Completo, caprichado e bom de guiar, o Lexus UX 300h ainda agrada pela economia de combustível. O problema é o espaço interno para pessoas e bagagem.
Os SUVs "premium" são a porta de entrada para muita gente no universo das marcas de luxo. São modelos que compensam a racionalidade menor que as dos SUV médios generalistas - maiores e mais baratos - com atributos como uma lista de equipamentos mais recheada ou conjuntos mecânicos de ponta. E um desses modelos "premium" é o Lexus UX 300h.
Disponível no Brasil em versão única e com preço de R$ 299.990, o UX 300h é o carro mais acessível da marca de luxo da Toyota no Brasil e compete diretamente com os alemães - e também SUVs "premium" - Audi Q3 Prestige 45 TFSI (R$ 299.990) e BMW X1 Sdrive20i GP (R$ 318.950).
Já entreguei logo de cara que eu gostei bastante da lista de equipamentos e, principalmente, da dinâmica desse SUV da Lexus. Mas um ponto faz com que esse carro não seja uma escolha ideal para muitos clientes de SUVs. Saiba mais a seguir.
O Lexus UX não é exatamente uma novidade no mercado brasileiro. Chegou por aqui no primeiro semestre de 2019 e tem o mesmo visual até hoje. Mas ainda é um carro com desenho atual, que apesar dos elementos estéticos agressivos, tem um conjunto sóbrio.
A novidade é a troca da motorização. Esse UX 300h substitui o UX 250h. O conjunto mecânico ainda é do tipo híbrido autocarregável (que usa o motor a combustão para carregar a bateria motriz), mas agora desenvolve 198 cv de potência - 14 cv a mais que no antecessor. Mas falaremos disso mais para frente. O assunto agora é o carro.
O Lexus UX é o primo rico do Toyota Corolla Cross. Ambos são baseados na variação GA-C da plataforma modular TNGA e têm dimensões muito parecidas: 4,50 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,52 m de altura e 2,64 m de entre-eixos.
Mas o UX é bem mais completo e mais sofisticado. Por outro lado, tem uma cabine menos ampla que a do modelo da Toyota.
Tá certo isso? Um SUV com porte médio e pouco espaço interno? No caso do UX 300h, isso faz sentido se você considerar o histórico do modelo e da marca.
Apesar do SUV ser feito no Japão, o foco desse modelo é mesmo o mercado americano, onde a Lexus tem uma presença importante.
Por lá, o UX 300h é encarado como um carro pequeno completão e de uso urbano - que irá rodar a maior parte do tempo apenas com o motorista. Tanto que a Lexus trata o modelo como um "crossover compacto de luxo".
Com isso, apesar de não ser pequeno para o padrão brasileiro, o UX 300h oferece espaço para os passageiros equivalente ao de um SUV compacto, enquanto o porta-malas tem apenas 268 litros de capacidade. É pouco mais que o bagageiro do hatch Peugeot 208.
Se a cabine afasta qualquer chance de o Lexus UX 300h ser um modelo para uso familiar, pelo menos trata muito bem os passageiros.
A construção refinada e a atenção dada aos detalhes fica clara na qualidade dos materiais de acabamento e nos vidros elétricos, que abrem e fecham praticamente sem emitir ruídos.
Na comparação com o antecessor, o UX 300h estreia um novo painel digital de 12,3 polegadas e também uma nova alavanca de câmbio. É do tipo joystick e tem comando eletrônico, que substitui a peça com estilo convencional e comando mecânico.
Além da qualidade de acabamento, o Lexus UX 300h tem uma lista bastante extensa de equipamentos. Principalmente para um modelo que está na base da pirâmide dos carros de luxo.
Começando pelos itens de conforto, o UX 300h tem ar-condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros climatizados, com ajustes elétricos e memória para o assento do motorista, coluna de direção com ajuste elétrico, teto solar, painel digital configurável, multimídia com tela de 12,3 polegadas - com Android Auto por cabo e CarPlay sem fio -, tampa do porta-malas comandada por sensor, retrovisor interno eletrocrômico e carregador de celular por indução.
