Na visita à fábrica que fizemos, vimos as quatro unidades do carro movidas a gasolina 160, 180, 200 e 250 e as duas movidas a diesel 200 e 220 tanto com volante à esquerda quanto à direita, prova de que a fábrica de Juiz de Fora anda se tornando cosmopolita e, a depender do sucesso do carro, cada vez mais ocupada, um alento para quem temia que ela fechasse as portas depois que o Classe A não vendeu como se esperava.
No caso do CLC, a expectativa da Mercedes-Benz no Brasil não é tão ambiciosa. Afinal de contas, estamos falando de um veículo que começa nos R$ 124,9 mil e concorre com Audi A3 e BMW Série 3. Ainda assim, a empresa está confiante na aceitação do carro por aqui e em vendas fortes. Ela o considera uma porta de entrada para os veículos da marca, ainda que o B 170 custe menos de R$ 100 mil. É um outro animal, claro, mas ainda assim é mais barato que o CLC.
A primeira coisa que chama a atenção no hatch da Mercedes-Benz é seu perfil bastante esportivo. Construído sobre a base do Classe C antigo, ele tem entreeixos de 2,72 m, o que seria menos do que o novo Classe C, mas que, no CLC, acaba fazendo pouca diferença. O teto baixo impede que um adulto se sente em qualquer dos lados do banco traseiro com um mínimo de conforto. A não ser que seja um adulto pequeno. Bem pequeno.
A dianteira do carro, de todo modo, está alinhada com o do restante da linha do Classe C. Ela é, aliás, uma das poucas partes de estamparia, fora a base do monobloco, que não é feita no Brasil. As peças estampadas vêm de fornecedores, uma vez que a fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora não tem um setor de prensas.
O outro elemento que chama a atenção no carro, e não exatamente de modo positivo, é a falta de comandos elétricos dos bancos ou do volante como itens de série. Em um veículo de quase R$ 125 mil, isso é algo que faz bastante falta. Pelo menos até o motorista dar a partida no carro e colocar o pé na estrada
Ao volante
Apesar de não ter um ronco tão gostoso quanto o do motor V6 do GLK, o motor de quatro cilindros do CLC é valente. Tem torque próximo do do V6 e carrega muito menos peso. Sua suspensão também é muito mais rígida e voltada para a esportividade, com amortecedores que enrijecem quando exigidos esportivamente. É o que basta para uma condução mais do que divertida. Empolgante.
Não há giro em que uma cutucada no acelerador não cause uma reação. Nem sempre ela é tão pronta como a que se sente no GLK, por exemplo. Isso se deve em boa medida ao câmbio de cinco marchas automático. Apesar de muito superior a qualquer câmbio de quatro marchas, ele tem na Mercedes-Benz uma referência até covarde, o 7G-TRONIC. Com sete marchas à disposição, o motor de 1,8-litro com compressor se sentiria muito mais à vontade.
A velocidade máxima do CLC é de 231 km/h, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 s. É inferior à de outros modelos da linha, mas a sensação de velocidade e de esportividade é tanta que o carro compensa suas falhas com folga. Inclusive a de não ser tão acessível quanto a maioria dos brasileiros gostaria que ele fosse. Quem sabe um dia?
Gustavo Henrique Ruffo viajou a Juiz de Fora a convite da Mercedes-Benz do Brasil
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DERRAPAMOS: ao contrário do que dizia a ficha técnica do CLC, as rodas são de aro 17", não de aro 19". O texto já foi devidamente corrigido
FICHA TÉCNICA – Mercedes-Benz CLC 200 Kompressor
MOTOR | Quatro tempo, quatro cilindros em linha, longitudinal, refrigeração a água, quatro válvulas por cilindro, com compressor mecânico, movido a gasolina, 1.796 cm³ |
POTÊNCIA | 184 cv a 5.500 rpm |
TORQUE | 250 Nm de 2.800 rpm a 5.000 rpm |
CÂMBIO | Automático de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Traseira |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira; hidráulica |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 17”, de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros 225/45 R17 e traseiros 245/40 R17 |
COMPRIMENTO | 4,45 m |
ALTURA | 1,41 m |
LARGURA | 1,73 m |
ENTREEIXOS | 2,72 m |
PORTA-MALAS | 310 l |
PESO em ordem de marcha | 1.480 kg |
TANQUE | 62 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira independente, multilink |
FREIOS | Discos ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras com ABS, ASR, Brake Assist e ESP |
PREÇO | R$ 124,9 mil |
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