Kia Stonic Sx 1.0 Tgdi Mhev 0539

Kia Stonic é bem-feito, completinho e econômico

Aceleramos o primeiro carro eletrificado da categoria de SUVs compactos e também o híbrido mais barato do Brasil

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 17/4000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 13,7 km/litro
      Estrada: 13,8 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 325 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.9

Overview

Aceleramos o (novo) carro mais barato da Kia, o primeiro eletrificado da marca e também o primeiro modelo híbrido no segmento de SUVs compactos.


  • + Consumo
  • + Acabamento
  • + Isenção de rodízio
  • + Proposta única no segmento
  • + Design
  • - Porta-malas
  • - Ausência de equipamentos de condução semi-autônoma
  • - Central multimídia defasada
 
  • 4.8 Estrela icone
  • 4.8 de 5 estrelas
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O Kia Stonic tem uma série de atrativos para estar na sua garagem. O modelo custa R$ 146.990 e carrega nos dias de hoje o título de ser o carro híbrido mais barato do Brasil. Também é o primeiro veículo eletrificado da marca sul-coreana e ainda a primeira opção "verde" dentro do segmento de SUVs compactos - ainda que, em dimensões, esteja mais para um hatch do que para um utilitário.

O carro é um pouco menor que um Nivus - são 4,14 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,52 m de altura e 2,58 m de entre-eixos, enquanto o Volkswagen tem 4,27 m, 1,76 m, 1,53 m e 2,57 m, respectivamente. Mas vem de série com uma lista de equipamentos bem completa e conjunto híbrido feito sobre o conhecido motor 1.0 Kappa - que também equipa a linha do HB20 e o Creta. Bora conhecer?

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Kia Stonic escapa do rodízio em SP

Por ser híbrido, o Kia Stonic tem isenção do rodízio em São Paulo e ainda desconto em uma fatia do IPVA - que varia de acordo com o ano. A meta da Kia é emplacar 400 unidades do carro por mês - e pelo que soubemos de fontes ligadas à importadora, até agora a empresa tem conseguido atingir seu objetivo. Vale lembrar que o modelo tem cinco anos de garantia.

Com visual inspirado na atual linguagem estética da Kia - inclusive com o novo logo da empresa estampado na frente, traseira e no interior -, o modelo lembra bastante um mini Sportage em termos de design, mas tem porte menor que o do mais tradicional veículo da empresa em nosso país.

Para ter bons números de consumo, desempenho e ainda ser considerado híbrido, o modelo é movido pelo motor 1.0 turbo GDi da família Kappa, de três cilindros, capaz de render 120 cv e 20,4 kgf.m de torque - sempre com gasolina, único combustível que consome. Com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, faz de 0 a 100 km/h em 10,4 s e atinge 185 km/h de velocidade máxima.

Mas e o consumo?

Dados oficiais mostram que o Stonic consegue ter números parecidos na cidade ou na estrada pois, graças ao conjunto híbrido, é capaz de fazer 13,2 km/l em ciclo urbano e 13,6 km/l no rodoviário - desse modo, a autonomia é de 594 e 612 km, respectivamente. Em nossas mãos, o computador de bordo registrou autonomia próxima a 13,5 km/l, mesmo com ar ligado e mais de uma pessoa a bordo.

Mas a maior vantagem é poder rodar por São Paulo (SP) sem se preocupar com rodízio - coisa que os donos de Toyota Corolla híbrido e de todos os modelos eletrificados já podem fazer. Em um jantar marcado para uma segunda-feira, na região central da cidade, fui sem a preocupação de enfrentar o sistema de revezamento por placas - ainda que o final da chapa do Stonic fosse 1. Essa é uma grande vantagem.

Stonic não é bem um SUV... mas se coloca na categoria, é híbrido e ainda não participa do rodízio em SP
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Completo e bem-acabado

Em termos de equipamentos o carro vem com tela multimídia flutuante de oito polegadas com conexão para Apple CarPlay e Android Auto - por cabo -; quadro de instrumentos analógico com tela colorida no centro do cluster, onde fica o computador de bordo; três modos de condução (Eco, Normal e Sport) e uma série de itens que um carro de R$ 150 mil precisa ter - como direção elétrica; ar-condicionado; vidros e travas elétricos; coluna de direção e banco do motorista com ajuste de altura, entre outros.

