O canal de notícias da Webmotors

Novo Renault Logan chega com estilo e preço

Disponí­vel em três opções de acabamento e duas de motor, sedã mantém a receita do espaço por um valor mais em conta

por Rodrigo Samy

 
A receita deu certo, tanto é que após o Renault, surgiram na sua “cola” os espaçosos, mas de desenhos duvidosos, Versa, Cobalt e Grand Siena. Hoje, aquele diamante bruto que serviu de abre-alas recebeu uma boa evolução, sem perder os pilares que o colocaram em uma boa posição no ranking de vendas. “Estamos lançando um produto novo, sofisticado e inovador, mantendo os pontos fortes da geração anterior, que fizeram do Logan um sucesso no mercado”, explica Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
 
Apresentado no Salão de Frankfurt, com o logo da romena Dacia, o novo Logan traz a nova identidade visual da frances criada por Laurens van der Arcker. Na dianteira o conjunto ótico traz linhas quase que retangulares, ao contrário das tendências triangulares ou em forma de gota aplicadas na maior parte dos modelos. Para o mercado nacional, a grade frontal, destaca-se um friso cromado e o símbolo da Renault com mais evidência. Na parte inferior da grade dianteira, a versão Dynamique reforça o design sofisticado com uma moldura cromada, já a de entrada traz uma peça preta. A traseira é marcada por lanternas retangulares que invadem as laterais e um acabamento ao mais famoso estilo extrator ao lado do escapamento.
 
O ponto mais forte do Logan foi mantido. Trata-se do bom espaço interno. São 2,63 m de distância entre-eixos, 4,35 m de comprimento, 1,73 m de largura (sem retrovisores) e 1,52 m de altura.
 
Para concorrer com o sistema de multimídia, o sedã passou a oferecer opcionalmente o mesmo sistema do Duster, denominado de Media NAV 1.2. Com GPS e tela touch screen de 7” integrada ao painel o equipamento custa R$ 850, dependendo da versão.
 
O motor 1,0L desenvolve 80 cv (com etanol no tanque) e 77 cv (abastecido com gasolina), sempre a 5.750 rpm. São 10,5 kgfm (etanol) e 10,2 kgfm de torque máximo a 4.250 rpm (gasolina). No ciclo urbano, faz 8,1 km/l (etanol) e 11,9 km/l (gasolina). E na estrada, a média de consumo fica em 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol). De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Logan obteve nota “A”. A segunda opção de motor disponível é o 1,6L 8V de 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina. Em relação ao torque são 15,5 kgfm com etanol e 14,5 kgfm com gasolina.
 
Versões e equipamentos
O Novo Logan está chegando ao mercado nacional em quatro versões: três de acabamento e duas de motorização.  São elas:
 
- Authentique 1.0 16V Hi-Power: airbag duplo, ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), brake light, rodas 15’’, retrovisor na cor preta, maçanetas externas na cor preta, retrovisor com regulagem interna, para-sol com espelho cortesia, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível. Principais opcionais: direção hidráulica e ar-condicionado.
 
- Expression 1.0 16V Hi-Power e 1.6 8V Hi-Power:  os mesmos equipamentos da versão Authentique mais ar-condicionado (1.6 8V Hi-Power), direção hidráulica, rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, banco traseiro rebatível 1/1, ar quente, desembaçador traseiro, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto. Principais opcionais: ar-condicionado (1.0 16V Hi-Power), Media NAV 1.2 e sensor de estacionamento.
 
- Dynamique 1.6 8V Hi-Power: os mesmos equipamentos da versão Expression mais bancos com tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, limitador de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores,  banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro. Principais opcionais: Media NAV 1.2, sensor de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensor de estacionamento.
 
Impressões ao dirigir: Apesar de estar bem mais agradável de olhar, o novato não mudou tanto nas suas características de condução. A posição de dirigir continua elevada, mas desagradável, e o volante continua com reações lerdas. A suspensão está mais suave, porém um pouco imprecisa. No trajeto que fizemos, entre São Paulo e Campinas, o Logan nos apresentou situações de flutuação em mais de uma situação. O acabamento interno melhorou muito, mas o excesso de plástico pode tornar o sedã em um verdadeiro dono de escola de samba. O motor 1,0L de 80 cv responde muito bem a tocada do motorista, principalmente no circuito urbano. Em nenhum momento o propulsor deixou a desejar. Já o modelo equipado com o 1,6L se saiu muito bem na estrada, e nem tanto na cidade. A justificativa desta característica fica mais evidente por causa da relação reduzida das marchas do modelo 1,0L.
 
Para o consumidor que procura um modelo espaçoso e de um bom preço, o Logan é a bola da vez. A boa notícia é que ele não está mais tão feio assim.
 
