O Kia Sportage 2023 é um carro que causa impacto. Para começar, por causa de seu design futurista, com frente exótica, faróis e luzes de rodagem diurna (DRLs) em LED e uma expressiva grade dianteira. O novo SUV da marca sul-coreana agora é híbrido (híbrido leve) e tem muita tecnologia para auxiliar o motorista a ter uma experiência segura e extremamente agradável ao volante. Hoje, o Kia Sportage MHEV EX Prestige tem preço sugerido inicial de R$ 269.990, com frete incluso.
Importado da Eslováquia, o SUV tem como itens de de série ar-condicionado digital de duas zonas, volante com aquecimento, quadro de instrumentos 100% digital e auxílios à condução como sensor de ponto cego, monitor de tráfego cruzado e assistente de manutenção em faixa.
Além disso, a versão topo de linha tem ainda central multimídia com tela de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, câmbio com comando giratório, rodas de 19 polegadas, teto solar panorâmico e bancos de couro.
O carro é muito confortável, tanto para o motorista como para todos os ocupantes. O painel é um espetáculo à parte, com suas telas curvas integradas. O novo Sportage é equipado com tantos sensores e câmeras que nunca foi tão fácil estacionar um SUV.
O carro é equipado com o motor Gamma II 1.6 turbo de quatro cilindros em linha da família Smartstream, com Injeção Direta de combustível (T-GDI) e sistema híbrido MHEV 48V. Movido a gasolina, entrega 180 cv de potência e 27 kgf.m de torque, acoplado a um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
No sistema híbrido leve do Sportage 2023, o alternador dá lugar a um motor elétrico que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Outra informação importante é que, em cidades com rodízio, como São Paulo, o SUV está liberado para rodar todos os dias da semana sem ser multado.
O comando das 16 válvulas é duplo e variável (CVVD), e propicia o modo de condução "Velejar". Nesse modo, o propulsor é desligado por completo em situação de rodagem plana e todo o sistema híbrido entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando gera força complementar para dar mais força - mas sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
Apesar do tamanho, já que cresceu em relação à geração anterior - agora tem 4,52 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,65 m de altura e 2,68 m de entre-eixos -, o Kia Sportage 2023 é muito ágil. As respostas ao acelerador são vigorosas, graças ao turbo presente e também ao câmbio DCT, que é muito esperto e faz trocas quase imperceptíveis.
O motorista pode escolher entre os modos de condução eco, normal e sport, a depender da situação em que se encontra. O SUV permite uma direção esportiva e precisa com muita estabilidade nas retas, nas frenagens e nas curvas, e ainda entrega um deslocamento suave em velocidades altas.
Para enfrentar as mais diversas condições de solo, o Sportage tem nova calibragem nas suspensões - dianteira independente do tipo McPherson e traseira Multilink.
Outro facilitador presente no SUV da Kia são as câmeras em ambos os retrovisores. Ao acionar a alavanca de seta, mostram as imagens no painel digital, no lugar dos clusters do velocímetro e da rotação do motor, sem que o motorista precise olhar para os espelhos. Gostamos!
Durante as avaliações, a média de consumo alcançada na cidade foi de 9 km/l, e na estrada a média melhorou e chegou a ser de 14,5 km/l. Nada mal para um motor 1.6 turbo com sistema híbrido leve que carrega um peso bruto de 2.110 quilos - além de motorista, passageiros e carga no porta-malas, que tem capacidade para 562 litros. A média na cidade ficou ligeiramente abaixo da divulgada pela marca (11,5 km/l), mas na estrada o consumo foi melhor do que o previsto pela Kia (12,1 km/l).
O novo Kia Sportage está recheado de tecnologias de assistência à condução. O pacote chama-se Advanced Driver Assistance System, ou Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS). Para citar alguns: alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de saída em segurança (SEW); assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA); câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW).
Esses sistemas avançados permitiram a introdução de inovações de segurança inteligentes e ajudam a eliminar muitos dos perigos inerentes às ruas e estradas, além de garantir maior segurança e prazer ao dirigir. No fim das contas, algo que comprovamos na prática com o novo Sportage.
O carro também está equipado com piloto automático adaptativo (SCC) com assistente de congestionamento. O sistema mantém a velocidade especificada pelo motorista e calcula a posição e a velocidade relativas do veículo à frente usando sua câmera e radar frontais para manter uma distância segura entre os veículos.
Além disso, o sistema controla a aceleração e desaceleração, e faz com que o veículo pare se o carro à frente parar. O acompanhamento do veículo à frente começa automaticamente caso ele saia nos três segundos seguintes. Caso o tempo seja maior, uma operação manual é solicitada.
O assistente de prevenção de colisão frontal (FCA) funciona por meio da câmera e do radar frontais, e computa a posição e a velocidade relativa dos obstáculos (veículos, pessoas e ciclistas) à frente do veículo. Se o sistema "entende" que há risco de colisão, alertas sonoros e visuais são emitidos enquanto calcula a probabilidade de um acidente, podendo auxiliar na frenagem do veículo, se necessário.
Durante o trânsito anda-e-para de São Paulo, foi possível ver e sentir o sistema atuando na prática, ao "pensar" que eu não ia parar a tempo no congestionamento - e afundando o pedal de freio.
O novo Kia Sportage MHEV EX Prestige é um carro recheado de tecnologia, com visual que agrada bastante e gostoso de dirigir, seja na cidade ou na estrada. Não é dos mais econômicos, mas também não é dos mais beberrões, graças ao sistema híbrido leve, que auxilia o motor a combustão em diversas ocasiões. Por R$ 269.990, é uma ótima opção aos SUVs médios dessa faixa de preço, como o Jeep Compass nas versões mais caras, Chevrolet Equinox, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross e os Ford Territory e Bronco Sport, por exemplo.