Honda CB 300F Twister

Honda CB 300F Twister: uma boa evolução do modelo?

Testamos a nova Honda CB 300F Twister, uma moto que mudou muito e agrada pelo visual agressivo. Leia a análise completa


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Antes de falar da Honda CB 300F Twister, uma breve análise. Se você que está lendo esse texto e está no Brasil, como nós, sabe que o mercado brasileiro de motos é um dos maiores do planeta e que o modelo que lidera de forma expressiva os números de venda anualmente – com suas quatro versões –  é a Honda CG 160.

Para quem considera que a CG não atende às suas necessidades, seja pelo desempenho, pela tecnologia, pelo conforto ou pelo visual, o passo adiante é subir para a Twister. Afinal, é uma moto urbana como a CG, mas com um pacote que entrega mais em muitos sentidos - e com o benefício de não comprometer tanto o orçamento.

É uma moto com proposta de ter baixo custo de manutenção. Nesse texto, trazemos uma análise sobre a Honda CB 300F Twister, a sucessora da CB 250F Twister. A CB 300F Twister é a terceira geração do modelo - lembrando que a primeira ainda usava carburador.

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A Honda CB 30F Twister é o degrau seguinte à CG 160 para quem quer subir de cilindrada
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Honda CB 300F Twister: uma boa evolução do modelo?

Sabemos que o gosto por visual é muito individual, mas a mudança no design na Twister é um ponto bem positivo. A CB 250F Twister era uma ótima moto nessa proposta, mas muito associada, e de forma negativa, à CG 160. Principalmente por conta do desenho do farol, que era parecido. Na CB 300F Twister isso acabou, seja pelo visual mais bonito que dá mais status ao modelo, seja pelo novo desenho do farol, que além de mais bonito é em LED e ilumina mais que o da antecessora, o que se converte em mais segurança no ver e ser visto no trânsito.

Os grafismos da CB 30F Twister também mudaram. Estão mais sutis. As cores disponíveis no modelo 2023 são vermelha, com ABS (antiblock brake system) ou com CBS (combined brake system), o dourado metálico para a versão com ABS e o cinza metálico - que parece preto - para a versão com CBS. Essa é a cor que eu gostaria muito que a Honda tivesse oferecido também para a versão com ABS, pois é a minha favorita.

Na nova geração, o design da Twister se distanciou bastante do exibido pela CG 160
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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A moto ganhou novos punhos. No direito, todo novo, o seletor de faróis alto e baixo está junto do lampejador do farol. Botou para cima, aciona o farol alto; para baixo ,seleciona o farol baixo; pressionou mais para baixo faz a função do lampejador. Eu gostei bastante, pois ficou mais prático. Mais embaixo no punho direito temos o botão da buzina e da seta em posição invertida à das motos das demais fabricantes, com a buzina acima da seta.

Por fim, também no punho direito surge o botão do pisca-alerta, recurso muito útil em situações emergenciais.  Quem andar pela primeira vez provavelmente vai acabar buzinando quando queria acionar a seta ou vice-versa. Quem comprar a moto naturalmente se acostumará com essas posições.

As posições dos botões de buzina e piscas no punho esquerdo foram invertidas e podem confundir
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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O painel também é novo e lembra o da CB 500F. Completo em informações, tem conta-giros, indicador de marcha, relógio e média de consumo. O banco também mudou: agora é bipartido, e eu achei bastante confortável.

O novo motor da Twister

Agora falemos do que move a CB 300F Twister. O novo motor não tem nada do que equipava a extinta CB 300R - não façam essa confusão. Ele é derivado do usado na Twister 250 2022, tem 293 cm³ de cilindrada, é arrefecido a ar com radiador de óleo e desenvolve 24,5 cv de potência e 2,6 kgf.m de torque com gasolina. Vale lembrar que é flex: roda com gasolina, etanol ou qualquer mistura dos dois combustíveis.

O painel da CB 300F Twister é bonito e bem completinho. Lembra o da CB 500F
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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O câmbio tem seis marchas. Então não fica "amarrado" na estrada como o da rival Yamaha Fazer FZ 25. Além disso, ganhou embreagem deslizante e assistida. A embreagem assistida evita o travamento da roda traseira dando mais estabilidade e controle da moto ao condutor nas reduções de marcha mais bruscas.

Isso permite que pilotos não tão habilidosos aproveitem mais a moto. É um recurso que eu adoraria ter na minha moto, pois gosto dos benefícios disso. Já a embreagem assistida basicamente faz o acionamento do manete da embreagem ser mais leve. Menos esforço nisso significa mais conforto.

Já o conjunto de pneus, freios e suspensões é um caso à parte, e algo que faz com que a nova Twister seja tão boa de andar. A moto usa pneus Pirelli Diablo Rosso III, que são melhores que os Rosso II usados na antecessora CB 250F Twister e oferecem ainda mais aderência. Sobra pneu nessa moto, inclusive rodando em dias de chuva. Mais aderência dos pneus significa mais segurança.

O tanque de combustível da Honda CB 300F Twister fica embaixo de uma capa plástica
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Nessas medidas da Twister 300, com 110/70 na frente e 150/60 na traseira, não são tão caros como muita gente reclamou à época do lançamento da moto, confundindo com pneus de largura 200, usados em motos bem maiores. Calma, gente. Pesquise na sua loja de pneus de confiança os preços na medida correta.

Falando sobre freios, nós avaliamos uma unidade com ABS, que atua nas duas rodas e usa pinças Nissin. É bom, mas seria melhor se trocassem a mangueira original convencional por uma de malha de aço, tipo Aeroquip.

