JAC T5 CVT

JAC T5 CVT agrada, mas tem muito a melhorar

Agora automático, SUV da marca chinesa passa a atender às necessidades do segmento para ser, pelo menos, lembrado

8.7

Overview

Preço competitivo, lista de itens de série completinha e espaço interno bom são os pontos fortes do JAC T5 CVT. Desempenho do conjunto mecânico - motor 1.5 16V JetFlex e transmissão automática CVT - poderia ser melhor, especialmente em performance.


  • + Preço inicial de R$ 69.990
  • + Lista de itens de série é completinha
  • - Câmbio CVT não está em perfeita sintonia com o motor
  • - Números de consumo com etanol deixaram a desejar
 
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É possível cravar: trata-se do chinês melhor preparado para o mercado brasileiro. Entenda. Não estou falando que o novo JAC T5 CVT 1.5 Flex é o melhor, mas que, definitivamente, reúne as características minimamente necessárias e exigidas por quem está atrás de um utilitário esportivo compacto – é espaçoso, tem lista de equipamentos recheada, o motor é bicombustível e o mais importante: a transmissão é automática!

E como todo chinês que se aventura em solo brasileiro, preço competitivo é o mínimo. E o T5 tem. Parte de R$ 69.990, mesmo valor da opção com câmbio manual. Trata-se de uma promoção de lançamentos, por isso não se assuste se de repente, de uma hora para outra, este valor subir. Já a versão que avaliei estava completa, com Pack 3, e que custa R$ 73.990.

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Por este valor, a lista de equipamentos de série é bem completa: direção elétrica, ar-condicionado digital, airbag duplo frontal, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira e sólidos na traseira), sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55/R16), controles de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampa, sensor de estacionamento traseira, câmera de ré, bancos revestidos em couro, vidros e travas elétricas, faróis de neblina, cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes e ISOFIX para fixação de cadeirinha de criança.

Destaque também para a central multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque com diversas funções, entre elas navegação por GPS e sistema de espelhamento do smartphone.

JAC T5 CVT
Crédito: JAC T5 CVT
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RODANDO

Potência não falta ao motor 1.5 VVT 16V JetFlex. São até 127 cv, quando abastecido com etanol. O torque máximo de 15,7 kgf.m entregue a medianas 4.000 rpm também não deixa o motorista na mão, mas se fosse um pouco maior e entregue a rotações mais baixas, o T5 de 1.220 kg ganharia muito em agilidade, especialmente nas acelerações no perímetro urbano. De acordo com a JAC, o SUVzinho faz de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos – exatamente 1,5 segundo mais lento que a opção manual, o que é muito. A velocidade máxima é de 192 km/h.

O câmbio CVT tem funcionamento suave e confortável. Entrega a tal comodidade imprescindível dos automáticos. No entanto, seu casamento com o propulsor poderia ser mais intenso. As saídas são muito morosas e é necessário pisar um pouco mais fundo no acelerador para sair dos semáforos com mais rapidez. As retomadas também não são impressionantes, mas não decepcionam nas ultrapassagens.

 JAC T5 CVT
JAC T5 CVT
Legenda: JAC T5 CVT
Crédito: JAC T5 CVT
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JAC T5 CVT
Crédito: JAC T5 CVT
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No perímetro rodoviário, trafegando a 120 km/h, o ponteiro do conta-giros assenta nos 3.000 rpm e o nível de ruídos não chega a ser sepulcral, mas está longe de incomodar ou atrapalhar a conversa entre os ocupantes. Quando precisei fazer uma ultrapassagem e pisei fundo no acelerar, o torque apareceu e a manobra, mesmo com porta-malas de generosos 600 litros, foi realizada sem dificuldades ou sustos.

É possível chamar as trocas pela manopla – acertadamente, na minha opinião, a JAC acertou em não colocar paddle shift no T5, pois a última coisa que passa na cabeça de alguém que está dirigindo este ‘China’ é incorporar o piloto e sair acelerando esportivamente. O CVT simula até 6 marchas, o que ajuda na descida de uma serra, por exemplo, rodar ‘engrenado’ e apelar bem menos dos freios para controlar a velocidade.

