Jeep Compass 4xe Frente

Jeep Compass 4xe pede R$ 350 mil e bebe quase nada

Aceleramos a versão híbrida do SUV médio mais vendido do Brasil que consegue rodar 44 km só com os motores elétricos

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 27,5/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 25,4 km/litro
      Estrada: 24,2 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 420 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.1

Overview

Aceleramos a versão híbrida do SUV médio mais vendido do Brasil, importada da Itália, que anda muito e ainda consegue ter consumo de gasolina absurdo.


  • + Consumo
  • + Desempenho
  • + Exclusividade
  • + Acabamento
  • - Preço
 
  • 4.3 Estrela icone
  • 4.3 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Jeep Compass 4xe pede R$ 350 mil e bebe quase nada
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Jeep Compass 4xe - leia: "For by I", ou "4XE". Sobrenome meio estranho quando proferido em inglês. Preferimos chamar de Compass híbrido. Hoje vamos te mostrar o que a versão mais cara do SUV médio mais vendido do Brasil, importada da Itália, pode oferecer de interessante, mesmo custando R$ 350 mil.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O Compass híbrido é baseado na versão S, a mais cara de toda a linha, e que conquistar quem tem um olhar mais sensível sobre o meio ambiente. Pelo preço, acaba disputando mercado contra SUVs do segmento premium, como Audi Q3, Volvo XC40 e outros SUVs de BMW, Volvo e Mercedes. É híbrido do estilo plug-in, aquele que se conecta na tomada para recuperar a bateria. Vale o cheque?

Como é o Jeep Compass 4xe

Como fonte de tração, ele combina o motor 1.3 T270, movido só a gasolina, de 180 cv e 27,5 kgfm de torque, com dois motores elétricos, posicionados um em cada eixo - que, juntos, entregam mais 60 cv e 25,5 kgfm. Dessa forma, a potência combinada do Compass híbrido é de 240 cv – e vamos parar de divulgar os dados por aqui, já que a Jeep não divulga qual é o torque do conjunto todo.

Visualmente, pouca coisa muda em relação a um Compass S que usa só motor a combustão - e que é feito no Brasil. Ele tem visual mais voltado para o luxo - na frente, há uma diferença no logo da Jeep, que tem contorno azul para evidenciar que falamos de uma versão eletrificada. Aliás, todo carro da Jeep com a tecnologia 4xe vendido no mundo tem essa diferenciação estética.

Na lateral destaque para as rodas de 19 polegadas pintadas de preto e mais uma vez para o nome do carro aqui nas portas dianteiras, como também acontece nas versões tradicionais do modelo. Já o tamanho é o mesmo: 4,40 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e 2,64 m de entre-eixos.

Atrás as diferenças também são mínimas e a única coisa nova no desenho do carro é justamente o emblema "4XE", do lado esquerdo da tampa do porta-malas. Tecnicamente, onde ele mais muda é no conjunto mecânico e na parte de dentro, que tem acabamento primoroso.

Por dentro

Dentro o Compass híbrido oferece o auge do luxo e do conforto que o modelo já conseguiu oferecer. Preto brilhante e material macio ao toque espalhado por toda a cabine, inclusive para quem atrás.

E tem algumas diferenças em relação ao carro feito no Brasil. Começando pelo console que oferece seletor de modo de condução e pelo parte esquerda ao volante, onde você seleciona se quer rodar no modo híbrido, no puramente elétrico ou em um que permite que você poupe a bateria.

Fora isso, em termos de equipamentos, ele tem algumas coisas que até as versões mais caras a diesel não disponibilizam, como sistema de câmera 360º; som da grife Alpine com oito alto-falantes e 506W; Alexa (esta por enquanto oferecida somente no Commander) e o pacote chamado Adventure Intelligence de direção semi-autônoma com recursos aprimorados.

O Compass híbrido, vale dizer, também vem com quadro de instrumentos 100% digital com tela de 10,25 polegadas; central multimídia com tela tátil colorida de 10,1" que permite espelhamento via CarPlay e Android Auto sem fio; sete airbags e o teto solar panorâmico Command View.

Compass 4xe tem rodas escurecidas e duas entradas de tanques: uma da gasolina e uma da eletricidade
Crédito: Divulgação
toggle button

E o espaço lá atrás?

