Posso até soar polêmico. Mas o Nissan Kicks Advance Pack Plus pode ser um melhor negócio mesmo sem o pacote tecnológico da configuração topo de linha Exclusive Pack Tech.
Duvida? Pois estamos falando de um carro com o mesmo visual e conjunto mecânico da configuração mais cara, mas custando R$ 13,5 mil a menos. Mas o design não é a única das qualidades do Kicks Advance Pack Plus.
Confira nas próximas linhas o meu teste com o SUV compacto da Nissan, e não deixe de ver também o meu vídeo.
Lançado em 2016 e reestilizado em 2021, o Nissan Kicks é um dos SUVs compactos mais veteranos do mercado brasileiro. Mas ainda agrada com sua carroceria de linhas bem atuais. Ainda mais com a bela tonalidade Vermelho Malbec do carro que testamos.
É na dianteira, de linhas bem agressivas, que estão as únicas diferenças no visual externo do Kicks Advance Pack Plus para a versão Exclusive: os faróis halógenos, mas simples que o conjunto LED visto no topo de linha.
Já nas laterais, as rodas de 17 polegadas são as mesmas vistas nos Kicks mais caros. Diferentemente de anos anteriores, na linha 2023 a única opção de tonalidade contrastante para o teto passou a ser a cor preta.
Agora, falando de tamanho, o Kicks é um dos maiores carros da categoria: são 4,31 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos.
As dimensões externas generosas do Kicks refletem diretamente no interior do modelo da Nissan. O espaço para passageiros é um dos pontos fortes do modelo. Mas o grande destaque mesmo é o porta-malas. São 432 litros de capacidade, volume que está entre os maiores do segmento.
No acabamento, o Kicks reúne pontos positivos e outros nem tanto. O painel tem um revestimento macio ao toque, mas o restante da cabine tem plásticos rígidos. E o visual monocromático preto é bem monótono.
Mas os bancos dianteiros são bem confortáveis e ajudam a reduzir o cansaço depois de algumas horas ao volante. O assento traseiro também trata bem os ocupantes e ainda oferece uma posição elevada. Em resumo: quatro adultos viajam com bastante conforto.
Na linha 2023, o SUV passou a sair de fábrica com um novo console central, que esconde uma porta USB-A. Aliás, o que não faltam aqui no Kicks são tomadas USB. Além do console, tem outra tipo A na traseira e duas na dianteira. Uma delas, do tipo USB-C.
Em itens de conforto, o Nissan Kicks Advance Pack Plus tem bancos de couro, faróis com acendimento automático, ar-condicionado, retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, chave presencial, controlador automático de velocidade e multimídia com tela de oito polegadas e compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Na relação de equipamentos de segurança, o Kicks intermediário oferece ao comprador seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e monitor de pressão dos pneus.
Por outro lado, deixa de fora itens como ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, faróis de LED, frenagem autônoma, alerta de mudança de faixa e de tráfego cruzado na traseira, câmera 360°, monitor de pontos cegos e o sistema de som premium Bose. Todos itens vistos na topo de linha Exclusive Pack Tech.
Costuma usar o carro quase exclusivamente em deslocamentos urbanos? Então não deixe de fazer um test-drive com o Nissan Kicks. O SUV da marca japonesa é um daqueles carros que deixam bem claro que o seu habitat são as ruas e avenidas.
Bem agradável de guiar, tem uma suspensão com acerto firme, mas que não deixa de ser confortável mesmo nos pisos irregulares. Já a direção elétrica agrada quando é preciso fazer aquelas manobras de estacionamento nas vagas mais apertadas.
No uso urbano, o motor 1.6 de 113 cv e 15,3 kgfm e o câmbio automático CVT dão conta do recado e ainda e ainda agradam pelo funcionamento suave, fazendo o Kicks rodar de maneira bem silenciosa. Mas tudo muda quando o carro está carregado e você precisa pegar a estrada.
Nessa condição de uso, o câmbio CVT tem respostas lentas. O motor gira alto principalmente nas acelerações mais vigorosas ou retomadas, mas o carro demora a embalar. A transmissão até tem o modo Sport, mas a diferença nas respostas não chega a empolgar.
O Kicks registra médias com gasolina, de 11,4 km/l (cidade) e 13,92 km/l (estrada). São números oficiais do Inmetro, e que ficam na média do segmento.
O Nissan Kicks Advance Pack Plus parte de R$ 132.690. Esse valor posiciona o SUV compacto pouco abaixo de concorrentes diretos como o Jeep Renegade Sport (R$ 134.190) e o Chevrolet Tracker LTZ (R$ 137.350).
Frente a esses concorrentes, o Kicks tem um desempenho menos empolgante e um pacote tecnológico mais contido. Por outro lado, oferece mais espaço interno sem deixar de tratar bem os ocupantes com uma bela lista de itens de conforto. Afinal, o que pesa mais para você?
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