JAC T5 CVT
Crédito: JAC T5 CVT
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Em termos de consumo, o T5 CVT faz, na cidade, 6,8 km/l com etanol e 9,6 km/l com gasolina. Na estrada, os números são de 8,2 km/l (e) e 12,2 km/l (g). Com etanol, os índices deixaram um pouco a desejar. Já os com gasolina ficaram dentro da média.

O ponto negativo fica para a suspensão traseira – semi-independente tipo eixo de torção. Ao passar por lombadas, não importa a velocidade, existe um efeito ‘rebote’. Parece que a traseira ‘quica’, passando uma sensação de ser molenga demais. Ajustar os amortecedores pode ser uma saída para dar mais rigidez ao JAC. Na dianteira – independente tipo McPherson – o comportamento não compromete.

INTERIOR

O T5 é espaçoso. Muito bom para a família. Além dos 600 litros de porta-malas que já mencionei, o JAC tem 4,32 metros de comprimento sendo 2,56 metros de distância entre os eixos. Não chega a ser um absurdo – existem sedãs com 2,70 metros -, mas a disposição dos bancos ajuda a levar até cinco passageiros com conforto.

A coluna de direção tem apenas ajuste de altura, devendo o de profundidade. Para encontrar uma boa posição ao volante (multifuncional) é necessário mexer na altura do assento, que são revestidos em couro, diga-se de passagem.

 JAC T5 CVT
JAC T5 CVT
Legenda: JAC T5 CVT
Crédito: JAC T5 CVT
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O acabamento, um dos pontos fracos de muitos dos modelos chineses comercializados por aqui, é ‘ok’. Os encaixes das peças não apresentam grandes espaços. Os materiais, no entanto, poderiam sugerir um pouco mais de requinte – há bastante plástico rígido por toda a cabine. Exagerados muitas vezes, os detalhes cromados estão distribuídos na medida certa.

CUSTOS

O T5 CVT, assim como todos os modelos da JAC, tem 6 anos de garantia, sem limite de quilometragem. A primeira revisão acontece aos 3.000 km, mas é gratuita e o serviço limita-se a uma troca de óleo. No entanto, caso não seja realizada, a garantia vai para o ‘espaço’. Já o gasto com as revisões até 60.000 km ou 72 meses é de R$ 2.610. Confira tabela abaixo.

PREÇOS DAS REVISÕES

3.000 km

Gratuita

10.000 km ou 12 meses

R$ 225,00

20.000 km ou 24 meses

R$ 265,00

30.000 km ou 36 meses

R$ 390,00

40.000 km ou 48 meses

R$ 675,00

50.000 km ou 60 meses

R$ 455,00

60.000 km ou 72 meses

R$ 610,00

A cotação do seguro, no entanto, ficou com preço médio de R$ 7.440. O que chamou a atenção foi a discrepância de valores. Teve seguradora que cobrou mais de R$ 10.000 e outra cerca de R$ 3.500. Já o valor médio da franquia ficou em R$ 5.150.

CONCLUSÃO

Analisando custo-benefício e espaço interno, o JAC T5 CVT é um carro interessante. Seu preço é competitivo, a lista de equipamentos de série bem completa e há conforto para levar até cinco adultos – sem falar dos 600 litros de porta-malas. Analisando apenas o conjunto mecânico, é um carro que entrega a comodidade de um automático, mas é nítida a necessidade de uma evolução – ajustar a sintonia fina entre motor e câmbio, e mexer na suspensão traseira (molenga demais) já seria um bom começo.

Falta, no entanto, a JAC conquistar a confiança do consumidor no serviço de pós-venda. Só assim será considerada na hora da compra, pois quem cogita um T5 tem o dinheiro contado e não pode, em hipótese alguma, ter gastos extras ou mesmo ficar sem o carro. 

VÍDEO: JAC T5 MANUAL

  • No Bolso8.7
  • Tecnologia8.8
  • Vida a bordo8.9
  • Desempenho8.3
  • Opinião do repórter8.1
  • + Preço inicial de R$ 69.990
  • + Lista de itens de série é completinha
  • - Câmbio CVT não está em perfeita sintonia com o motor
  • - Números de consumo com etanol deixaram a desejar
 
8.7

  • Marcelo Monegato
  • Jornalista automotivo especializado em produtor. Com passagens por Portal G1, Volkswagen e revista Autoesporte, cobriu diversos eventos internacionais para a Webmotors. Hoje, além de testar carros e analisar o mercado, é estrategista de conteúdo do WM1.
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