Na parte de segurança, são seis airbags; piloto automático convencional; freios a disco nas quatro rodas; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; assistente de partida em rampa; controles eletrônicos de tração e estabilidade; rodas de liga leve de 17 polegadas, ganchos Isofix para cadeiras infantis e até sistema de vetorização de torque.

Na minha opinião, o Kia Stonic não deve nada a carros dessa faixa de preço, ainda que a central multimídia se mostre um pouco desatualizada em relação ao que vemos em modelos mais novos. Também senti falta de um cluster digital, o equipamento da moda, e de um carregador de celular sem fio - que carros muito mais baratos já oferecem.

Painel é bem construído e tem bom acabamento, mas deve carregador de celular sem fio
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Em contrapartida, o acabamento é bem acertado e a tocada de guiar é bem bacana - e sobre isso nós falaremos no final do texto. Mas não podemos deixar de elogiar a qualidade enxergada no painel, que não tem rebarbas, é bem montado e vem com volante com base ligeiramente achatada - de ótima empunhadura - e ergonomia muito bem pensada para o motorista.

O interior é muito agradável, mas como o Stonic é um carro familiar que se posiciona no segmento de SUVs compactos, precisamos falar sobre espaço traseiro e o porta-malas - e, nesse quesito, prepare-se para encontrar um veículo muito mais próximo ao tamanho de hatch do que de utilitários como Creta, T-Cross, Tracker e cia.

Dois adultos vão bem lá atrás, mesmo que os dois da frente tenham 1,80 m. Três já vão com aperto. Agora, três crianças têm folga por ali e ainda a segurança de poder contar com os ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. Todo esse espaço, claro, tira volume do porta-malas, que tem apenas 325 litros, volume que é menor que o do Renegade (385 l), um dos menores da categoria.

Espaço traseiro é suficiente para dois adultos, mas apertado para três: é mais hatch do que SUV
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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E como acelera?

Chegou a melhor parte. Botamos o Kia Stonic para rodar e gostamos do que vimos. Esperto, tem fôlego suficiente para a cidade e encara até uma estrada - desde que você não tenha pressa. O turbo ajuda no arranque e colabora para o consumo, mas o fato de ter uma bateria de 48V que alimenta o motor elétrico é o que faz o Stonic ter os bons números de consumo, como dissemos acima.

Em curvas e trechos mais sinuosos outra surpresa: graças a um discreto sistema de vetorização de torque o carro consegue passar até um certo nível de diversão ao motorista - ainda que, como dissemos, este não seja seu foco. Mas não dá para negar que o Stonic se tornou, a partir do momento que começou a ser vendido no Brasil, o carro mais atraente do line-up da Kia.

E dizemos isso não só porque é o mais barato ou porque também é híbrido capaz de fugir do sistema de rodízio, mas porque é simplesmente o mais divertido, ajustado e "na mão" de todos os Kia que já guiei - e, dos carros atuais da empresa, já pude conhecer Sportage, Cerato, Stinger e Sorento.

Em suma, o Stonic é o que muitos aventureiros urbanos queriam ser dois ou três anos atrás: completo, bem-feito, econômico e ainda isento de uma série de burocracias impostas pelo trânsito brasileiro, como o rodízio de São Paulo e de pelo menos metade do IPVA. Se você busca um carro com esses benefícios e que ainda seja estiloso e divertido de dirigir, eis uma ótima opção.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

KIA - STONIC - 2022
1.0 TGDI MHEV SX AUTOMÁTICO
R$ 147990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 998
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 10,5 : 1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12v
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência Combinada (cv)
  • 120
  • Potência (cv/rpm)
  • 118/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 17/4000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 190
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 13,7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 13,8

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 7
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4140
  • Largura (mm)
  • 1760
  • Altura (mm)
  • 1520
  • Entre-eixos (mm)
  • 2580
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 150
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 45
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 325
  • Peso bruto (kg)
  • 1680
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1256

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/55
  • No Bolso8.9
  • Tecnologia8.6
  • Vida a bordo8.7
  • Desempenho9.5
  • Opinião do repórter9.4
  • + Consumo
  • + Acabamento
  • + Isenção de rodízio
  • + Proposta única no segmento
  • + Design
  • - Porta-malas
  • - Ausência de equipamentos de condução semi-autônoma
  • - Central multimídia defasada
 
8.9

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