Bmw X 6 M 6453

Novo BMW X6: sem medo de pecar pela ousadia

Terceira geração do pai dos SUVs-cupês está maior, mais escrachado, com direito a grade iluminada e uma chave futurista

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 40,7/1200 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 6,4 km/litro
      Estrada: 8,3 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 550 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.7

Overview


  • + Conforto
  • + Tecnologia
  • - Indiferença dos modos de condução
 
  • 4.6 Estrela icone
  • 4.6 de 5 estrelas
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O BMW X6 foi concebido em 2008. Até hoje divide opiniões. Há quem o considere estranho, desengonçado. E tem aqueles que o almejam como a nave dos sonhos. Independente do que você acha, o fato é que o X6 ditou tendências. É o pai dos SUVs-cupês.

O BMW X6 foi concebido em 2008 e ditou tendências para o segmento de SUVs premium
Crédito: Ricardo Rollo
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Mercedes-Benz GLE, Porsche Cayenne Coupe e Audi Q8 seguiram os preceitos do utilitário esportivo com caimento de teto na parte traseira. Mas a moda não ficou restrita às marcas de luxo. Volkswagen Tayron X e Renault Arkana apresentam-se como opções mais acessíveis. O segundo é cotado para o Brasil, assim como o projeto final baseado no Fiat Fastback, conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018.

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Todos eles seguem o preceito de não ter medo de ser feliz quando o assunto é ousadia. Na terceira geração, o X6 está com o visual ainda mais audacioso. O monstro que tem tabela de R$ 621.650 na configuração xDrive40i M Sport é um carro de presença. Aposta em extremidades musculosas, elementos volumosos e caprichos como grade iluminada.

O duplo rim da BMW está ainda mais largo e combina com os também extensos faróis de LED. Já as laterais ganharam linhas mais suaves para que o protagonismo fique com as partes frontal e traseira. Esta, tem lanternas mais espichadas, para-choque parrudo com guelras e escapamento duplo, além, é claro, do teto com caimento.

As rodas são de 22 polegadas e aprisionam discos ventilados com pinças de freio da Motorsport.

Interior requintado

Se o visual externo do X6 já causa, o interior é de arrebatar corações. O painel é repleto de botões e materiais rebuscados. Há alumínio, couro e veludo de alta qualidade. O mesmo vale para os bancos perfurados, que ajustam-se às costas dos ocupantes, além de oferecerem resfriamento ou aquecimento. Esta última função também está presente nos porta-copos frontais.

As telas digitais arrematam a ambiência tecnológica do BMW X6. Ambas são de 12,3 polegadas e customizáveis. O maior barato da central multimídia é o comando por gestos e por voz. É possível trocar de música com um "joinha" ou aumentar o volume com movimentos circulares.

Quanto ao sistema de voz, o ponto principal é que ele é capaz de compreender o ocupante mesmo sem a necessidade de proferir frases exatas, algo comum nos sistemas da Mercedes-Benz. Por outro lado, a tecnologia da rival pode exercer mais tarefas, como abrir a persiana do teto panorâmico, o que não rola na BMW.

Quem viaja no banco traseiro tem à sua disposição telas do sistema de multimídia que parecem tabletes
Crédito: Ricardo Rollo
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Outros equipamentos de destaque são Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assistente de estacionamento autônomo, carregador de celular por indução, head-up display e luzes customizáveis de ambiente.

Quase todas as funções disponíveis no sistema multimídia do console estão disponíveis nas telas traseiras do X6. Sim, quem viaja no banco de trás também conta com telas digitais, que se parecem com um tablete. Ficam no encosto dos bancos frontais e oferecem opções de conectividade e conforto.

Outro mimo para quem viaja aqui é a climatização independente, isso porque o ar-condicionado é de quatro zonas. Há ainda plugues para fone de ouvido, cabos HDMI e USB.

Carro ou tanque?

Tudo isso pode ser curtido com bastante espaço, uma vez que falamos de um SUV de 4,93 metros de comprimento, que tem o entre-eixos de 2,97 m. Quem tem estatura mediana não corre o risco de raspar a cabeça no teto mesmo que ele tenha caimento. Isso porque o BMW X6 tem altura de 1,70 m, enquanto a largura é de 2,00 m.

O SUV tem 4,93 metros de comprimento, com o entre-eixos de 2,97 m. Espaço de sobra
Crédito: Ricardo Rollo
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Há muito espaço ainda no porta-malas de 580 litros, que pode ser aberto ao passar o pé embaixo do assoalho.

