Hyundai Hb20 Platinum Plus

Hyundai HB20 Platinum Plus é completo e anda bem

Bom de guiar, compacto ficou mais atraente com reforço na lista de equipamentos e a (esperada) atualização visual

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 17,5/1500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 300 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.2

Overview

O HB20 Platinum Plus 2023 combina o bom acerto mecânico e lista de equipamentos a uma carroceria com visual atualizado e mais bonita que a anterior


  • + Desempenho
  • + Acerto de direção e suspensão
  • + Equipamentos de série
  • + Pacote tecnológico
  • + Porta-malas
  • - Espaço interno
  • - Ausência de faróis de LED
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Hyundai HB20 Platinum Plus é completo e anda bem
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em julho, falamos aqui no WM1 sobre o lançamento do Hyundai HB20 2023, que passou por atualizações no visual e na lista de equipamentos. O hatch já está disponível em sete versões (Sense 1.0, Comfort 1.0, Limited 1.0, Comfort 1.0T MT, Comfort 1.0T AT, Platinum 1.0T AT e Platinum Plus 1.0T AT) e preços entre R$ 77.190 e R$ 114.890.

Pois agora chegou a vez de acelerarmos justamente um exemplar da versão topo de linha Platinum Plus do Hyundai HB20 2023. Quer saber como o hatch se saiu no uso diário? Então confira a seguir.

O Hyundai HB20 Platinum Plus 2023:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
As mudanças visuais deixaram o HB20 mais bonito e em sintonia com os carros mais modernos da marca
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Por fora

As linhas escolhidas pela Hyundai para a 2ª geração do Hyundai HB20 causaram polêmica no lançamento do carro, em 2019. Mesmo assim o modelo continuou na lista dos preferidos do consumidor brasileiro e, inclusive, foi o carro de passeio mais emplacado no Brasil em 2022.

Mas a Hyundai resolveu mexer no time que estava ganhando e resolveu aproveitar o lançamento da linha 2023 para fazer uma atualização visual no compacto, atacando justamente o ponto mais polêmico do HB20 anterior: a carroceria.

Seguindo a atual linguagem de design da marca sul-coreana, o HB20 2023 ganhou linhas menos controversas, mas sem abrir mão da ousadia. Boa parte das mudanças está concentrada na dianteira, com grade remodelada e faróis com DRL de LED, embora com luzes principais do tipo projetor e com lâmpadas halógenas.

A traseira, por sua vez, ganhou lanternas de LED ligadas por um faixa plástica. No geral, o resultado final foi bem feliz. Ainda mais com a incorporação de novas rodas diamantadas de 16 polegadas - a única novidade na lateral.

Com o mesmo painel desde o lançamento da segunda geração, as novidade por dentro são os novos equipamentos
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Por dentro

Já o interior teve uma aceitação diferente do exterior e foi mantido sem modificações. Aqui, a novidade são os novos equipamentos de série.

Nesse HB20 Platinum Plus, o painel agora é totalmente digital. Embora com visual mais simples e menos personalizável que o visto em concorrentes como o Volkswagen Polo, é superior ao usado anteriormente na linha.

O ar-condicionado (finalmente) volta a incorporar controle automático de temperatura. Esse recurso estava presente na primeira geração do Hyundai, mas sumiu no lançamento da segunda geração.

Outras novidades foram a adoção do carregador de celular por indução e a melhoria do pacote de assistentes eletrônicos, que já incluía a frenagem autônoma para carros e agora é capaz de brecar o veículo também para pedestres e ciclistas.

O pacote tecnológico inclui ainda assistentes de manutenção e de centralização em faixa, monitor de pontos cegos, assistente de tráfego cruzado na traseira e alerta de saída segura.

Para ficar ainda melhor, só ficou faltando um controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, item que já começa a aparecer em alguns carros da categoria, como o Honda City Hatch.

