Novo Fiat Uno Way 1.0 mantém a fama de bonzão

Por onde andou o novo Fiat Uno chamou a atenção. Faltou desempenho e sobrou espaço, estilo e praticidade


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Rodrigo Samy
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- Reinventar a pólvora não é uma tarefa fácil. Apesar disso, a Fiat recriou a força de atuação do “fantástico” Fiat Uno leia-se uma sobrevida do Fiat Panda. Afinal, nem Giugiaro acreditaria que o Fiat Uno fosse durar tanto tempo assim.

O carrinho que é bem parecido com o antigo Panda europeu continua arrancando olhares simpáticos dos concorrentes e até dos transeuntes. O WebMotors reavaliou o Fiat Uno Way 1.0 durante uma semana. A ideia foi passar a limpo o que o carro tem de bom e de ruim. Que a reinvenção do Fiat Uno pegou, pegou sim. Basta acompanhar os números de vendas, onde o modelo aparece entre os primeiros da lista da Fenabrave Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. Tudo bem que há uma “pegadinha” nessa lista, tanto o Mille como o novo Uno são computados na mesma prancheta. A Volkswagen também utiliza o mesmo artifício com o novo Gol. O WebMotors já pediu para a VW separar o joio o trigo, mas a resposta foi negativa. O mesmo ocorre com a Fiat. Ambas se negam passar os números de desempenho dos velhinhos. Será que eles vendem mais que os novatos?

O Uno Way é um sucesso quando está no quesito admiração, mas o fardo maior do urbaninho simpático está no dia-a-dia. Por exemplo, o motor 1-litro de 73 cv gasolina e 75 cv álcool sofre para arrastar 895 kg uma relação peso/potência de 11,5 kg/cv.

Durante as aferições rodoviárias do WebMotors foi comprovado que o Fiat precisa manter a rotação do motor em 3.000 rpm para se manter na velocidade máxima permitida. Na cidade, o hatch oferece mais desenvoltura e comprova porquê virou sinônimo de urbaninho. Segundo a Fiat, o modelo equipado com motor de 1-litro acelera de 0 a 100 km/h em 16,8 s quando está abastecido a gasolina e 15,8 s quando usa álcool.

O consumo de combustível divulgado pela Fiat para a versão Vivace entrada equipada com motor 1-litro é de 15,6 km/l gasolina e 10,5 km/l álcool no circuito urbano. Na estrada o número divulgado é de 20,1 km/l gasolina e 12,9 km/l álcool. Já para a versão Way, também equipada com motor 1-litro, é de 14,3 km/l gasolina e 10,1 km/l álcool no circuito urbano; e de 18,2 km/l gasolina e 12,4 km/l álcool no cenário rodoviário. Com o WebMotors o Fiat Uno Way 1.0 abastecido a álcool fez 8,7 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada.

Apesar de oferecer detalhes que o induzem à condição fora-de-estrada, o Way não é um tanque de guerra. Sua altura de 1,83 m mostra maior robustez, mas deixa o carro com maior arrasto aerodinâmico. Ou seja, se ele fica mais pomposo visualmente, acaba ficando menos estável nas manobras mais arrojadas.

Canibalização dentro de casa

Quem perde com a chegada do novo Uno é o Palio. Em um rápido exercício de seguro, o Fiat Palio fica mais desvantajoso para o consumidor diante do Mille e Novo Uno. A prova da fatalidade do Palio fica nos números da Fenabrave. De acordo com o ranking de 2009, o Mille terminou em segundo lugar e o Palio em terceiro. Já o ranking de 2010 terminou com o Palio em 4º lugar e o Mille/Uno em segundo. Houve uma redução de 70 mil unidades de um ano para o outro. A prova da má fase do Palio está no lançamento de um novo Palio no segundo semestre de 2011. Tudo indica que até o nome “Palio” não será aplicado no novo modelo, segundo fontes internas da fabricante.

Fim de papo

Compre se você pretende passar por um cara despojado. Tenha um na garagem se você não tem aquela contemplação de percorrer a transamazônica. Não compre se você pretende ter desempenho. O Fiat deixa a desejar mesmo dentro da categoria dos populares. Mas vá com um caso você queira espaço interno e porta-malas de bom volume.

Linha do Tempo do Fiat Uno

Um dos primeiros registros sobre o Fiat Uno no WebMotors está na seção Guia de compra. Na ocasião, dissemos: O ano é 1990, em plena “Era Collor”, quando a Fiat lança o modelo que seria responsável pelo surgimento de todo um segmento: dos carros populares. Estamos falando do Uno Mille, equipado com motor de 994 cm³ de cilindrada e potência de apenas 48 cv. O Guia de compra – Fiat Uno Mille traz, além de um série de dicas, uma breve história sobre o urbaninho.

Outro registro sobre o Uno no WebMotors que é válido é o da matéria de Guia de compra – Uno Turbo. Já no “abre” da matérias afirmamos: “Coube ao Fiat Uno o privilégio de ser o primeiro carro nacional a sair de fábrica equipado com motor sobrealimentado por turbocompressor”. Outra matéria que não podia faltar nessa lista é a de quando o Mille Economy entrou na oficina. Na época em que a matéria foi elaborada, o WebMotors disse: Lançado mundialmente em 1983, com a proposta de oferecer transporte a baixo custo, com boa visibilidade, amplo espaço interno, robustez e simplicidade mecânica, o Uno, ao longo dos 26 27 anos de existência, mudou de nome e passou por leves mudanças estéticas e profundas alterações mecânicas para continuar a ser um sucesso de vendas.

Para finalizar o momento nostálgico WebMotors destacamos- três avaliações completas sobre o carrinho. A primeira delas mostra a versão Way rodando na terra. A segunda mostra como o Fiat Mille ganhou pneus de baixa resistência a rolagem e um econômetro. A última, mais recente, apura como o carrinho se saiu no dia-a-dia.

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