-malas.
As modificações estéticas deixaram o sedã até mais equilibrado e bonito que o hatch, com linhas que agora colocam o HB20S mais próximo da linguagem visual vista em projetos internacionais da Hyundai, como o sedã Elantra.
A mesma aposta na sobriedade vista no exterior dá a nota das escolhas que a Hyundai fez para a cabine do HB20S Platinum Plus. Os bancos com revestimento escuro e misto do HB20 de topo dão lugar a peças com revestimento integral em couro bege, enquanto os plásticos da cabine são na cor cinza.
Eu, particularmente, prefiro o interior preto. Mas essas tonalidades mais claras combinam bem com a pegada mais clássica dos sedãs. Apesar dos plásticos rígidos, a montagem e o acabamento das peças é caprichado, e a presença de material macio nas portas agrada aos olhos (e ao tato).
O HB20S tem 4,33 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,47 m de altura e entre-eixos de 2,53 m. Com isso, o modelo da Hyundai segue a linha do concorrente Fiat Cronos e oferece um espaço apenas razoável na cabine.
Já o porta-malas tem 475 litros. É um dos menores do segmento, mas tem bom acesso e leva tranquilamente a bagagem de um casal com crianças pequenas. Falando em filhos, os pais de crianças que ainda viajam no bebê conforto não precisam se preocupar: o cinto de segurança tem ótimo comprimento e facilita muito a instalação do assento.
O Hyundai HB20S Platinum Plus é um dos sedãs compactos mais completos disponíveis no país. De série, tem painel digital, multimídia com tela de oito polegadas e Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução e ar-condicionado automático digital.
Na lista de itens tecnológicos, o sedã tem frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, monitor de pontos cegos, farol alto automático, assistentes de manutenção e de centralização em faixa, alerta de tráfego cruzado na traseira, chave presencial e controlador de velocidade de cruzeiro.
Completam a lista de equipamentos os seis airbags e os controles eletrônicos de tração e estabilidade. Além dos faróis de LED que já citamos, o HB20S Platinum Plus fica devendo apenas o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro.
O HB20S Platinum Plus tem motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível, que desenvolve 120 cv e 17,5 kgf.m de torque. Já o câmbio é automático, de seis marchas.
Esse conjunto faz com que o sedã acelere de zero a 100 km/h em 10,7 segundos, atingindo a velocidade máxima de 191 km/h. Na comparação com o hatch, o HB20S é apenas 1 km/h mais veloz.
Diferentemente do desempenho, a carroceria mais aerodinâmica do sedã faz com que o modelo seja bem mais econômico que o hatch equivalente: médias com gasolina de 15,5 km/l (estrada) e 12,3 km/l (cidade), segundo os números oficiais do Inmetro. Já no teste "mundo real" com etanol, obtive médias de 10 km/l com etanol.
Eu já havia gostado bastante do hatch e o sedã também é digno de elogios. Com a mesma posição de dirigir - ótima -, o três volumes da linha tem direção bem comunicativa e suspensão bem equilibrada, que faz com que o carro seja confortável, mas sem ser molenga.
O motor 1.0 turbo tem torque máximo já a partir de 1.500 rpm, o que é a garantia de respostas ágeis e retomadas tranquilas. O elogio se estende também ao câmbio automático, que faz as trocas com suavidade e permite aproveitar bem a disposição do propulsor.
Costumo afirmar que a medida de um bom câmbio automático é quando o motorista não sente falta de recorrer às trocas de marchas manuais. O HB20S até oferece as aletas atrás do volante para quem quer "cambiar". Mas, na prática, elas acabam sendo úteis mesmo é nas situações em que se exige mais o freio motor.
A Hyundai cobra R$ 121.490 por esse HB20S Platinum Plus. Esse preço posiciona o sedã compacto topo de linha acima de concorrentes diretos como Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 109.730) e Volkswagen Virtus Comfortline (R$ 113.880), mas abaixo do Honda City EXL (R$ 122.400).
Todos esses fatores fazem com que o HB20S topo de linha seja uma compra interessante para quem busca um carro completo em a sua faixa de preços, econômico e bom de dirigir. Mesmo tendo que se contentar com o espaço interno inferior ao de alguns concorrentes.
HYUNDAI - HB20S - 2023 |
1.0 TGDI FLEX PLATINUM PLUS AUTOMÁTICO |
R$ 123790 |
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