A Nissan Frontier é um dos principais modelos no concorrido segmento de picapes médias do mercado brasileiro. E a convite da fabricante, aceleramos a nova versão Frontier PRO-4X em um trajeto off-road. Antes, porém, experimentamos a picape Nissan Frontier Platinum, que divide o topo da linha com a versão PRO-4X. As duas configurações da picape têm foco em públicos distintos: a Platinum é para quem está mais interessado em conforto e sofisticação, enquanto a PRO-4X tem proposta mais aventureira.
A picape é extremamente confortável no trânsito urbano. O ar-condicionado digital funciona de maneira mais que satisfatória e, por ter duas zonas, atende condutor e passageiro - que podem ter opiniões distintas sobre a temperatura ideal.
O modelo também tem teto solar, saídas de ar para o banco traseiro e 27 compartimentos para acomodação de diferentes objetos por todo o interior.
O isolamento acústico da cabine poderia ser um pouco melhor, já que o som do motor 2.3 biturbo a diesel com intercooler e injeção direta, que entrega 190 cv de potência e 45,9 kgf.m, está sempre presente.
Na estrada, o motor da Frontier demora um pouco para encher. Equipada com um câmbio automático de sete marchas com função manual sequencial, a picape não tem aquele vigor instantâneo para retomadas ou ultrapassagens. Mas não deixa a desejar. Quem está habituado a uma condição tranquila não vai se incomodar com o desempenho da Frontier.
Na parte da segurança, a Nissan Frontier é equipada com o sistema Safety Shield 360, dotado de câmeras e radares e "dividido" em três partes: monitoramento, reação e proteção.
No monitoramento, destaque para os alertas de tráfego cruzado, de colisão frontal, alerta de ponto cego, de mudança de faixa e de atenção, e para os faróis automáticos inteligentes.
Para auxiliar a reação dos motoristas, a picape tem os assistentes inteligentes de ponto cego, de prevenção de mudança de faixa e de frenagem.
Vale lembrar que a Nissan Frontier tem ainda distribuição eletrônica de frenagem, freio com sistema antitravamento, controles de estabilidade e tração e assistente de frenagem. Na proteção, o modelo está equipado com Isofix, chassis duplo "C" reforçado e seis airbags em todas as versões.
Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!
Choveu bastante no dia anterior ao test-drive no percurso off-road na região da Serra da Mantiqueira. Então a organização do evento optou por alterar o trajeto. Por esse motivo, o caminho percorrido acabou sendo mais tranquilo e com menos dificuldade para os motoristas. Mas, ainda assim, foi bastante divertido.
No console central, próximo à alavanca do câmbio, existe um seletor que possibilita a escolha do modo de condução. São quatro opções:
A seleção dos modos de condução se une ao sistema Shift-on-the-fly para seleção de tração, que permite uma fácil troca entre as opções 4X2, 4X4 High e 4X4 Low (reduzida).
É importante destacar que Nissan Frontier PRO-4X tem ainda o bloqueio do diferencial traseiro, que ajuda a enfrentar adversidades com mais eficiência. O sistema é ativado por meio de um botão no console central, com a tração 4X4 Low engatada, e permite usar o torque na roda que tem mais aderência à superfície e evitar deslizamento excessivo na roda oposta.
Passei por trechos com bastante lama, barro, facões (facão nada mais é que o nome popular para uma valeta mais profunda) e erosões profundas, que exigiram certa perícia. Foi possível testar também, nas ladeiras íngremes, o assistente de frenagem em descidas. A Nissan Frontier PRO-4X ultrapassou todos os desafios encontrados com muita facilidade, transformando a pilotagem na trilha em uma verdadeira diversão.
A nova Nissan Frontier tem 31,6° de ângulo de ataque, 25,7° de ângulo saída e 25,2 cm de vão livre, números que ajudam a superar os obstáculos mais severos. As suspensões da picape foram atualizadas com novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais, que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Com isso, a picape oferece um bom balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no off-road e no transporte de cargas. Na dianteira, a picape tem braço duplo assistido por barra estabilizadora para conforto e segurança.
Outro ponto positivo para a prática do fora de estrada com a Frontier PRO-4X está na visão 360° no modo de condução Off Road. O sistema auxilia o motorista na visibilidade ao redor do veículo durante o uso da tração 4x4 reduzida. Ou seja, existe um monitoramento inteligente de visão periférica que ajuda o condutor a passar pelos obstáculos com mais segurança e precisão.
Hoje a Nissan Frontier é oferecida em seis versões, com preços que vão de R$ 242.490, na configuração S, a R$ 319.990 das versões Platinum e PRO-4X. É uma picape robusta, tecnológica e segura, que agora tem seis anos de garantia de fábrica. Para quem precisa de um carro luxuoso para o dia a dia, mas também quer dar umas escapadas na terra, a Nissan Frontier PRO-4X é uma excelente opção.