O Honda ZR-V é um SUV médio confortável e bem equipado, mas que custa caro e fica devendo em desempenho em relação aos concorrentes com motor turbo.
Antes de falar no ZR-V, que fique bem claro que eu sou fã dos carros da Honda. Teria fácil um Civic de 10ª geração e sou um daqueles que lamentaram a decisão da marca de "matar" o três volumes brasileiro para importar o sedã novo apenas na versão híbrida. Um carro que ficou (bem) mais caro e deixou muita gente órfã.
Para tentar atender a esse público entre o HR-V Touring (R$ 199.800) e o Civic Híbrido (R$ 265.900), a Honda passou a importar do México esse ZR-V. Um SUV de porte médio que é menor que o CR-V, mas feito sobre a mesma plataforma do Civic de 11ª geração.
Ou seja: no papel, um carro com bastante potencial e que poderia fazer alguns órfãos migrarem do sedã para o SUV. Ou será que não? Confira as minhas impressões sobre o Honda ZR-V nas linhas a seguir.
Já adianto que o Honda ZR-V não me encantou pelo visual. Prefiro muito mais as linhas do Civic e do HR-V - mais agressivas - que o visual arredondado do SUV mexicano. A Juliana, minha esposa, acabou batizando o utilitário esportivo como Snorlax. Para quem não sabe, esse é o nome de um Pokémon gordinho e sempre sonolento. Um apelido maldoso. Mas apropriado.
Mas é claro que beleza é algo relativo. Eu não achei o ZR-V bonito. Mas você pode se encantar. Principalmente se for uma dessas pessoas que compra carro por metro. Com 4,57 metros de comprimento, 2,66 m de entre-eixos, 1,61 m de altura e 1,84 m de largura, o modelo da Honda é um dos maiores entre os SUVs médios de entrada.
O ZR-V me agradou bem mais por dentro do que por fora. Dá para levar tranquilamente quatro ocupantes adultos e não faltou espaço para colocar a cadeirinha do João, o meu filho de 2 anos e 5 meses. Outro ponto positivo é o assoalho traseiro, que é praticamente plano. Algo que contribui bastante para o conforto a bordo.
Com um - belo - painel que lembra bastante o do Civic, o ZR-V tem um acabamento bom, com materiais macios ao toque em várias superfícies, incluindo no console central.
A posição de guiar também é um ponto forte do SUV da Honda. Ela não é tão baixa quanto a do Civic, mas o console central alto não deixa o utilitário esportivo muito distante da sensação de dirigir dos sedãs atuais da marca. E o banco é bem confortável.
Os comandos são intuitivos e as soluções de ergonomia são bem bacanas. Além da porta USB-A da multimídia, o ZR-V tem ainda outras duas portas USB-C na dianteira, posicionadas no console central e voltadas para o motorista e o passageiro.
Mas agora chegou a hora de falar do que não me agradou. O porta-malas, com 389 litros de capacidade, é apenas razoável para um SUV médio. E a cobertura do bagageiro é de uma simplicidade extrema. Se parece mais com aqueles para-sóis vendidos em lojas de acessórios automotivos do que com um tampão de um carro de R$ 200 mil.
O quadro de instrumentos, com velocímetro analógico e tela de sete polegadas, é completo e fácil de configurar. Mas não faria mal um conjunto 100% digital - algo que já é praticamente padrão na categoria. Faltam também as saídas de ventilação no console para os passageiros do banco traseiro. Itens que, aliás, estão presentes do ZR-V vendido em outros mercados.
E a multimídia, apesar da tela de nove polegadas e da interface bem agradável e parecida com a do Civic, só faz o espelhamento sem fio de celulares iPhone. Os donos de smartphones Android precisam se virar para resgatar aquele cabo USB-A jogado em algum canto, já que as convenientes portas USB-C só servem para carregar o aparelho.
Apesar desses deslizes que eu citei acima, o ZR-V é um carro bem equipado. A lista de itens de conforto tem ar-condicionado automático de duas zonas, carregador de celular por indução, teto solar, bancos de couro com ajustes elétricos para o motorista, som com oito alto-falantes, sensor de chuva, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, retrovisor interno eletrocrômico e chave presencial.
Já o pacote tecnológico e de segurança tem oito airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, Honda Lane Watch (assistente de ponto cego por câmera), sensor de chuva, faróis de LED com acionamento automático e o pacote ADAS, com frenagem autônoma, controlador adaptativo de velocidade, assistente de manutenção em faixa e farol alto automático.