Nas suspensões temos conjuntos telescópicaos convencionais de 41 mm na frente, que muita gente questionou no lançamento - é que na Índia esse modelo tem garfos invertidos. Mas depois de andar na moto não achei que "faltou" suspensão dianteira. Gostei e abusei bastante da moto nesses dias. Falei com muita gente sobre essa moto nas redes sociais e muita gente afirmou que gosta da suspensão invertida apenas porque é mais bonita, o que achei curioso. Mas focando aqui na funcionalidade, eu fiquei satisfeito com essa da moto, que tem 13 cm de curso.

Já na suspensão traseira, com monochoque, eu senti falta de um ajuste de pré-carga para deixá-la mais firme - no meu gosto pessoal, teria mais sensação de controle da moto ao andar rápido, principalmente em curvas ou levando um passageiro na garupa. Para mim, é a única ressalva na moto.

Como referência, peso cerca de 100 quilos equipado, e tenho 1,83 m de altura. Sou mais alto e mais pesado que a média de pessoas que, imagino, a Honda – e todas as marcas – usem para criar seu produto.

O conjunto de pneus e suspensões da moto responde bem e transmite boa sensação de segurança
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
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Pilotando a Honda CB 300F Twister

Detalhes apresentados, agora é hora de falar da experiência de pilotagem com a nova CB 300F Twister. Como toda Honda, é uma moto muito equilibrada, muito fácil de andar e que funciona bem em todos os aspectos. Parece que a moto é minha faz muito tempo, e isso é bom. O acabamento também é impecável.

A moto melhorou muito com as mudanças, oferece mais segurança com o farol em LED, melhor suspensão dianteira, melhores pneus, embreagem deslizante e esse pacote a deixa mais prazerosa para pilotar. Para quem quer algo que entregue mais que as honestíssimas CG 160 – ou as Yamaha 150 -, algo que te permita sair da cidade e explorar lugares legais, a Twister 300 atende bem.

Não sobra moto para andar na estrada, principalmente com garupa, mas dá para ir bem dentro dos limites das rodovias. A velocidade de cruzeiro é de cerca de 100 km/h a 6.000 rpm em sexta marcha. A 120 km/h, também em sexta marcha, a rotação do motor está em 7.000 rpm.

Na avaliação, o consumo médio em cidade e estrada, com gasolina e sem poupar o acelerador, foi de 32 km/litro. Como curiosidade, a Honda declara que o Instituto Mauá fez medição de consumo em ciclo urbano com gasolina e a média foi de 39 km/litro.

Quanto custa?

Os preços (sem frete) divulgados no site da Honda em abril de 2023 são de R$ 21.090 para a versão com CBS e de R$ 21.990 para a versão com ABS. Consultei os anúncios da Honda CB 300F Twister ABS na Webmotors em 18 de abril de 2023 e encontrei ofertas a partir de R$ 22.770. Analisando as alternativas, a concorrente direta da Twister 300 é a Yamaha Fazer FZ 25. Consultei na mesma data na Webmotors e as ofertas do modelo começam em R$ 21.490. Vale alertar que os preços oscilam.

Também temos Bajaj, que ainda está começando no Brasil mas oferece a Dominar 200 com os mesmos 24,5 cv de potência da Twister por R$ 18.990. E, ainda, a Dominar 400, uma moto maior e um pouco mais pesada, porém com 40 cv de potência, por R$ 24.200.

Cabe mais uma CB 300?

Para você que leu até aqui, a CB 300F Twister tem um papel muito importante para a Honda. Ela afasta o "fantasma" da extinta CB 300R ao entregar um conjunto confiável . Ao mesmo tempo, deixa espaço para a Honda trazer ao mercado outra CB 300R:  aquela vendida no exterior, com especificações um pouco superiores - motor arrefecido a líquido, mais potência e com o visual "Neo Sports Café" herdado das belas e potentes CB 650R e CB 1000R.

Espero estar certo nisso, pois adoraria ver a CB 300R Neo Sports Café na linha da Honda, entre CB 300F Twister e CB 500F. Vamos aguardar os próximos passos da Honda.

Conclusão

A Honda não revolucionou com a CB 300F Twister, mas fez a lição de casa com a sua engenharia e melhorou em todos os pontos a já honestíssima CB 250F Twister. Inclusive, se você não tem condições de comprar essa moto nova, a Twister 250 com ABS obviamente é uma ótima opção de moto usada.

Fica apenas a ressalva do preço. Se estiver próximo do pedido pela Yamaha Fazer FZ 25, a Honda CB 300F Twister é uma boa compra em função de seus diferenciais . Mas se o preço estiver bem acima do pedido pelas rivais, seu custo-benefício se perderá e ficará difícil se defender diante da forte concorrência.

Veja a galeria de fotos

Ficha técnica

Honda CB 300F Twister

Preços sem frete: R$ 21.090 (CBS) e R$ 21.990 (ABS)

Motor: monocilíndrico, flex, injeção, refrigeração a ar, 293 cm³, potência máxima de 24,7 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 2,6 kgf.m a 5.500 rpm com etanol

Transmissão: câmbio de seis marchas com embreagem deslizante e assistida. Secundária por corrente

Freios: a disco nas duas rodas, com CBS ou ABS

Suspensões: garfos convencionais com 13 cm de curso na frente e monochoque com 12 cm de curso atrás

Pneus: 110/70 R17 na frente e 150/60 R17 atrás

Dimensões e peso: 2,08 m de comprimento, 75,5 cm de largura, 1,07 m de altura, 1,39 m de entre-eixos, 1,77 m de vão livre, 78,9 cm de altura do banco em relação ao solo. e 139 quilos a seco

Tanque: 14,1 litros

Consumo: 32 km/l (medição em uso misto de cidade e estrada Webmotors)

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