O pacote de segurança e tecnológico tem oito airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos), sensor de chuva, faróis de LED com acionamento automático, e o pacote ADAS, com frenagem automática, controlador adaptativo de velocidade, assistente e alerta de manutenção em faixa, farol alto automático e monitor de pontos cegos.
O UX 300h é equipado com a 5ª geração do Lexus Hybrid System, que é a mais recente do conjunto motriz híbrido autocarregável da marca japonesa.
O motor 2.0 a gasolina de 152 cv de potência e 18,8 kgf.m de torque é combinado com um motor elétrico de tração com 112 cv de potência e 20,6 kgf.m de torque. No final das contas, a potência combinada é de 198 cv.
Além do conjunto mecânico mais potente, outra novidade em relação ao UX 250h está na bateria motriz, que era de níquel e agora tem 60 células de íons de lítio. Esse conjunto de motores é atrelado a um câmbio automático do tipo transeixo CVT.
Como já é comum nos carros da marca, a posição de guiar é impecável e o belo equilíbrio entre os botões físicos e comandos em tela faz com que o UX 300h seja um carro muito intuitivo de usar.
Crossover realmente é uma forma bem mais justa de tratar esse Lexus do que chamá-lo de SUV. Apesar do apelo aventureiro, o modelo agrada bastante na direção.
Não é exagero dizer que o UX 300h se parece mais com um hatch médio do que com um utilitário esportivo. A direção precisa e progressiva e a suspensão com acerto bem equilibrado entre conforto e estabilidade fazem com que o SUV da Lexus seja um carro bom de curva e capaz de arrancar sorrisos dos motoristas que valorizam o prazer ao guiar.
O conjunto motriz híbrido tem papel fundamental nessa dinâmica agradabilíssima do UX 300h. Diferentemente dos eletrificados brasileiros da Toyota, nesse SUV o baixo consumo é atrelado ao bom desempenho para um carro sem pretensões esportivas.
O Lexus responde com agilidade ao comando no acelerador e fica realmente aceso no modo Sport, o mais apimentado dos modos de condução disponíveis para o modelo - Eco, Normal e Sport. Há ainda um modo EV, que permite ao carro rodar por curtos períodos usando apenas o propulsor elétrico.
O isolamento acústico cumpre muito bem o seu papel de filtrar os ruídos do mundo exterior - inclusive os de rodagem - e só se ouve o propulsor 2.0 roncar um pouco mais alto em uma condição: quando o motorista pisa fundo no acelerador. Ninguém faz milagre, não é mesmo?
Nos números oficiais, o UX 300h registra médias de consumo de 14,9 km/l (estrada) e 17,3 km/l (cidade). Com um tanque de combustível de 40 litros, é possível rodar até 692 quilômetros com apenas um abastecimento.
Mas, no mundo real, e mesmo sem se esforçar para bater recordes, é possível obter resultados ainda melhores. Rodando na estrada e no modo Sport, consegui superar os 20 km/l de média. Já na cidade e no modo Eco, os resultados foram ainda melhores: quase 23 km/l. Isso em dias de calor, que exigiam o ar-condicionado ligado 100% do tempo.
O Lexus UX 300h combina bom desempenho e baixíssimo consumo de combustível, com uma lista de equipamentos bem recheada e uma construção refinadíssima.
Só tem um grande problema: a cabine pequena para passageiros e bagagem. Mesmo frente aos concorrentes premium.
Citando mais uma vez o Corolla Cross: esse Lexus faz tudo o que o primo faz, porém melhor. A grande vantagem do Toyota é o espaço interno superior. E o preço mais baixo, claro!
Mas se você não liga para espaço interno amplo, o Lexus UX 300h pode ser uma excelente opção para quem está pensando em sair dos generalistas - como o próprio Corolla Cross - e até mesmo frente aos concorrentes SUVs premium.
Afinal, quem não gosta de um belo carro de luxo que anda bem e ainda custa pouco para manter?
LEXUS - UX 300H - 2025 |
2.0 VVT-I HYBRID CVT |
R$ 299990 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|