“Mais vale um gosto do que um tostão no bolso”. Talvez este provérbio seja a melhor – e possivelmente a única – justificativa para comprar o novo Volkswagen CrossFox. Apresentado sem muito ‘oba-oba’ durante o Salão do Automóvel de São Paulo em outubro passado, o ‘pseudo-aventureiro’ ganhou atualização no visual, mais equipamentos de série e novo conjunto mecânico (motor + câmbio), mas chega às concessionárias com preço inicial bastante salgado: R$ 60.990. Completo, com tudo o que a Volks de melhor pode oferecer para o modelo – inclusive câmbio automatizado I-Motion -, o preço final chega a estratosféricos R$ 77.630.
Para não perder o foco e dizer que com este valor é possível comprar um Ford EcoSport FreeStyle 2.0 PoweShift (R$ 77.700), ou mesmo um Honda Civic topo de linha LXR (R$ 75.900), vamos nos prender aos rivais do CrossFox. O Hyundai HB20 X, por exemplo, parte de R$ 52.400. Completo, fica nos R$ 63.330 – caro também, mas ainda R$ 14.300 mais em conta que o Volkswagen. O Renault Sandero Stepway, por sua vez, sai de R$ 50.300 e chega a R$ 55.110 com todos os opcionais – ‘buraco’ de R$ 22.520.
RAIO-X
Pelos próximos parágrafos, vamos tentar esquecer as cifras e falar um pouco sobre o CrossFox como máquina. Neste quesito, o ‘aventureiro do asfalto’ vai muito bem. A começar pelo bom desempenho do motor 1.6 16V bicombustível de até 120 cv de potência a 5.750, quando abastecido com etanol. O bom torque de 16,8 kgf.m a medianas 4.000 rotações deixa o hatch sempre com fôlego para boas retomadas. Neste ponto, é preciso destacar o excelente escalonamento da transmissão manual de seis marchas, que mantém a qualidade (engates fáceis e precisos) do antigo câmbio manual de cinco velocidades.
E mesmo com suspensão mais elevada - CrossFox é 4,8 centímetros mais alto que o Fox -, o comportamento do ‘aventureiro’ nas curvas é exemplar. Com ajuste rígido na medida, a suspensão impede uma inclinação exagerada da cabine, transmitindo ao motorista sensação desconfortável de insegurança. No entanto, (a suspensão) consegue ser suave o bastante para gerar conforto na cidade, absorvendo bem as imperfeições (que são muitas) do asfalto paulistano. Na versão avaliada pelo WebMotors, as rodas de liga leve são de 16 polegadas e ‘calçam’ pneus 195/55.
A direção elétrica garante o conforto, especialmente nas manobras. E por falar em conforto, ponto positivo pela posição ao volante. Com ajuste de altura do banco e regulagens de altura e profundidade da coluna de direção, é fácil ‘vestir’ o Volkswagen. A manopla do câmbio também está bem posicionada, assim como os demais comandos. Destaque para o volante multifuncional (série).
O espaço interno, no entanto, não é dos mais generosos – principalmente para os grandalhões. Com apenas 2,47 metros de distância entre os eixos, quem viaja atrás pode encontrar problemas para acomodar os joelhos. As dimensões acanhadas refletem na capacidade do porta-malas, que é de apenas 280 litros – dependendo do tamanho do carrinho de bebê, por exemplo, o tampão tem que ser retirado.
Apesar de o estepe estar posicionado na tampa do porta-malas, o sistema de abertura é muito prático. A ressalva fica para a necessidade de um espaço maior para manusear. Estacionar o carro entre outros dois veículos em uma baliza apertada impossibilita ter acesso ao bagageiro.
ITENS DE SÉRIE E OPCIONAIS
O CrossFox não vai muito além no quesito itens de série. Além de tudo o que já foi mencionado – como direção elétrica, volante multifuncional, regulagens de altura e profundidade da coluna de direção -, o Volkswagen tem ar-condicionado, rodas de liga leve de 15 polegadas (205/60), airbag duplo, freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), computador de bordo, controle de tração, travas e vidros elétricos, sistema de som com rádio CD-Player (função MP3), conexão Bluetooth e entradas USB, SD-Card e auxiliar.
Entre os opcionais – além das cores especiais Amarelo Ímola ou Laranja Sahara, que custam R$ 2.107 -, a Volks possibilita equipar o modelo com revestimento dos bancos em couro sintético (R$ 705), rodas de liga leve de 16 polegadas (1.473), teto solar (R$ 2.601), Módulo de Segurança II (pacote com controle eletrônico de estabilidade e luz de conversão estática nos faróis de neblina – R$ 1.200), Móludlo Tecnológico I (pacote que oferece, entre outros itens, sensores crepuscular e de chuva, e controlador de velocidade – R$ 2012) e sistema de som com navegação (R$ 3.212).
CONCLUSÃO
O CrossFox é um carro com muitas qualidades, especialmente relacionadas às questões mecânicas e de dirigibilidade. O design também agrada – puxa para as linhas do novo Golf, o que é muito bom. No entanto, o valor que carrega na etiqueta (vulgo preço) torna a compra do Volkswagen uma decisão nada racional. A lista de equipamentos de série é apenas ‘ok’ (nada de outro mundo), e os opcionais disponíveis são caros (todos somam R$ 13.310). Resumindo, colocar um CrossFox na garagem é uma questão de gosto – e gosto não se discute.
Consulte pre;os de carros novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.
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