Mercedes Benz Gls 450 9797

Mercedes-Benz GLS 450: como é ter o SUV de R$ 1 mi

Rodamos por alguns dias com um dos maiores utilitários vendidos no Brasil, que tem 5,20 m de comprimento e MUITO luxo

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    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 355 litros
    • Câmbio
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    • N/A
9.7

Overview

Testamos a configuração mais luxuosa e espaçosa que um SUV da Mercedes-Benz pode oferecer, com sete lugares, muitos mimos a bordo e motor bem potente.


  • + Espaço interno
  • + Acabamento de primeira linha
  • + Tecnologia embarcada
  • - Preço
  • - Consumo
 
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Imaginem cair nas suas mãos o teste de um Mercedes-Benz GLS 450. Vejam as fotos do SUV no corpo desta reportagem e agora façam uma viagem ainda mais legal por essa ideia: como será que é ter um carro desse tamanho e com esse nível de luxo na garagem? Ficou curioso? É sobre isso que vamos falar agora.

Mas antes, veja de novo as fotos. Olha o tamanho da brincadeira. SUV de sete lugares feito sobre a linha "S" da Mercedes, baseada no sedã com o maior nível de luxo e sofisticação da empresa, com 5,20 metros de comprimento, o GLS é um dos SUVs que mais oferece luxo e requinte no Brasil - e quiçá no mundo. O que ele tem? Quanto bebe? Quanto custa? Venha comigo nessa aventura!

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Como é o Mercedes-Benz GLS 450

Vamos começar dando um giro pelo carro para falar sobre o visual. Bem clássico, sem muita ousadia e digamos que até sem muita esportividade, temos um desenho elegante, luxuoso e bem tradicional, representado pela grade frontal com frisos duplos que ligam os faróis full LED. Note que o GLS é mais um carro que não tem faróis de neblina, já que a tecnologia dos canhões principais são suficientes para iluminar tudo pela frente.

Na lateral temos uma extensão de jipe que por alguns ângulos lembra até uma perua, principalmente por conta da coluna C alongada, que tem o desenho mais quadrado para oferecer espaço para a cabeça dos ocupantes da terceira fileira. As rodas têm desenho clássico, de estrela, mas com perfil bem esportivo - são de 21 polegadas, calçadas por bojudos pneus tanto na frente como atrás.

Aqui na traseira é onde o desenho do GLS fica mais esportivo, embora esta seja apenas a minha opinião. Assim como na frente, ele segue a atual filosofia de design da empresa, com jeitão mais clássico do que esportivo, e tem recursos difíceis de se ver em outros utilitários desse porte, como botões eletrônicos para abertura e fechamento da porta e até de acionamento e desacoplamento do engate. O porta-malas consegue carregar 355 litros mesmo com a terceira fileira levantada.

Agora vamos lá para dentro

O grande destaque de um GLS e na realidade de todo Mercedes-Benz é o conforto e o nível de luxo a bordo. Principalmente na fileira do meio, onde normalmente estariam os executivos atrás de seus motoristas - e posso dizer sem medo que esse é um dos bancos mais privilegiados em termos de conforto de todo o mercado automotivo nacional.

Reparem pelas fotos no espaço que existe para as pernas e para a cabeça, sem contar que o ajuste dos banco também é elétrico, assim como os da frente, e que eu tenho a minha própria temperatura do ar-condicionado. São quatro zonas de resfriamento em toda a cabine.

A terceira fileira está lá para provar que 3,14 metros de entre-eixos existem para oferecer conforto a absolutamente TODOS os ocupantes. Mesmo com os bancos da 2ª fileira posicionados totalmente para trás, há espaço para as pernas e para as cabeças de quem senta no fundão, sem comprometer o tamanho do porta-malas. E também há entradas USB e saídas do ar-condicionado lá atrás.

Parece apertado, mas não é: dois adultos vão com conforto e mimos na última fileira de bancos do GLS 450
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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No banco do motorista o espaço e o nível de conforto também é excelente, mas isso é óbvio. Mas há uma série de recursos que esse carro oferece que precisa ser destacada, a começar pelas duas telas integradas de 12,3 polegadas que recebem o quadro de instrumentos e a central multimídia MBUX (de Mercedes-Benz User Experience), que tem comandos de voz e até sistema de inteligência artificial.

Além dela, o GLS é equipado com ar-condicionado com as quatro zonas de resfriamento já citadas, bancos com massagem para motorista e passageiro, ajuste elétrico, resfriamento e aquecimento; luzes ambiente em LED com até 64 opções de cores e o melhor head-up display que já testei na vida.

Difícil manobrar esse jipão? Muito pelo contrário, por incrível que pareça. Ele tem câmeras espalhadas por todos os lados que dão uma visão de 360º ao redor do carro para quando você preferir fazer a manobra do jeito manual - até porque o SUV também vem com sistema de estacionamento automático, que funciona muito bem.