Quem vai atrás segue com bom espaço para as pernas e para a cabeça, ainda que esse elogio seja somente para dois passageiros adultos. Três crianças vão muito bem, mas três pessoas mais altas já sofrem com o aperto tradicional de um carro com entre-eixos de menos de 2,65 m.

Pelo menos há mimos, como saída exclusiva de ar-condicionado, duas entradas USB - uma do tipo A e outra do tipo C - e tomadas na parte de baixo do console central. E isso tudo sem atrapalhar o espaço do porta-malas, que tem os mesmos 420 litros do Compass com motor a combustão. Prova de que o trabalho de engenharia para encaixar a bateria de 400V no veículo foi muito bem feito.

Painel do carro é muito bem acabado e tem uma série de detalhes em preto brilhante e materiais macios
Crédito: Divulgação
toggle button

Bora para o rolê

Acho que a principal vantagem aqui é falar sobre o refinamento da direção. O carro roda macio, gostoso, e mesmo assim consegue oferecer bom nível de esportividade quando exigido, já que faz de 0 a 100 km/h em anunciados 6,8 segundos - o mesmo número que o de um Volkswagen Jetta GLi. Um Compass a diesel, que vocês conhecem bem, faz a mesma arrancada em 10,7 s, para se ter noção.

Só elogios também para o câmbio automático de seis marchas e para a suspensão traseira do tipo independente, já tradicional em todo Compass, mas que faz a diferença na hora de uma curva um pouco mais fechada. O fato de ainda oferecer sistema de tração 4x4 para trechos mais acidentados é outro diferencial.

Mas quem tem um carro híbrido tem muito mais vantagem do que isso. Ele roda só no modo elétrico. E se você trabalha a menos de 20 quilômetros da sua casa, dá para ir e voltar sem gastar gasolina, já que ele consegue percorrer até 44 quilômetros sem poluir o meio ambiente. E sem precisar enfrentar o rodízio, para quem faz esse trajeto em São Paulo(SP).

Tá, mesmo assim você quer acelerar mais. No modo híbrido, a Jeep anuncia excelentes 25,4 km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada, que são medidos de acordo com uma série de protocolos, mas que segundo a marca podem chegar a até 50 km/l se você rodar gastando menos energia possível.

Em nossas mãos (ou melhor, meu pé), acredite, registramos a média de 22 km/l, rodando sempre com ar-condicionado ligado e com mais de uma pessoa a bordo. Em três dias com o carro, o ponteiro do tanque não saiu da parte de cima. A autonomia máxima no Compass híbrido é urbana. Pasme: 914 quilômetros, de acordo com dados oficiais.

Modelo também tem sistema de tração 4x4 para quem gosta ou precisa passar por trechos acidentados
toggle button

Conclusão

Rodando com o Compass híbrido dá para concluir o seguinte: ele é caro, muito caro perto do que estamos acostumados a ver na linha Compass. Custa o que deveria custar um Grand Cherokee, mas vale lembrar que vivemos dentro de uma nova realidade financeira.

Mas mesmo assim ele compensa. E compensa muito. Se você roda menos de 40 quilômetros por dia, tem grana e quer um bom Jeep para pegar estrada de final de semana, vale dar uma olhada com carinho.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

JEEP - COMPASS - 2022
1.3 T270 TURBO HÍBRIDO S 4XE AT6
R$ 347300

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.3
  • Cilindrada cm³
  • 1332
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,5:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível secundário
  • Elétrico
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 240/5750
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 27,5/1750
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 60
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 25,5
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 206
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 6,8
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 25,4
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 24,2

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • AT6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral parcial
  • Nomenclatura da tração (comercial)
  • 4xe

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4404
  • Largura (mm)
  • 1819
  • Altura (mm)
  • 1645
  • Entre-eixos (mm)
  • 2636
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 210
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 36,5
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 420

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Uconnect
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,1
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 19
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 225/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 19
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 225/55
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.6
  • Tecnologia9.4
  • Vida a bordo9.0
  • Desempenho9.3
  • Opinião do repórter9.3
  • + Consumo
  • + Desempenho
  • + Exclusividade
  • + Acabamento
  • - Preço
 
9.1

Compartilhar
Comentários
Wid badge