Honda City EXL 1.5 i-VTEC Flex CVT

Honda City EXL é bonito e anda bem, só falta turbo

Versão intermediária do sedã da marca japonesa tem novo motor 1.5 aspirado com injeção direta de combustível e 126 cv

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 15,8/4600 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 13,1 km/litro
      Estrada: 15,2 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 519 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview

A Honda apresentou a nova geração do modelo no final de 2021 e renovou completamente o visual do sedã, que é comercializado no Brasil desde 2009.


  • + Conectividade
  • + Consumo
  • + Conforto
  • + Design
  • - Ausência de motor turbo
  • - Ausência de sistema avançado de assistência ao motorista
 
  • 4.9 Estrela icone
  • 4.9 de 5 estrelas
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A nova geração do Honda City foi lançada no final de 2021 e trouxe um visual completamente renovado. Agora, chegou nossa vez de dirigir a versão EXL para contar como é.

No design, tudo agrada: o carro tem carroceria longa, larga e baixa, valorizada pelos vincos bem definidos e pelos novos faróis e lanternas, que dão um aspecto tecnológico pelo uso de LED e pelo próprio layout.

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Com 4,55 m de comprimento, o novo City é 9,4 cm mais comprido e 5,3 cm mais largo que a geração anterior. A distância entre-eixos de 2,60 m, no entanto, foi mantida. Apesar do ganho de alguns centímetros na carroceria, o porta-malas teve a capacidade reduzida de 536 litros para - ainda bons - 519 litros.

 

Honda City Exl 1.5 I Vtec Flex Cvt 1965
Crédito: Ricardo Rollo
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As rodas são de liga leve, com aros de 16 polegadas, em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. A Honda também fez muitas mudanças na traseira do City, que exibe novas lanternas mais esportivas, escurecidas e com LED, que garantem um visual mais sofisticado ao carro. A partir desta versão EXL, estão disponíveis sensores de estacionamento traseiros.

Honda City Exl 1.5 I Vtec Flex Cvt 1942
Crédito: Ricardo Rollo
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Todas as versões do City sedã (EX, EXL e Touring) também têm botão de partida do motor, chave presencial , ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.

A partir da versão EXL que avaliamos aqui, também estão disponíveis bancos revestidos em couro, painel digital com tela de TFT de 7 polegadas configurável, ar-condicionado digital e automático e função de travamento das portas por aproximação da chave.

Honda City Exl 1.5 I Vtec Flex Cvt 1988
Crédito: Ricardo Rollo
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Apesar de ser um pouco maior que a versão anterior, o entre-eixos manteve a distância entre-eixos e o espaço interno de antes. Ou seja, o espaço confortável para dois adultos continua o mesmo, assim como um certo aperto para um terceiro passageiro.

Sem um terceiro ocupante, porém, pode-se usar um útil descansa-braço com dois porta-copos e desfrutar melhor da saída de ar para o banco de trás. E lá também há uma tomada 12V, (que poderia ser uma saída USB ou USB-C).

Honda City Exl 1.5 I Vtec Flex Cvt 2025
Crédito: Ricardo Rollo
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Desempenho do novo City

O City EXL tem motor 1.5 aspirado com nova injeção direta de combustível. Entrega 126 cv de potência e 15,5 kgf.m de torque - são praticamente 10 cv a mais que no antigo motor 1.5. Mas é importante frisar que não é o mesmo motor turbo das versões Touring e Advance do novo HR-V.

O motor trabalha bem em conjunto com o câmbio automático CVT que simula sete marchas e tem modo econômico de condução, mas não exibe aquele vigor em baixa s rotações observado em rivais turbinados como Volkswagen Virtus, Hyundai HB20 sedã e Chevrolet Onix Plus, por exemplo. O consumo de combustível observado no uso urbano ficou na faixa dos 9 km/l - apenas razoável. Já na estrada, o computador de bordo registrou uma média de muito melhores 17 km/l.

O motor 1.5 do Honda City ganhou injeção direta de combustível. O consumo na estrada é elogiável
Crédito: Ricardo Rollo
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Dispositivos de segurança

O sedã tem diversos dispositivos de segurança em todas as versões, como assistente de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de luzes de emergência, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), estrutura de deformação progressiva , Isofix para fixação de assentos infantis, alerta de baixa pressão dos pneus e câmera de ré multivisão.

Porém, esta versão EXL não tem algumas assistências ao motorista presentes na versão Touring do City hatch, que custa um pouco mais , ou até mesmo no Volkswagen Nivus Comfortline.

De toda forma, pelo menos o Lane Watch, um assistente para redução de ponto cego que funciona por meio de uma câmera no espelho direito, está disponível nesta versão.

Honda City Exl 1.5 I Vtec Flex Cvt 1981
Crédito: Ricardo Rollo
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Equipado com suspensões McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, com novos amortecedores que utilizam o próprio fluido e uma válvula extra para evitar pancadas de final de curso ao passar sobre buracos, por exemplo, a condução do novo City ficou mais macia do que antes. Mas ainda transmite a mesma segurança em mudanças de direção rápidas - ou seja, não é nem molenga e nem rígido demais.

Conclusão

O Honda City EXL é vendido por iniciais R$ 121.200. Tem  tecnologia, segurança e visual moderno, e o desempenho é satisfatório tanto na cidade como na estrada. A injeção direta faz diferença, mas, exceto no design, a distância para o City "antigo" é relativamente pequena. Seria melhor se tivesse um turbo no motor. A ausência dos auxílios de condução do pacote Honda SENSING presentes no City Touring  é algo compreensível, já que na versão superior cobra mais R$ 10 mil por isso.

Veja a galeria de fotos do novo City EXL:

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

HONDA - CITY - 2023
1.5 I-VTEC FLEX EXL CVT
R$ 125600

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.5
  • Cilindrada cm³
  • 1497
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Start-Stop
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • i-VTEC
  • Potência (cv/rpm)
  • 126/6200
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 15,8/4600
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 126/6200
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 15,5/4600
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 13,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 15,2
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 9,2
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 10,5

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4549
  • Largura (mm)
  • 1748
  • Altura (mm)
  • 1477
  • Entre-eixos (mm)
  • 2600
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 44
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 519
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1167

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • SD-Card
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 185/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 185/55
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.7
  • Tecnologia9.2
  • Vida a bordo9.4
  • Desempenho8.7
  • Opinião do repórter8.7
  • + Conectividade
  • + Consumo
  • + Conforto
  • + Design
  • - Ausência de motor turbo
  • - Ausência de sistema avançado de assistência ao motorista
 
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