O HB20 Platinum Plus 2023 combina o bom acerto mecânico e lista de equipamentos a uma carroceria com visual atualizado e mais bonita que a anterior
Em julho, falamos aqui no WM1 sobre o lançamento do Hyundai HB20 2023, que passou por atualizações no visual e na lista de equipamentos. O hatch já está disponível em sete versões (Sense 1.0, Comfort 1.0, Limited 1.0, Comfort 1.0T MT, Comfort 1.0T AT, Platinum 1.0T AT e Platinum Plus 1.0T AT) e preços entre R$ 77.190 e R$ 114.890.
Pois agora chegou a vez de acelerarmos justamente um exemplar da versão topo de linha Platinum Plus do Hyundai HB20 2023. Quer saber como o hatch se saiu no uso diário? Então confira a seguir.
As linhas escolhidas pela Hyundai para a 2ª geração do Hyundai HB20 causaram polêmica no lançamento do carro, em 2019. Mesmo assim o modelo continuou na lista dos preferidos do consumidor brasileiro e, inclusive, foi o carro de passeio mais emplacado no Brasil em 2022.
Mas a Hyundai resolveu mexer no time que estava ganhando e resolveu aproveitar o lançamento da linha 2023 para fazer uma atualização visual no compacto, atacando justamente o ponto mais polêmico do HB20 anterior: a carroceria.
Seguindo a atual linguagem de design da marca sul-coreana, o HB20 2023 ganhou linhas menos controversas, mas sem abrir mão da ousadia. Boa parte das mudanças está concentrada na dianteira, com grade remodelada e faróis com DRL de LED, embora com luzes principais do tipo projetor e com lâmpadas halógenas.
A traseira, por sua vez, ganhou lanternas de LED ligadas por um faixa plástica. No geral, o resultado final foi bem feliz. Ainda mais com a incorporação de novas rodas diamantadas de 16 polegadas - a única novidade na lateral.
Já o interior teve uma aceitação diferente do exterior e foi mantido sem modificações. Aqui, a novidade são os novos equipamentos de série.
Nesse HB20 Platinum Plus, o painel agora é totalmente digital. Embora com visual mais simples e menos personalizável que o visto em concorrentes como o Volkswagen Polo, é superior ao usado anteriormente na linha.
O ar-condicionado (finalmente) volta a incorporar controle automático de temperatura. Esse recurso estava presente na primeira geração do Hyundai, mas sumiu no lançamento da segunda geração.
Outras novidades foram a adoção do carregador de celular por indução e a melhoria do pacote de assistentes eletrônicos, que já incluía a frenagem autônoma para carros e agora é capaz de brecar o veículo também para pedestres e ciclistas.
O pacote tecnológico inclui ainda assistentes de manutenção e de centralização em faixa, monitor de pontos cegos, assistente de tráfego cruzado na traseira e alerta de saída segura.
Para ficar ainda melhor, só ficou faltando um controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, item que já começa a aparecer em alguns carros da categoria, como o Honda City Hatch.
Outro ponto com alta aceitação e que seguiu praticamente sem mudanças foi o conjunto mecânico do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023. O motor ainda é o 1.0 turbo com injeção direta, que desenvolve 120 cv e 17,5 kgf.m de torque a partir de 1.500 rpm.
A novidade foi a incorporação de um sistema start-stop. Já o câmbio automático é a única opção da linha para a versão e tem seis marchas. Esse conjunto permite que o compacto acelere de zero a 100 km/h em 10,7 segundos e atinja a velocidade máxima de 190 km/h.
Essas boas marcas são obtidas sem abusar do consumo de combustível. Abastecido com gasolina, o carro pode obter médias - de acordo com os números do Inmetro - de 14,4 km/l (estrada) e 12,2 km/l (cidade).
Mas rodando apenas com etanol e em percurso misto (estrada e trânsito urbano pesado), consegui uma média de 10,3 km/l. Nada mal para um carro da categoria abastecido com o combustível de origem vegetal.
Outro dos pontos positivos do HB20 de segunda geração, o conjunto mecânico bem acertado segue como destaque do modelo na linha 2023. A direção é precisa e comunicativa e a suspensão tem acerto bem equilibrado. Favorece o conforto mesmo em pistas irregulares (não são sentidas aquelas batidas secas).
Para isso, contribui o bom casamento entre o motor e o câmbio, que trabalham para garantir sempre uma boa reserva de torque. No uso urbano, é possível conduzir tranquilamente só pisando levemente no acelerador. Já na estrada, as respostas ágeis do câmbio são combinadas com a suavidade nas trocas de marcha.
A posição para dirigir é outra nota positiva para o HB20. O assento tem ajuste de altura e a coluna de direção pode ser regulada em altura e profundidade. É fácil achar a posição de direção ideal e os comandos estão sempre ao alcance das mãos.
Na traseira, o espaço é típico dos hatches compactos mais antigos e perde para concorrentes como o Chevrolet Onix e o Honda City Hatchback. Mas dois adultos viajam com relativo conforto. Já o porta-malas leva tem 300 litros e está entre os maiores da categoria.
Com preço que parte de R$ 114.890, o Hyundai HB20 Platinum Plus está bem armado para disputar os clientes do segmento de hatches compactos de topo.
Mesmo sem impressionar em espaço interno, o hatch da Hyundai oferece ao cliente um conjunto mecânico bem acertado e uma boa lista de itens de conforto e tecnologias de condução. Pacote que, inclusive, é um dos mais completos entre os concorrentes.
Na sua faixa de preços, disputa com modelos como o Chevrolet Onix Premier (R$ 107.720 na configuração com todos os opcionais), Peugeot 208 Griffe (R$ 109.990), Toyota Yaris XLS (R$ 114.390), Volkswagen Polo Highline (R$ 116.990) e o Honda City Hatch (R$ 120 mil).
HYUNDAI - HB20 - 2023 |
1.0 TGDI FLEX PLATINUM PLUS AUTOMÁTICO |
R$ 117090 |
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