Nissan Kicks Advance 0151

Nissan Kicks Advance é boa opção de SUV compacto

Versão intermediária do carro da marca japonesa é uma dos melhores do mercado até R$ 110 mil, com bom custo-benefício

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 15,5/4000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 7,7 km/litro
      Estrada: 9,4 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 432 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview


  • + Acabamento interno
  • + Painel digital
  • - Autonomia
  • - Desempenho
 
  • 4.6 Estrela icone
  • 4.6 de 5 estrelas
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É prática comum das montadoras restringir as principais novidades de uma nova linha às versões mais caras. Com o Nissan Kicks 2022 não foi diferente. Quase todos os equipamentos de segurança e entretenimento inéditos no SUV só estão disponíveis na versão Exclusive com o pacote Tech, que custa R$ 122.490. Mas será que vale a pena esse investimento ou há versões mais baratas que dão conta do recado?

Nissan Kicks Advance oferece diversos itens de comodidade e, no pacote de segurança, seis airbags
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Para responder a essa pergunta, avaliamos a configuração Advance, que está tabelada em R$ 108.990. Embora não ofereça novidades como faróis full LED, monitor de ponto cego, além de tecnologias como alerta de mudança de faixa e frenagem de emergência, a configuração intermediária carrega diversos itens de comodidade que costumam ser demandados em um SUV com tabela superior a R$ 100 mil.

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A lista começa com volante multifuncional revestido em couro com ajustes de altura e profundidade, vidros dianteiros e traseiros elétricos, piloto automático, chave presencial com partida por botão, sensores de estacionamento, luzes de freio e assinatura frontal em LED, além de rodas de liga leve de 17 polegadas.

No quesito segurança, destaque para o conjunto de airbags duplos frontais, laterais e de cortina. Ao todo, há seis bolsas de proteção.

Painel digital

Mas o diferencial do Kicks Advance perante concorrentes com faixas de preço semelhantes é o painel de instrumentos com tela digital de 7 polegadas. Ela não chega a ser envolvente como a do Volkswagen T-Cross, mas enriquece a viagem e oferece diversas informações relevantes de maneira clara.

A central multimídia também foi atualizada em relação à linha anterior do Kicks, mas a atualização não é muito notável. Ela passou de 7 para 8 polegadas, mas a base do sistema é praticamente a mesma. Há câmera de ré, além de pareamento com Android Auto e Apple CarPlay.

Os adendos ficam por conta do ar-condicionado (que é de série, mas não é digital), além dos bancos (que têm regulagem de altura, mas são revestidos em tecido). Por R$ 2 mil a mais, o consumidor leva assentos revestidos em bancos sintéticos, únicos opcionais do Kicks Advance.

Já equipamentos como faróis de neblina em LED, câmera 360 graus e sistema de som premium assinado pela Bose ficam restritos ao Kicks Exclusive Pack Tech.

Motor polêmico

O que não muda, independentemente da versão, é o conjunto mecânico. Ele é formado por câmbio CVT e motor 1.6 16V aspirado, que desenvolve 114 cv a 5.600 rpm de potência, além de 15,5 kgf.m de torque máximo a 4.000 rpm.

O motor flex aspirado 1.6 16V entrega 114 cv de potência e 15,5 kgf.m de torque
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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É verdade que o conjunto está longe de transmitir a pujança dos motores turbo presentes no Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross, mas é capaz de cumprir bem com as tarefas diárias. A falta de fôlego é mais evidente na estrada, onde ultrapassagens e retomadas são feitas com uma certa preguiça.

Ainda assim, a tônica da performance do Kicks continua sendo o conforto. O ajuste de suspensão é macio, isola bem as batidas secas, sem torcionar muito a carroceria.

Mas o argumento mais plausível a favor do famigerado conjunto 1.6 é o custo de manutenção, que tende a ser mais em conta na comparação com os motores turboalimentados dos rivais citados.

Nissan Kicks Advance tem ajuste de suspensão macio e bom custo de manutenção mecânica
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Já um ponto que poderia jogar contra o conjunto aspirado é o consumo de combustível. Não é o caso. O Kicks apresenta números de desempenho semelhantes ao do Tracker 1.2 turbo. Na cidade, a média é de 11,4 km/l com gasolina, e 7,7 km/l, com etanol no tanque. Na mesma ordem de combustíveis, o índice na estrada é de 13,7 km/l e 9,4 km/l.

O que mais pega contra o modelo produzido em Resende (RJ) é o tamanho do tanque de combustível. Com 41 litros, é o menor da categoria, e vai fazer com que o consumidor visite os postos ainda com mais com frequência.

Receita de sucesso

Se a parte dinâmica do Nissan tem seus altos e baixos, o SUV compacto continua uma das melhores opções da categoria em termos de porte e acabamento interno. O modelo tem 4,31 metros de comprimento, sendo que o entre-eixos é de 2,61 m. São medidas muito semelhantes ao do Honda HR-V, referência no segmento em relação a tamanho. O mesmo pode ser dito em relação ao porta-malas de 432 litros.

SUV da Nissan é um dos melhores da categoria em termos de porte e acabamento interno
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Já o acabamento continua caprichado. Há emprego de couro no painel e nas portas, além de detalhes cromados e em preto brilhante no console. Tudo de boa qualidade ao toque e que transmite conforto aos passageiros.

A boa oferta do Kicks continua no pós-venda. O valor somado das seis primeiras revisões, que correspondem a 60 mil quilômetros rodados, está na média da concorrência. Custa R$ 3.021. A máxima também vale para o seguro. A oferta mais em conta no AutoCompara é de R$ 2.580,54.

Sendo assim, é possível dizer que o Nissan Kicks Advance é uma das melhores opções da categoria de SUVs compactos na faixa entre R$ 100 mil e R$ 110 mil. O modelo entrega boa oferta de equipamentos e se vale ainda de bons recursos de conforto e segurança.

Nissan Kicks Advance entrega boa oferta de equipamento e tem ainda de bons recursos de conforto e segurança.
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Ficha Técnica

NISSAN - KICKS - 2022
1.6 16V FLEXSTART ADVANCE XTRONIC
R$ 127300

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.6
  • Cilindrada cm³
  • 1598
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,7:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • FlexStart
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Potência (cv/rpm)
  • 114/5600
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 15,5/4000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 114/5600
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 15,5/4000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 175
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 12
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 7,7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,4
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 11,4
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,7
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • XTRONIC CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4310
  • Largura (mm)
  • 1760
  • Altura (mm)
  • 1610
  • Entre-eixos (mm)
  • 2620
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 41
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 432

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Nissan Connect
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Wi-Fi
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/55
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.9
  • Tecnologia8.8
  • Vida a bordo9.3
  • Desempenho8.5
  • Opinião do repórter8.8
  • + Acabamento interno
  • + Painel digital
  • - Autonomia
  • - Desempenho
 
9

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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