Duas telas gigantes, coloridas e integradas fazem parte do pacote de equipamentos do SUV da Mercedes
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Tecnológico e conectado

Vocês leram massagem? Pois olha que legal: são vários e diferentes modos de massagens oferecidos pelo carro, sendo que alguns até simulam o uso de pedras quentes, focados nos ombros ou costas. Para quem não acredita, vale conhecer de perto: tem até uma opção como se fosse um personal trainer em que o sistema dá aos ocupantes instruções de alongamento enquanto o SUV estiver no trânsito.

Não tem como não falar das suspensões, que são independentes, na frente e atrás, de braços sobrepostos e com molas pneumáticas. Rode sobre qualquer buraco e valeta do nosso asfalto e simplesmente esqueça que esses obstáculos estão ali: o GLS absorve tudo de forma categórica e não repassa as pancadas a quem está dentro da cabine, tamanho o nível de luxo e conforto.

Ah, ele também vem com sistemas de condução semi-autônoma, como alerta e corretor automático para escapadas de faixa e frenagem automática de emergências, e sistema de tração integral inteligente acoplado à suspensão, que oferece aos usuários, entre outras possibilidades, a chance de receber na multimídia detalhes do carro durante uma condução em trilha, por exemplo.

Suspensão pneumática é um dos atributos do carro, que pode ficar mais baixo e esportivo ou mais alto e lameiro
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Mas que motor é esse?

Quem move os 2.460 kg do carro é um motor de seis cilindros em linha biturbo de 3 litros capaz de entregar 367 cv e 51 kgf.m de torque. Para conseguir esses números, o conjunto recebe a ajuda de um sistema híbrido leve, composto por uma bateria maior de 48V. Resultado: ele roda de forma mansa, mas também entrega respostas esportivas quando exigido - isso graças ao câmbio automática de nove marchas e ao sistema de tração integral da Mercedes, chamado de 4Matic.

Os números de aceleração são a prova: o GLS consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, de acordo com a empresa, e sua velocidade máxima é de 246 km/h. O consumo, também segundo dados oficiais, é de 7,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada. Com tanque de 90 litros, isso resulta em 675 km de autonomia urbana e 792 km na rodoviária.

Aliás, o câmbio aqui é um aliado. Ele é rápido, sutil e sempre te responde quando necessário. São dois comportamentos: um mais calmo e voltado para o conforto, quando o modo de condução é o Comfort ou o Eco; e um mais esportivo e esperto quando você coloca o SUV no modo Sport ou Sport+, que também rebaixa automaticamente a suspensão para que o carro tenha mais estabilidade.

Mercedes-Benz GLS 450 usa um motor de seis cilindros em linha biturbo que rende 367 cv e 51 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Conclusão

Importado dos Estados Unidos, o GLS é o ápice de luxo que um SUV da Mercedes-Benz pode oferecer - ao menos enquanto ele não trocar de geração, já que na Europa o Classe S, o sedã do qual o SUV deriva, já tem um novo capítulo, que é ainda mais tecnológico e autônomo.

Enquanto ela não chegar por aqui, a Mercedes traz esse camarada ao preço de R$ 954.900 para clientes específicos e exclusivos - cá entre nós, sabemos que esse SUV não vende em quantidades surpreendentes. Mas também sabemos que quem tem bala na agulha pra levar um desse pra casa certamente vive em um mundo onde preço da gasolina, por exemplo, é a menor das preocupações...

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

MERCEDES-BENZ - GLS 450 - 2021
3.0 I6 GASOLINA 4MATIC 9G-TRONIC
R$ 954900

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 3.0
  • Cilindrada cm³
  • 2987
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 6
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Intercooler
  • Sim
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 367
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 246
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 6,2

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 9
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • 9G-Tronic
  • Localização do câmbio
  • Console
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral parcial
  • Nomenclatura da tração (comercial)
  • 4Matic

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco ventilado
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • Double Wishbone
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Pneumática
  • Suspensão - Traseira
  • Double Wishbone
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Pneumática
  • Suspensão - Regulagem de altura
  • Sim
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 5207
  • Largura (mm)
  • 2157
  • Altura (mm)
  • 1823
  • Entre-eixos (mm)
  • 3135
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 12520
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 90
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 355
  • Peso bruto (kg)
  • 3230
  • Carga útil (kg)
  • 770

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • SD-Card
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Wi-Fi
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Tela de entretenimento - DVD
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 21
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 275/45
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 21
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 315/40
  • No Bolso8.1
  • Tecnologia9.9
  • Vida a bordo10.0
  • Desempenho9.6
  • Opinião do repórter9.6
  • + Espaço interno
  • + Acabamento de primeira linha
  • + Tecnologia embarcada
  • - Preço
  • - Consumo
 
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