Lifan 320: WebMotors testa carro Chinês que banca o estilo do Mini Cooper

Modelo urbaninho remete o motorista aos típicos modelos urbaninhos fabricados nos anos 1980


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Rodrigo Samy
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Quando a Hyundai sugeriu a comparação do i30 com o BMW 118i em propaganda na televisão brasileira, a fabricante bávara determinou que o anúncio fosse retirado do ar. Porém, como a comparação do i30 com BMW 128i só era feito durante a locução do anúncio, a saída dá má comparação foi fácil. Retiraram a frase do ar e mantiveram as imagens de apresentação do Hyundai i30. Pronto, o coreano que custa a metade do preço e que tem um terço da qualidade do alemão “granfino” ganhou fama de bonzão.

O WebMotors foi convidado por um representante da Lifan para avaliar o modelo 320, um urbaninho que se sugere comparação com o Mini Cooper nas ruas e avenidas de Osasco, região metropolitana de São Paulo. Olhando externamente, o Lifan 320 lembra bem de leve o modelo inglês, bem de leve mesmo. Diria até que seria apologia dizer que o chinês parece com o “lord” Mini Cooper.

Apesar de a pequena semelhança com o inglês, o Lifan 320 é um modelo curioso e que apresenta pontos positivos. Por um valor sugerido de R$ 29,98 mil o compacto desenvolvido pela fabricante chinesa abriga um motor de 1,3-litro de 88 cv de potência máxima. Como seu peso é abaixo de uma tonelada, o modelo da Lifan oferece uma boa relação peso/potência, 10,7 kg/cv.

Outro detalhe que favorece a vida a bordo do automóvel é o pacote de equipamentos de série: airbag para o motorista e para o passageiro, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, freios com assistência ABS e EBD, rádio AM/FM com entrada para auxiliar e travamento automático das portas.

Ao entrar no Lifan 320 e virar a chave, nota-se uma sensação de que o mundo retrô está a sua volta. Uma impressão semelhante da passada quando se conduz os urbaninhos Fiat 500, smart e Mini Cooper, mas com uma conotação mais simples, mais robusta.

Logo, se você pretende chamar a atenção no trânsito e destoar do cenário nacional sem empenhar algo acima de R$ 30 mil, o Lifan 320 é uma boa saída, mesmo ele tendo certas desvantagens em comparação aos modelos nacionais já consagrados no ranking de vendas, leia-se Gol, Uno, Celta e Ka.

Com 3,75 m de comprimento, 1,62 m de largura e 1,43 m de altura, o Lifan 320 tem as dimensões necessárias que um auto precisa para rodar no terreno urbano. Com uma distância de entre-eixos de 2,34 m ele não oferece aquele espaço interno para as pernas, mas não deixa de lado o farto porta-malas diante da categoria que ele pertence, capacidade para levar 300 litros.

Rodando com o modelo de Test-Drive

A loja de automóveis VM Veículos ofereceu para a nossa avaliação um modelo de test-drive. Durante a volta pela cidade paulista o WebMotors pode notar que o Lifan 320 tem uma posição de dirigir agradável, algo que nos remete aos automóveis mais antigos. A visibilidade interna é pequena e o retrovisor é uma cópia da do Peugeot 206. O motor oferece um desempenho favorável às mudanças de faixas ou aos ingressos de fluxos, porém não espere grandes arrancadas. A velocidade máxima declarada é de 155 km/h.Um ponto desfavorável no conjunto motor é o ruído um pouco elevado. Nada que seja prejudicial, um detalhe que reforça na verdade o estilo de construção do modelo.

A transmissão manual de cinco velocidades conta com uma alavanca tipo “espetada” no assoalho, algo semelhante aos modelos da Volkswagen. A diferença fica por conta do pombo do câmbio, que leva detalhes cromados e um acabamento diferenciado.

A suspensão dianteira tem o desenho tipo McPherson, já o conjunto traseiro tem sistema independente com braços laterais. Durante a curta avaliação do WebMotors pelas ruas de Osasco o conjunto de suspensão do Lifan 320 se demonstrou firme e robusto, longe de ser molenga ou extremamente confortável.

Concorrentes do Lifan 320

Com o mesmo valor do investido no chinês avaliado você pode comprar: um Fiat Palio, um Fiat Mille, um Fiat Uno 1.4, um Fiesta, um Gol ou um Renault Clio, todos sem equipamentos “extras” e apenas um com motor acima de 1.000 cm³. A desvantagem que o Lifan tem diante dos modelos nacionais é a falta da tecnologia flexível em combustível e o volume inferior de revendas da marca. Apesar de oferecer três anos de garantia, todas as revisões têm de ser feitas em uma das concessionárias da marca, são 17 espalhadas pelo Brasil, sendo que nove estão previstas de inaugurar.

A vantagem que o chinês tem diante da concorrência nacional é a de ter um maior número de equipamentos de série, detalhe que gera um maior custo/benefício em longo prazo. A ideia da marca chinesa é crescer no Brasil, tanto é que para o Salão do Automóvel de São Paulo a marca pretende apresentar sete novos modelos, entre eles uma Van e um SUV.

Ficha Técnica Lifan 320

Motor Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 16 válvulas, 1.342 cm³
Potência 88 cv gasolina a 5.250 rpm
Torque 11,2 kgfm gasolina a 2.500 rpm
Câmbio Manual, com cinco marchas
Tração Dianteira
Direção Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
Rodas Dianteiras e traseiras em aro 14” de liga-leve
Pneus Dianteiros e traseiros 165/70R14
Comprimento 3,75 m
Altura 1,43 m
Largura 1,62 m
Entre-eixos 2,34 m
Porta-malas 300 l
Peso em ordem de marcha 950 kg
Tanque 37 l
Suspensão Dianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo barra de torção
Freios Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Preço R$ 29,98 mil






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