Para carregar o brutamontes de 2.055 quilos repleto de espaço e tecnologia, a BMW escalou um motor 3.0 de seis cilindros em linha que rende 340 cavalos de potência a 5.500 rpm. Já o torque é de 45,9 kgf.m presentes logo aos 1.500 giros e que estendem-se a 5.200 rpm.

Motor 3.0 rende 340 cavalos de potência e o torque é de 45,9 kgf.m. O 0 a 100 km/h é feito em 5,5 segundos
Crédito: Ricardo Rollo
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O propulsor faz conjunto com o câmbio automático de oito velocidades, que pode (e deve) ser manuseado por meio de borboletas atrás do volante.

Com essa mecânica, o SUV produzido em Spartanburg, Estados Unidos, pode chegar aos 100 km/h em 5,5 segundos a partir da inércia. A velocidade máxima é de 250 km/h.

Chave futurista

Antes de colocar toda essa performance à prova, é possível fazer alguns ajustes mesmo sem ainda ter entrado no carro. É só sacar a chave digital e, por exemplo, abaixar o nível da suspensão para guiar um pouco mais perto do solo. E, diante do climinha “ameno” do Brasil, uma boa pedida também é ligar o ar-condicionado.

Com a chave digital é possível ajustar o nível da suspensão antes de ter entrado no carro
Crédito: Ricardo Rollo
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Agora, sim, temos um ambiente ainda mais plausível para guiar o carro que tem atmosfera de tanque. O X6 ganha velocidade muito rápido e é extremamente ligeiro nas respostas, seja do acelerador, seja do freio. É insano acelerar tão rápido um modelo com centro de gravidade tão elevado.

Ainda assim, a carroceria consegue transmitir firmeza e um certo equilíbrio. Ao menos há sensação de segurança para contornar curvas rápidas. Já na cidade, o X6 não demonstra moleza ao transpor valetas muito inclinadas.

O modelo até conta com diferentes modos de condução, mas não são muito sensíveis. Você não nota, por exemplo, que a direção fica mais direta ou a suspensão fica mais rígida ao selecionar a opção Sport Plus.

O duplo rim frontal da BMW X6 está ainda mais largo e combina com extensos faróis de LED
Crédito: Ricardo Rollo
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Em suma, o rodar do X6 é suave. Passa sobre imperfeições do asfalto como se desfilasse sobre tapetes dos mais macios.

Embora tenha conjunto mecânico que nos permite considerá-lo esportivo, o SUV cupê carrega diversos sistemas semi-autônomos. O carro é rodeado por câmeras e radares essenciais para o funcionamento de piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem de emergência e até visão noturna com detector de pedestres.

O BMW X6 é a materialização de um carro sem limites. Por que não ter um SUV com estilo cupê, com mais de duas toneladas, mas que acelera feito esportivo? A proposta é tão insanamente divertida que o modelo de origem bávara não para de ganhar adeptos, sejam eles clientes, ou concorrentes.

 

Ficha Técnica

BMW - X6 - 2017
3.0 35I 4X4 COUPÉ 6 CILINDROS 24V GASOLINA 4P AUTOMÁTICO
R$ 444950

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada cm³
  • 2979
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 6
  • Taxa de compressão
  • 10,2:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 24v
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Intercooler
  • Sim
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 306/5800
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 40,7/1200
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 240
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 6,4
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 6,4
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 8,3
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 8
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Automático
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral permanente
  • Com reduzida (4x4)
  • Sim

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco ventilado
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • Double Wishbone
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Double Wishbone
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4909
  • Largura (mm)
  • 1989
  • Altura (mm)
  • 1702
  • Entre-eixos (mm)
  • 2933
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 12800
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 25,1°
  • Ângulo de saída (graus)
  • 25,5°
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 85
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 550
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 2025

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • GP
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,5"
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Tela de entretenimento - TV digital
  • Sim
  • Tela de entretenimento - DVD
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 6
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 4
  • Alto-falantes - Subwoofer
  • 1
  • Concierge - Segurança
  • Sim
  • Concierge - Emergência
  • Sim
  • Concierge - Navegação
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 19
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 255/50
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 19
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 255/50
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 24
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 24
  • No Bolso8.4
  • Tecnologia9.9
  • Vida a bordo9.8
  • Desempenho9.5
  • Opinião do repórter9.6
  • + Conforto
  • + Tecnologia
  • - Indiferença dos modos de condução
 
9.7

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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