Chevrolet Onix Plus Midnight Dinâmicas (25)

Onix Plus Midnight entrega o que fã de GM aprecia

Versão que aposta em elementos estéticos escurecidos é principal atração da linha 2021 do sedã

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 16,8/2000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,6 km/litro
      Estrada: 10,9 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 469 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.2

Overview


  • + Design
  • + Espaço
  • - Ausência de alguns itens de série
  • - Acelerações
 
  • 4.3 Estrela icone
  • 4.3 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Onix Plus Midnight entrega o que fã de GM aprecia
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pintar a gravatinha da Chevrolet de preto é a primeira providência tomada por um fã da marca afeito à customização. Esse trabalho é poupado pela versão Midnight, maior destaque da linha 2021 do Onix Plus. Ela custa R$ 81.390 e traz outros equipamentos com acabamento escurecido.

O Onix Plus Midnight fica posicionado logo abaixo da topo de linha Premier 2 e só tem novidades estéticas. Na frente, destaque para a grade em formato de colmeia, que dá um toque mais esportivo ao modelo. Ela está aliada a uma barra preto brilhante, que tende a fazer inveja aos donos do Onix padrão, cujo elemento é cromado.

Os faróis frontais têm acabamento tipo máscara negra, ao contrário das lanternas traseiras, que não foram alteradas e poderiam também ser escurecidas. Os itens são apenas coadjuvantes perto das rodas de liga leve de 16 polegadas, pintadas de preto brilhante.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Segundo a GM, também houve tratamento especial na pintura da carroceria. Há pigmentos metálicos e perolados, além de uma camada de verniz, a fim de destacar as linhas arrojadas da carroceria.

Teto foi esquecido

Onix Plus Midnight tem nos detalhes escurecidos o seu maior apelo
Crédito: Fabio Gonzalez/Divulgação
toggle button

Por dentro, as novidades são mais tímidas. Ficam restritas a um acabamento plástico que enfeita o painel e tem toque mais rebuscado, além do volante multifuncional de aba reta e base em preto brilhante. Mas o que faria mais diferença no interior seria o acabamento do teto também escurecido e que seria mais condizente com a proposta da versão Midnight.

Já em relação ao pacote de equipamentos, há uma notícia boa e outra ruim. A começar pela negativa: a Chevrolet tirou alguns itens que faziam parte de versões intermediárias e agora só estão disponíveis na completona Premier 2.

Os equipamentos ausentes no Onix Plus Midnight são carregador do celular por indução, lanternas de LED, rede Wi-Fi, conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, uma entrada USB para a fileira de trás, além da função de concierge do OnStar.

Já o anúncio positivo é que a central multimídia está maior na linha 2021. Era de sete, agora é de oito polegadas. Além disso, o sedã vem recheado de equipamentos.

As rodas são pintadas de preto brilhante mas as lanternas não receberam lentes escurecidas
Crédito: Fabio Gonzalez/Divulgação
toggle button

Há direção elétrica com ajustes de altura e profundidade, trio elétrico, ar-condicionado, chave presencial com partida por botão, bancos revestidos em couro, controle de cruzeiro, acendimento automático dos faróis, luzes diurnas em LED, além de sensores de estacionamento frontais e traseiros.

O modelo também acumula itens relevantes em relação à segurança. São seis airbags, assistente de partida em rampa e controles de tração e estabilidade.

Mecânica intacta

Mas e a parte mecânica, também apresenta novidades? Bem, a Chevrolet afirma que a proposta do Onix Plus Midnight tem como foco a elegância. Desta forma, a dupla formada por motor 1.0 turboflex e câmbio automático segue intacta.

E isso não é ruim. O sedã é gostoso de dirigir. Tem conjunto eficiente para não passar por apuros em termos de desempenho, além de consumo de combustível razoavelmente bom. A performance é derivada do motor que desenvolve 116 cv a 5.500 rpm e 16,3 kgf.m de torque a 2.000 giros. Ele trabalha com um câmbio de seis velocidades, com modo sequencial apenas via teclinha na manopla.

O conjunto trabalha tão bem que parece entregar até mais vigor do que a ficha técnica informa. O carro tem respostas ligeiras de aceleração e retomadas, muito por conta da entrega de torque em baixa rotação, além de uma transmissão que entende rapidamente qual tocada o motorista deseja para a sua viagem.

É verdade que o conjunto apresenta alguns gargalos em acelerações a partir da inércia, mas isso não chega a causar estresse.

Motor do Onix Plus Midnight é o 1.0 turbo de 116 cv com câmbio automático de seis velocidades
Crédito: Fabio Gonzalez/Divulgação
toggle button

Em termos de consumo de combustível, o Onix Plus Midnight apresenta médias de 12 km/l e 8,6 km/l na cidade, enquanto o desempenho na estrada é de 15 km/l e 10,9 km/l, sempre na ordem gasolina e etanol. Os dados são do Inmetro.

Ainda sobre dirigibilidade, é preciso destacar que a suspensão tem acerto mais macio em relação ao hatch. É a evidência de que a proposta do sedã mira conforto e suavidade.

Outra característica marcante do modelo de 4,47 metros de comprimento é o bom espaço para os ocupantes. O entre-eixos é de 2,60 m, enquanto a largura chega a 1,73 m. Quem tem estatura mediana viaja com tranquilidade. Mesmo assim, o porta-malas não foi comprometido. Tem 469 litros e faz inveja até a alguns SUVs.

Seguro em destaque

Na cabine, o modelo já tem tela da central multimídia com 8 polegadas
Crédito: Fabio Gonzalez/Divulgação
toggle button

O Chevrolet Onix Midnight também vai bem em pós-venda, com destaque para o seguro. A apólice mais em conta apresentada pelo AutoCompara é de R$ 2.755,90. O perfil de segurado é homem, 45 anos, morador da Zona Sul de São Paulo (SP).

Já em relação a revisões, a GM trabalha com serviços de preço fixo. Ao somarmos os seis primeiros, com rodagem de até 60.000 quilômetros, temos um total de R$ 3.248.

Assim, é possível dizer que a configuração Midnight acompanha a boa oferta proposta pela linha Onix Plus. A versão testada traz apetrechos estéticos caprichados, com estilo já muito procurado por donos de Chevrolet no mercado de customização. Como traz tudo de série, não deve causar dores de cabeça na hora da revenda.

Assista ao vídeo com o Onix Plus Midnight

Ficha Técnica

CHEVROLET - ONIX - 2021
1.0 TURBO FLEX PLUS PREMIER MIDNIGHT AUTOMÁTICO
R$ 87080

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 12,6:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 2
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Econo.flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 116/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 16,8/2000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 116/5500
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 16,3/2000
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10,9
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,0
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 15,0
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4474
  • Largura (mm)
  • 1730
  • Altura (mm)
  • 1470
  • Entre-eixos (mm)
  • 2600
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 44
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 469

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 195/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 195/55
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso9.0
  • Tecnologia9.4
  • Vida a bordo9.2
  • Desempenho9.2
  • Opinião do repórter9.3
  • + Design
  • + Espaço
  • - Ausência de alguns itens de série
  • - Acelerações
 
9.2

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
Compartilhar
Comentários
Wid badge