Nissan Versa Exclusive 2023

Nissan Versa 2023: as primeiras impressões

Aceleramos o sedã compacto topo de linha da Nissan, que tem câmbio CVT e o mesmo motor 1.6 16V flex de 113 cv de antes


  1. Home
  2. Testes
  3. Nissan Versa 2023: as primeiras impressões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Nissan Versa 2023 foi apresentado oficialmente na segunda semana de fevereiro no Brasil. O modelo lançado por aqui ainda não exibe o facelift do carro que está sendo comercializado em outros mercados. Em algum momento a novidade chegará ao Brasil, mas ainda não há previsão. Então, ficamos com o que temos.

O carro avaliado aqui é o Versa Exclusive CVT, versão topo de linha do modelo 2023
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Preço do Nissan Versa 2023

Todas as versões do novo Versa são equipadas com câmbio automático CVT, ou seja, a antiga configuração de entrada Sense com transmissão manual deixou de ser comercializada. Hoje, o sedã pode ser comprado nas configurações Sense CVT, por iniciais R$ 100.190, Advance CVT, que tem preço sugerido de R$ 109.370, e a topo de linha Exclusive CVT, que avaliamos aqui, por R$ 121.690.

O motor que equipa o Nissan Versa 2023 é o mesmo motor 1.6 16V flex do modelo 2022
Crédito: Divulgação
toggle button

Motor do Versa Exclusive CVT 2023

Assim como o câmbio, o motor também é compartilhado por todas as configurações da linha. O Nissan Versa 2023 Exclusive CVT é movido pelo mesmo 1.6 16V flex de quatro cilindros aspirado da linha anterior. Tem variação na abertura das válvulas e acelerador eletrônico.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Crédito: Divulgação/Auto Compara
toggle button

Esse conjunto entrega 113 cv de potência a 5.600 rpm e e 15,3 kgf.m de torque a 4.000 rpm com etanol (110 cv e 15,2 kgf.m com gasolina). O tanque de combustível tem capacidade para 41 litros.

O consumo de combustível não é um dos pontos fortes do Versa 2023
Crédito: Divulgação
toggle button

Como anda o novo Versa

Durante a avaliação, o consumo médio obtido na cidade com o Nissan Versa 2023, com etanol, foi de 7 km/l. Um pouco abaixo do valor divulgado pelo Inmetro, de 7,92 km/l. Na estrada a média melhora para 12,5 km/l, valor ligeiramente acima do consumo aferido pelo Inmetro, de 11,5 km/l.

As suspensões independentes, do tipo McPherson com barra estabilizadora na frente e com eixo de torção e molas helicoidais na traseira, deixam o carro bastante rígido. O carro não chega a ser muito duro ou desconfortável de dirigir, mas chega no fim de curso com facilidade, batendo seco em buracos ou lombadas quando o motorista passa desavisado. Mas é firme. Ou seja, aguenta o tranco de ruas e estradas esburacadas.

A aceleração do carro não é muito empolgante, e o CVT faz o motor gritar em retomadas ou ultrapassagens. Com o motor trabalhando em giros altos, o consumo de combustível aumenta.

Os freios, por outro lado, funcionam muito bem. O Nissan Versa 2023 tem ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), mas com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.

O acabamento em dois tons dá um ar de sofisticação ao interior do Versa Exclusive 2023
Crédito: Divulgação
toggle button

Equipamentos

Para falar dos equipamentos da versão topo de linha, vou explicar as configurações de entrada e intermediária. A "básica" Sense CVT já vem bastante equipada. Tem tem seis airbags, ar-condicionado, apoio de braço frontal, alerta para todos os cintos de segurança, controle de tração e estabilidade (VDC), comandos de áudio, telefone e de velocidade no volante, chave inteligente presencial, faróis de neblina (item novo para a versão), faróis halógenos com luzes de rodagem diurnas (DRLs) - também novidade na versão -, e faróis com "follow me home" (idem, embora seja um recurso bem antigo), que apagam depois de um certo tempo em que o carro foi desligado.

Além disso o novo Versa Sense CVT tem retrovisores externos com regulagem elétrica, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, sensor de estacionamento traseiro, Isofix para cadeiras de crianças, partida por botão , aviso de frenagem de emergência (outra novidade na linha Versa), auxílio para partidas em rampas (HSA), som com rádio AM/FM e entrada auxiliar, três portas USB (uma no painel e duas no console, para passageiros do banco traseiro). Como não tem banco bipartido, o espaço do porta-malas é de 466 litros, enquanto nas versões Advance CVT e Exclusive CVT a capacidade aumenta para 482 litros.

O intermediário Versa Advance CVT acrescenta acendimento inteligente dos faróis, alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro, banco traseiro bipartido rebatível (60/40), painel central multifuncional em TFT de sete polegadas com 12 funções, câmera traseira de estacionamento, central multimídia com tela sensível ao toque colorida de sete polegadas, CarPlay, Android Auto, Bluetooth, compatibilidade com aplicativo Nissan Smart Phone, retrovisores externos com indicadores de direção e rodas de liga leve com aros de 16 polegadas.

O porta-malas do Versa Exclusive CVT tem capacidade para 482 litros
Crédito: Alexandre Ciszewski/WM1
toggle button

Por fim, a versão topo de linha Exclusive CVT desta avaliação tem ainda acabamento com revestimento premium nos bancos, ar-condicionado automático digital, alerta de tráfego cruzado, apoio de braço central traseiro, antena estilo barbatana de tubarão, assinatura dos faróis dianteiros em LED com luz diurna, detector de objetos em movimento, faróis dianteiros em LED, rodas de liga leve aro 17, visão 360° inteligente, volante com acabamento de revestimento premium e carregador de celular por indução (mais um item novo na linha Versa).

Na versão topo de linha Exclusive o carro vem equipado com carregador de celular por indução
Crédito: Divulgação
toggle button

O espaço para o motorista e para os ocupantes é mais do que satisfatório, mas o banco não é dos mais confortáveis da categoria. O interior do carro é bastante sóbrio e limpo. Eu diria que até um pouco conservador. Mas é agradável. O acabamento em dois tons dá um certo toque de sofisticação ao modelo.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Confira o Catálogo da Webmotors

Conclusão

O Nissan Versa 2023 Exclusive é um carro honesto, com desempenho satisfatório e visual bonito. É uma boa opção para quem busca um sedã bem equipado e não faz questão de desempenho nervoso. Custa R$ 121.690, valor que está um pouco acima do pedido pelo Toyota Yaris Connect Multidrive (R$ 120.190) e bem abaixo do rival Honda City topo de linha, que é oferecido por R$ 135.600 - mas o Honda é mais econômico e tem mais tecnologia com o Honda Sense, por exemplo. Outra opção ao Nissan Versa 2023 Exclusive CVT seria o Chevrolet Onix Plus Premier, que é um pouco menor, mas tem um motor 1.0 turbo mais forte e econômico - por R$ 113.390.

Veja a galeria de fotos do novo Versa:

Tags:Teste
Comentários