Por trás do bonito visual retrô da Kawasaki Z650RS existe uma moto moderna, esportiva e confortável. Não é à toa que a marca japonesa usa a expressão "Retrovolution" para designá-la. Que moto!
A Z650RS compartilha o mesmo motor bicilíndrico paralelo de 649 cm³ com refrigeração líquida da custom Vulcan S e da Versys 650.
Ela é mais nervosa que a estradeira e tem praticamente o mesmo desempenho que a big trail: são 68 cv e 6,7 kgf.m de torque, a 6.500 rpm. Esses números, na prática, transformam a pilotagem em algo prazeroso, com direito a saídas rápidas e retomadas vigorosas.
Por causa do baixo peso, apenas 187 quilos em ordem de marcha, a Kawasaki Z650RS entrega muita agilidade no trânsito urbano, com fôlego de sobra para escapar dos engarrafamentos, por exemplo.
Mas não é só na cidade que ela se destaca: a ciclística permite fazer curvas em segurança, com propriedade e, dependendo da tocada, até com emoção.
Como se trata de uma moto esportiva com aspecto retrô, a postura é menos inclinada para frente do que em uma naked, ou seja, o motociclista fica mais ereto, o que proporciona manuseio mais natural.
Para ajudar na economia de combustível, ela vem equipada com indicador de pilotagem econômica, além de computador de bordo que mostra o consumo médio. Durante a avaliação, registramos a média de 27,8 km/l na estrada e 21 km/l na cidade.
A naked retrô tem pilotagem confortável também devido às diversas tecnologias embarcadas, como a embreagem assistida e deslizante, que faz com que as trocas de marcha sejam mais suaves, e as válvulas de aceleração dupla, que empolgam em qualquer arrancada ou retomada.
O conjunto de suspensões e o sistema de freio também são responsáveis pelo conforto e segurança. Faltou apenas um controle de tração para deixar a moto ainda mais segura.
Esse equipamento, no entanto, deve aparecer só no modelo 2024.
Apesar de ser uma naked, com apetite esportivo - devido ao quadro de treliça, com aço de alta resistência, ao garfo telescópico na dianteira e à suspensão traseira back-link horizontal, com pré-carga ajustável -, a Z650RS enfrenta irregularidades do solo, buracos, lombadas e afins com maestria.
O sistema de freios, equipado com ABS, transmite muita segurança ao motociclista em todas as situações, até mesmo com a pista molhada e escorregadia. São dois discos semi-flutuantes de 30 cm na frente e um disco de 22 cm atrás.
Apesar do banco fino, pilotar a Kawasaki Z650RS não cansa e nem incomoda, mesmo quando você fica bastante tempo sobre ela. Na verdade, pelo contrário: é um deleite pilotar essa moto.
A Kawasaki Z650RS tem todos os ingredientes de uma moto de sucesso, além de ser bonita, divertida e prazerosa.
Por R$ 47.990, sem contar o frete, é opção interessante para quem quer uma moto para usar tanto no dia a dia como para viagens mais longas.
Além disso, é menos visada que sua concorrente direta, a Honda CB 650R Neo Sports Café, que custa R$ 51.100.
A moto da Honda oferece mais potência (88,4 cv), mas tem menos torque (6,13 kgf.m a 8.000 rpm), já que tem motor de quatro cilindros em linha.
Preço: a partir de R$ 47.990.
Motor: quatro tempos, dois cilindros paralelos, refrigeração líquida, 649 cm³, potência de 68 cv a 8.000 rpm e e torque de 6,7 kgf.m a 6.500 rpm
Transmissão: câmbio de seis marchas com secundária por corrente
Suspensões: dianteira com garfos telescópicos e 12,5 cm de curso; traseira back-link horizontal, com pré-carga ajustável e curso de 13 cm
Freios: a disco duplo semi-flutuante de 30 cm na frente e disco simples de 22 cm atrás, e ABS
Pneus: 120/70 R17 na frente e 160/60 R17
Dimensões: comprimento de 2,06 m, largura de 80 cm, altura de 1,11 m, entre-eixos de 1,40 m, banco a 80 cm do solo e peso de 187 quilos em ordem marcha
Tanque: 12 litros