Por conta da plataforma do Civic, confesso que esperava um carro mais parecido com o sedã, que eu particularmente gosto muito. Mas não poderia estar mais enganado.
Com borrachudos pneus 215/60 R17, suspensão com um acerto mais macio e a direção bem menos direta que a do Civic de 11ª geração, o ZR-V ainda é um carro bem gostoso de guiar. Só não é tão dedicado ao prazer ao guiar quanto o três volumes.
Os sistemas do pacote ADAS também são bem calibrados e não provocam sustos no condutor, ajudando a deixar o motorista mais relaxado em viagens mais longas. Só acho que a Honda deveria trocar o LaneWatch por um monitor de pontos cegos convencional.
Fica claro que o foco do ZR-V está no conforto. Equipado com para-brisa acústico, o SUV da Honda entrega maciez e um silêncio a bordo acima da média. Desde que você não tenha que pisar muito no acelerador.
É que o motor 2.0 aspirado a gasolina, com 161 cv de potência e 19,1 kgf.m, é apenas razoável. Casado com um câmbio automático CVT, não tem a mesma disposição em baixas rotações dos concorrentes turbo e exige que o motorista pise fundo para extrair o melhor rendimento da máquina.
Os giros sobem. E o ruído do quatro cilindros invade a cabine mesmo com o isolamento acústico bem eficiente. O resultado é que o consumo sai um pouco prejudicado: médias de 10,2 km/l (cidade) e 12,1 km/l (estrada).
Não são marcas ruins. Mas o ZR-V é mais gastão que modelos como o Volkswagen Taos (11,1 km/l e 13,1 km/l, respectivamente) e Toyota Corolla Cross flex (11,7 km/l e 13 km/l, respectivamente).
Na hora da calculadora, o ZR-V não faz feio. Fiz uma simulação das revisões até os 50 mil quilômetros e o dono do SUV da Honda teria que desembolsar R$ 3.608,70 nas verificações obrigatórias. Valor mais baixo que o cobrado para concorrentes como o Toyota Corolla Cross (R$ 4.447,48) e o GWM Haval H6 HEV2 (R$ 4.215,27).
A mesma história se repete no seguro. Na simulação para o meu perfil no Auto Compara, a melhor proposta de cobertura completa para o ZR-V foi de R$ 9.050,35. Pouco mais caro que o de um HR-V Touring (R$ 8.835,01), porém menor que o seguro do Volkswagen Taos (R$ 12.089,50). Valor, é claro, sem bônus ou descontos adicionais.
Vendido no Brasil na versão única Touring, o Honda ZR-V custa, na tabela, R$ 214.500. Esse valor posiciona o SUV médio na mesma faixa de preços de concorrentes como o Volkswagen Taos Highline (R$ 210.990), o Jeep Compass Limited flex (R$ 216.990), o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 210.990) e o GWM Haval H6 HEV2 (R$ 216 mil).
Só olhando os concorrentes, já dá para entender porque a vida do ZR-V no mercado brasileiro não está fácil, já que o SUV da Honda concorre diretamente com concorrentes turbo - alguns deles mais potentes - e até contra modelos híbridos.
Por sorte, a Honda andou oferecendo nos últimos tempos o ZR-V com um belo desconto e preços abaixo dos R$ 200 mil. Aqui na Webmotors, ainda é possível achar exemplares com esse valor promocional - que é bem mais condizente com o pacote desse SUV.
Fica bem claro que o ZR-V é pensado naquele hondeiro ortodoxo, que é fã da marca há décadas e só trocaria o seu carro por um outro modelo da marca japonesa. E o ZR-V pode ser uma alternativa para os donos do finado Civic nacional? Vai depender do que você espera de um carro.
Se a ideia for ter um Honda confortável e com bom espaço interno, mas sem pensar em desempenho empolgante, o ZR-V pode ser uma alternativa para você.
Agora, se o ponto que mais te agradava no Civic era a dinâmica afiada ou o visual arrojado, então é melhor ir de HR-V Touring ou até mesmo partir para um modelo de outra marca.
Esse ZR-V é um carro com várias qualidades. Mas que não "deu match" como os outros modelos da linha atual da Honda. O amor nem sempre é cego...
HONDA - ZR-V - 2024 |
2.0 I-VTEC GASOLINA CVT |
R$ 214500 |
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