O motor 1.0 turbo com injeção direta é um dos pontos de destaque do hatch topo de linha da Hyundai
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Mecânica

Outro ponto com alta aceitação e que seguiu praticamente sem mudanças foi o conjunto mecânico do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023. O motor ainda é o 1.0 turbo com injeção direta, que desenvolve 120 cv e 17,5 kgf.m de torque a partir de 1.500 rpm.

A novidade foi a incorporação de um sistema start-stop. Já o câmbio automático é a única opção da linha para a versão e tem seis marchas. Esse conjunto permite que o compacto acelere de zero a 100 km/h em 10,7 segundos e atinja a velocidade máxima de 190 km/h.

Essas boas marcas são obtidas sem abusar do consumo de combustível. Abastecido com gasolina, o carro pode obter médias - de acordo com os números do Inmetro - de 14,4 km/l (estrada) e 12,2 km/l (cidade).

Mas rodando apenas com etanol e em percurso misto (estrada e trânsito urbano pesado), consegui uma média de 10,3 km/l. Nada mal para um carro da categoria abastecido com o combustível de origem vegetal.

A dianteira ganhou linhas mais ousadas e menos polêmicas que as vistas no modelo anterior
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Como anda

Outro dos pontos positivos do HB20 de segunda geração, o conjunto mecânico bem acertado segue como destaque do modelo na linha 2023. A direção é precisa e comunicativa e a suspensão tem acerto bem equilibrado. Favorece o conforto mesmo em pistas irregulares (não são sentidas aquelas batidas secas).

Para isso, contribui o bom casamento entre o motor e o câmbio, que trabalham para garantir sempre uma boa reserva de torque. No uso urbano, é possível conduzir tranquilamente só pisando levemente no acelerador. Já na estrada, as respostas ágeis do câmbio são combinadas com a suavidade nas trocas de marcha.

A posição para dirigir é outra nota positiva para o HB20. O assento tem ajuste de altura e a coluna de direção pode ser regulada em altura e profundidade. É fácil achar a posição de direção ideal e os comandos estão sempre ao alcance das mãos.

Na traseira, o espaço é típico dos hatches compactos mais antigos e perde para concorrentes como o Chevrolet Onix e o Honda City Hatchback. Mas dois adultos viajam com relativo conforto. Já o porta-malas leva tem 300 litros e está entre os maiores da categoria.

A lateral permaneceu sem mudanças na comparação com o carro lançado em 2019
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Conclusão

Com preço que parte de R$ 114.890, o Hyundai HB20 Platinum Plus está bem armado para disputar os clientes do segmento de hatches compactos de topo.

Mesmo sem impressionar em espaço interno, o hatch da Hyundai oferece ao cliente um conjunto mecânico bem acertado e uma boa lista de itens de conforto e tecnologias de condução. Pacote que, inclusive, é um dos mais completos entre os concorrentes.

Na sua faixa de preços, disputa com modelos como o Chevrolet Onix Premier (R$ 107.720 na configuração com todos os opcionais), Peugeot 208 Griffe (R$ 109.990), Toyota Yaris XLS (R$ 114.390), Volkswagen Polo Highline (R$ 116.990) e o Honda City Hatch (R$ 120 mil).

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

HYUNDAI - HB20 - 2023
1.0 TGDI FLEX PLATINUM PLUS AUTOMÁTICO
R$ 117090

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 998
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 10,5
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • TGDI
  • Potência (cv/rpm)
  • 120/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 17,5/1500
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 120/6000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 17,5/1500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 190
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 10,7

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4015
  • Largura (mm)
  • 1720
  • Altura (mm)
  • 1470
  • Entre-eixos (mm)
  • 2530
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 160
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 300
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1110
  • Carga útil (kg)
  • 423

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • blueMedia
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Diamantada
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 195/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 195/55
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso9.4
  • Tecnologia9.4
  • Vida a bordo8.8
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter9.0
  • + Desempenho
  • + Acerto de direção e suspensão
  • + Equipamentos de série
  • + Pacote tecnológico
  • + Porta-malas
  • - Espaço interno
  • - Ausência de faróis de LED
 
9.2

Compartilhar
Comentários