 
Authentique / Expression
Arquitetura
Carroceria monobloco, 3 volumes, 4 portas, 5 passageiros
Motor
Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Tração
Dianteira
Cilindrada
999 cm³
Diâmetro x curso
69 mm x 66,8 mm
Taxa de compressão
12:1
Potência máxima (ABNT)
80 cv (etanol) @ 5.750 rpm / 77 cv (gasolina) @ 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT)
10,5 kgfm (etanol) @ 4.250 rpm / 10,2 kgfm (gasolina) @ 4.250 rpm
Alimentação
Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Rodas
Aço Estampado
Pneus
185/65 R15
Suspensão dianteira
Tipo MacPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais. Barra estabilizadora na versão Dynamique.
Suspensão traseira
Semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
Freios
Direção Mecânica: freios dianteiros com discos sólidos de 259 mm de diâmetro e freios traseiros com tambores de 178 mm de diâmetro.
 
Direção Hidráulica: freios dianteiros com disco sólido de 259 mm de diâmetro e freios traseiros com tambores de 203 mm de diâmetro.
Direção
Mecânica ou Hidráulica (conforme versão), diâmetro giro 10,6 m
Câmbio
Manual, 5 velocidades e marcha ré
Relações de marcha
1ª......................4,09:1
2ª......................2,24:1
3ª......................1,39:1
4ª......................1,03:1
5ª......................0,82:1   
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,92:1
Tanque de combustível
50 litros
Porta-malas (litros)
510
Carga útil
447 kg
Peso (em ordem de marcha)
1.028 kg
Entre eixos
2.635 mm
Comprimento
4.349 mm
Altura
1.529 mm
Largura / Largura com retrovisores
1.733 mm / 1.994 mm
Aceleração 0 a 100 km/h
14,2 s (etanol) / 14,3 s (gasolina)
Velocidade máxima
163 km/h (etanol) / 160 km/h (gasolina)
Consumo km/l
Urbano: 8,1 (etanol) 11,9 (gasolina)
Estrada: 9,2 (etanol) 13,4 (gasolina)
Combustível
Gasolina e/ou Etanol
 
              
Expression
Arquitetura
Carroceria monobloco, 3 volumes, 4 portas, 5 passageiros
Motor
Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 8 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Tração
Dianteira
Cilindrada
1.598 cm³
Diâmetro x curso
79,5 mm x 80,5 mm
Taxa de compressão
12:1
Potência máxima (ABNT)
106 cv (etanol) @ 5.250 rpm / 98 cv (gasolina) @ 5.250 rpm
Torque máximo (ABNT)
15,5 kgfm (etanol) @ 2.850 rpm / 14,5 kgfm (gasolina) @ 2.850 rpm
Alimentação
Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Rodas
Aço Estampado / Liga leve (opcional)
Pneus
185/65 R15
Suspensão dianteira
Tipo MacPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais. Barra estabilizadora na versão Dynamique.
Suspensão traseira
Semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
Freios
Duplo circuito “X”, discos ventilados dianteiros, com 259 mm de diâmetro e tambores traseiros com 203 mm de diâmetro.
Direção
Mecânica ou hidráulica (conforme versão), diâmetro giro 10,6 m.
Câmbio
Manual, 5 velocidades e marcha ré
Relações de marcha
1ª......................3,73:1
2ª......................2,05:1
3ª......................1,32:1
4ª......................0,97:1
5ª......................0,76:1   
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,36:1
Tanque de combustível
50 litros
Porta-malas (litros)
510
Carga útil
446 kg
Peso (em ordem de marcha)
1.070 kg
Entre eixos
2.635 mm
Comprimento
4.349 mm
Altura
1.529 mm
Largura / Largura com retrovisores
1.733 mm / 1.994 mm
Aceleração 0 a 100 km/h
11,6 s (etanol) / 11,9 s (gasolina)
Velocidade máxima
180 km/h (etanol) / 178 km/h (gasolina)
Combustível
Gasolina e/ou Etanol
 
Lista de preços – Novo Logan
 
 
Versão Authentique 1.0 16V Hi-Power – R$ 28.990
 
Opcionais:
•             Ar quente + desembaçador traseiro - R$ 29.500
•             Pintura metálica – R$ 30.040
•             Ar quente + desembaçador traseiro + pintura metálica – R$ 30.550
•             Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica – R$ 30.800
•             Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica + pintura metálica – R$ 31.850
•             Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica + ar-condicionado – R$ 33.400
•             Ar quente + desembaçador traseiro + direção hidráulica + ar-condicionado + pintura metálica – R$ 34.450
 
Versão Expression 1.0 16V Hi-Power – R$ 33.390
 
Opcionais:
•             Pintura metálica – R$ 34.440
•             Ar-condicionado – R$ 35.990
•             Ar-condicionado + pintura metálica – R$ 37.040
•             Ar-condicionado + Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 36.840
•             Ar-condicionado + Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura metálica – R$ 37.890
 
Versão Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 39.440 (ar-condicionado de série)
 
Opcionais:
•             Pintura metálica – R$ 40.490
•             Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento – R$ 40.290
•             Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + pintura metálica – R$ 41.340
 
Versão Dynamique 1.6 8V Hi-Power – R$ 42.100
 
Opcionais:
•             Pintura metálica – R$ 43.150
•             Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + ar-condicionado automático- R$ 43.200
•             Media NAV 1.2 + sensor de estacionamento + ar-condicionado automático + pintura metálica – R$ 44.250
 

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas