Primeira versão a diesel do SUV compacto tem motor 2.0, câmbio automático de nove marchas e tração integral com modo seletor e caixa de reduzida.
Você, ao ler o título dessa avaliação, deve ter imaginado que o autor do texto já iria chegar com inúmeros elogios sobre o Jeep Renegade Moab, não é mesmo? Olha... Em termos, você não está equivocado. É necessário, contudo, frisar que todas os louros se concentram num aspecto de suma importância. Se você apostou suas fichas no bolso, parabéns. É isso.
O Jeep Renegade Moab tem preço sugerido de R$ 139.690. Isso equipado com motor 2.0 a diesel e, de quebra, com tração 4x4. Agora, atente para quanto custam as versões de topo, com propulsor flex, dos concorrentes do modelo da FCA. O Volkswagen T-Cross Highline parte de R$ 128.190. Já o Chevrolet Tracker Premier 1.2 pode ser encontrado R$ 126.190.
O autor não gosta de iniciar um texto dessa maneira, mas, oras, foi impelido. Vender o Renegade Moab, "versão diesel de entrada", pelo preço supracitado de R$ 136.690 é uma sacada de mestre. Estratégia, vale frisar, cirúrgica da FCA. A nova configuração do Renegade é o SUV diesel mais barato do mercado nacional. Credencial mais que suficiente para atrair novos compradores e elevar o ticket médio do modelo.
Se você esperava por algo que fugisse muito do comportamento do Trailhawk, se enganou. No entanto, isso não é um demérito do Jeep Renegade Moab. Longe disso. Não sou lá muito afeito aos SUVs, mas guiar o modelo me faz rememorar os tempos do glorioso Willys. Aprendi a visualizar (e a sentir) tal com um antigo editor. O arco do para-brisa apresenta semelhança absurda com o veterano. Sacada da engenharia que vale alguns pontos.
Todavia, as comparações param por aí. A construção dos dois modelos, como o leitor pode imaginar, é bem diferente. No entanto, o Moab tem outros dotes, hoje considerados mimos, que o credenciam a ficar pertinho do saudoso Willys. Além do supracitado 4x4 com tração reduzida, o modelo tem ângulo de ataque de 30 graus e de saída de 35 graus. Para fechar, a altura em relação ao solo é de 22,4 cm.
O desempenho do Jeep Renegade Moab no fora de estrada é louvável. A tração integral permite que o modelo trafegue com certa destreza por áreas pedregosas, arenosas ou enlameadas. Evidente que, por conta da montagem, não dá para abusar e pegar uma trilha mais bruta. Todavia, dá para se arriscar em superfícies nas quais os rivais sequer sonhariam em desbravar.
O motor 2.0 turbodiesel, de 170 cv e 35,7 kgf.m já na casa de 1.750 rpm, dá ao Renegade Moab comportamento vigoroso. Tanto no off-road quanto no asfalto, o desempenho é mais do que satisfatório, com ligeira sobra de potência. O 0 a 100 km/ h do modelo, vale frisar, é feito em 9,9 segundos. Bem justo. Para completar, em termos de SUV, o carro tem pouca rolagem de carroceria na estrada.
A transmissão automática de nove velocidades, que casa com o propulsor, tem trocas mais precisas que na versão Trailhawk. Mesmo assim, as relações, especialmente a partir da quinta, são voltadas para economia de combustível. Todavia, vale frisar que o Jeep Renegade Moab é bruto nas arrancadas. É preciso ficar ligado para não pisar com muita vontade no pedal do acelerador quando o sinal abre, por exemplo.
Outro ponto positivo é o rodar do Moab ante à versão flex do Renegade. O defasado 1.8 E.torQ entrega 139 cv de potência máxima. Ao lado da transmissão automática de seis velocidades, por exemplo, é incapaz de dar melhores respostas ao condutor na estrada e na cidade que o concorrente equipado com o 2.0 diesel.
A posição para guiar, por sua vez, é boa. O condutor tem à disposição toda a sorte de regulagens e ainda conta com volante que tem boa pegada. O posicionamento dos comandos é subjetivo, claro, mas dá para cravar que ficam bem dispostos para motoristas de estilos distintos.
O Jeep Renegade Moab tem, como chamariz, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de subida em rampa, ar-condicionado automático de duas zonas, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas, Isofix, rodas de liga leve de 17'' com visual escurecido, bancos revestidos em couro e volante com regulagens de altura e de profundidade.
O SUV a diesel mais barato do mercado também oferece ao condutor airbags dianteiros, controle automático de descida e central multimídia com tela de 7'' e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz e entrada USB.
A FCA tem preços considerados dentro da civilidade para as revisões do Jeep Renegade Moab. Dê uma olhada nos preços fixos sugeridos das manutenções do SUV a diesel mais barato do Brasil até 60.000 km.
No seguro, pela simulação no AutoCompara, a menor cotação para o Jeep Renegade Moab ficou em
R$ 3.516,16, com franquia de R$ 5.843,09. O perfil é masculino, 35 anos e morador da zonal sul da cidade de São Paulo.
JEEP - RENEGADE - 2021 |
2.0 16V TURBO DIESEL MOAB 4P 4X4 AUTOMÁTICO |
R$ 165383 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|