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Mercedes-AMG CLA 45s prova que downsizing é vida!

Aceleramos o sedã-cupê que é a porta de entrada para o mundo de modelos preparados pela AMG, e que hoje custa R$ 591.900

por André Deliberato

Antes de começar a ler, caro amigo, um recado: hoje vamos falar sobre esportividade, adrenalina e muita tecnologia. O carro do teste é um Mercedes-AMG CLA 45s, uma das portas de entrada para o mundo de modelos preparados pela divisão esportiva da marca alemã.
Ele custa R$ 591.900. Por praticamente R$ 600 mil, dá para levar para casa uma série de modelos de alto luxo e até supercarros usados, vale lembrar. Há vários no estoque Webmotors.
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Mas não estou aqui para criar dúvidas e nem é isso que vamos fazer. Vou mostrar que com essa grana dá para ser feliz e viver diariamente com adrenalina na veia. Tudo isso sem precisar de um motor enorme e "gastão" - embora esse último ponto seja beeeem relativo.
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O que é o Mercedes-AMG CLA 45s

O CLA é o sedã-cupê da linha de carros compactos da Mercedes-Benz, a linha A - que são médios para nosso padrão de tamanho. Ele tem quase as mesmas dimensões que um Honda Civic ou um Toyota Corolla. São 4,69 m de comprimento, 1,86 m de largura, baixinhos 1,41 m de altura e bons 2,73 m de entre-eixos.
O prefixo AMG, claro, indica que falamos da versão preparada pela divisão esportiva da Mercedes. Em resumo, testamos um dos carros mais baratos construídos pela AMG, ainda que ele beire os R$ 600 mil.

Como anda

E que carro, amigos. Não tenho medo de dizer que é um dos esportivos mais equilibrados que já guiei. Com um detalhe: o motor é um 2.0 de quatro cilindros em linha, com turbo e injeção direta e indireta, capaz de entregar quase que inacreditáveis 421 cv e 51 kgf.m de torque.
Não tô mentindo. São 420 cv extraídos de um motor relativamente pequeno. Para se ter noção, um Ford Mustang tem 456 cv; um Chevrolet Camaro, 461 cv. E os dois usam motor V8, que tem o dobro do tamanho.
Quer um dado mais assustador? O Mustang faz de zero a 100 km/h em oficiais 4,3 segundos. O Camaro, em 4,2 segundos. O CLA 45s arranca em 4 segundos cravados. É mais rápido que os dois brutamontes. Como o título diz, downsizing é vida!
Ele anda muito, freia muito e faz curva como esportivos de muito mais nome que ele. Ronca alto (são cinco modos de condução, sendo que o último, o "Race", é o mais insano) e engole cada marcha como se precisasse fazer o motorista chegar logo ao destino, mesmo nos modos mais "calmos".

Câmbio absurdo

É claro que não é só o motor que faz mágica. O câmbio também é um demônio. Falamos de uma caixa automatizada de dupla embreagem e oito marchas banhada a óleo, muitos mas rápida do que o tempo que você levará para provar que os dados acima estão certos.
A suspensão e o sistema de freios também impressionam - sempre no bom sentido. Independente na frente e atrás, o conjunto é extremamente bem calibrado para suportar os arranques e as frenagens, ainda que eu possa dizer que é um desperdício rodar com um modelo como esse pelas ruas - e não em uma pista, seu habitat natural.
O consumo, bem... Você já deve imaginar. Segundo dados oficiais, o Mercedes-AMG CLA 45s consegue fazer 7,9 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, sempre com gasolina . Em nosso teste, variou entre 3,5 km/l e 4,5 km/l.

Tecnologia

Entre comigo na cabine do carro pela foto acima e desfrute do máximo de tecnologia, sofisticação e assistência ao motorista que um CLA pode oferecer.
O maior destaque vai para a tela gigante atrás do volante, que serve como quadro de instrumentos e se estica até a região da central multimídia. Acredite, parece que exige curso, mas é muito fácil de se usar.
Essa é a MBUX (de Mercedes-Benz User Experience). É moderna, inteligente, recebe comandos de voz e tudo que precisava para um carro desse valor. Pelo painel de comandos do lado esquerdo do volante, você controla o cluster; pelo do lado direito, a multimídia, que também pode ser operada pelo touch-pad do console ou pela própria tela.
Mas não é só isso - e nem é esse o foco do carro. Ele anda sozinho, tem recursos de segurança como frenagem autônoma de emergência e blábláblá, mas o foco de verdade é a adrenalina, entregue pelas rodas com aros de 19 polegadas calçadas com pneus de perfil baixíssimo, pelos bancos revestidos em couro e Alcântara com apoios de cabeça integrados e pelos estilosos cintos de segurança, que são vermelhos.
Tudo isso fica ainda mais incrível quando o passageiro configura a cor dos LEDs da cabine de acordo com sua preferência. Fomos na mistura do vermelho com o azul, que combinado ao estilo da locação onde gravamos o vídeo, ficou incrível. Parece ou não um painel de carro do futuro?

Conclusão

Não há arremate melhor do que dizer que o CLA 45s beira a perfeição, ainda que exija a dor de gastar quase R$ 600 mil para levar um para casa.
Só que, afinal, isso não importa para quem tem grana e fidelidade aos carros da Mercedes-AMG - e, acreditem, existe muita gente com esse perfil.
O CLA 45s anda mais que muito carro V8, pode ser econômico se quem o dirige conseguir manter o pé leve, esbanja segurança e tem mais tecnologia do que modelos até mais caros.
É fã de carro esportivo e cascalho não é problema? Assine o cheque e seja feliz!


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