Chevrolet Onix Plus Premier 2020

Onix Plus Premier é, hoje, o melhor sedã compacto

Avaliamos a versão topo de linha do modelo da Chevrolet, que assumiu a liderança de seu segmento logo que foi lançado

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 16,8/2000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,6 km/litro
      Estrada: 10,9 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 469 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.7

Overview

Sedã compacto com motor 1.0 turbo, câmbio automático de seis marchas, cinco estrelas de segurança e grande pacote de equipamentos.


  • + Motor turbo
  • + Lista de equipamentos
  • + Conectividade
  • + Preço e proposta
  • - Espaço interno
 
  • 4.5 Estrela icone
  • 4.5 de 5 estrelas
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Hoje vamos falar sobre as sensações ao volante do Chevrolet Onix Plus Premier e te provar porque ele é o melhor sedã compacto à venda no Brasil. Testamos a versão topo de linha, que tem etiqueta de R$ 80.790 - mas pode chegar a R$ 85.490 se equipada com pintura metálica e o único pacote opcional, que adiciona à lista de equipamentos o assistente de estacionamento e o alerta de ponto cego.

O carro que avaliamos é justamente da configuração completaça. Motor turbo extremamente eficiente e super econômico, um pacote de equipamentos bastante recheado, itens de conforto e conectividade que só eram vistos em automóveis de luxo e as cincos estrelas de segurança nos testes do Latin NCAP são seus maiores destaques. Acompanhe.

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Por que comprar um Onix Plus Premier?

Vamos começar pela proposta. Ele custa R$ 85.490, valor que, de fato, não é barato se visto de maneira isolada. Mas que fica atraente quando o comparamos com o do rival Volkswagen Virtus, outro bom carro da categoria, que atualmente cobra mais de R$ 96 mil pela versão equivalente - a Comfortline 200 TSI, que também é equipada com motor 1.0 turbo.

Equipamentos? Compare lista com lista com os concorrentes e chegue à conclusão que o modelo da Chevrolet é mais equipado que todos. Entre os destaques, precisamos falar da central multimídia MyLink de última geração; do sistema de concierge OnStar, ativado por um botão no retrovisor; pela oferta de internet wi-fi a bordo e por mimos como o alerta de ponto cego, carregador de celular por indução e sistema de estacionamento automático.

Espaço interno razoável

Ah, mas tem sedã compacto dessa categoria que é mais espaçoso que o Onix Plus. Esse é um bom argumento, porque é verdade. O Nissan Versa, que agora se chama V-Drive, e o próprio Volkswagen Virtus são maiores, mais espaçosos e têm mais porta-malas que o do Onix Plus Premier - e se isso for critério decisivo para sua compra, vale dar uma consultada nos rivais.

Agora, isso tudo também não significa que o carro da GM seja apertado. O espaço interno evoluiu muito se comparado ao antigo Prisma: são 19,4 cm a mais de comprimento e 7,2 cm adicionais de entre-eixos, o que se traduz em ótima área para as pernas de quem vai atrás - mesmo com o banco do motorista posicionado para alguém de 1,80 m. O vão para a cabeça também agrada, assim como o porta-malas de 469 litros.

Espaço interno do Onix Plus não é ruim e melhorou muito se comparado ao do Prisma. Mas perde para o do Virtus
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Pé embaixo...

Hora de acelerar. Entro no carro e a primeira coisa que faço é curtir a posição de dirigir, mais baixa e perto do assoalho, portanto mais divertida. O volante também me agrada: tem boa empunhadura, base achatadinha e aquele diâmetro menor que um convencional. Me conecto à rede wi-fi e ainda coloco o celular para recarregar sem fio. Parece que estamos em um carro do segmento de entrada?

Hora de dar a partida, que no Onix Plus Premier é por botão. As primeiras arrancadas impressionam por conta do bom torque - são 116 cv de potência e 16,8 kgf.m com etanol. Não é um desempenho poderoso como o do Virtus 1.0 TSI, que tem 20,4 kgf.m e pegada mais esportiva, mas é suficiente para rodar na cidade e na estrada. Segundo a Chevrolet, com etanol, ele faz  0 a 100 km/h em 9,6 segundos.

Em curvas, o Onix também demonstra bom comportamento, mesmo com o entre-eixos relativamente comprido (2,60 m). Super "na mão", ele responde bem aos comandos e oferece até certa diversão.

O câmbio automático de seis marchas tem trocas rápidas e suaves que "entendem" rapidamente as decisões do motorista, mas somente pelo comportamento do pé por meio de kickdowns, já que não oferece borboletas para trocas manuais - até existe um botão na parte lateral da manopla para fazê-las, mas é tão confuso que é melhor seguir com as trocas convencionais.

Chevrolet Onix Plus 2

Chevrolet Onix Plus é a melhor opção de sedã compacto que você encontra hoje no Brasil

Consumo excelente

Meu pé não é leve. Mesmo assim conquistei a excelente média de 14 km/litro com etanol no tanque ao rodar predominantemente em estrada, embora o percurso tenha incluído alguns trechos de cidade. Na prática, o carro é um verdadeiro monstro do consumo.

Os pneus do carro, embora não sejam feitos para melhorar a economia de combustível, certamente contribuíram para aferição tão significativa - o Onix Plus Premier usa as medidas 195/55 R16.

O peso de 1.117 kg com certeza foi outro fator decisivo. Segundo a GM, comparada à geração anterior, a estrutura usa 17% a mais de aços de alta resistência e, mesmo assim, teve redução de peso - 6 kg na suspensão e 15 kg no motor.

Conclusão: o Onix Plus Premier, mesmo quase R$ 7 mil mais caro hoje se comparado ao preço de sua época de lançamento, em novembro de 2019, ainda é a melhor opção para quem busca um sedã compacto. É bonito, moderno, conectado, seguro, econômico e divertido. Quer mais o quê?

 

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

CHEVROLET - ONIX - 2020
1.0 TURBO FLEX PLUS PREMIER AUTOMÁTICO
R$ 80790

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 12,6:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 2
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Econo.flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 116/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 16,8/2000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 116/5500
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 16,3/2000
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10,9
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,0
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 15,0
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4474
  • Largura (mm)
  • 1730
  • Altura (mm)
  • 1470
  • Entre-eixos (mm)
  • 2600
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 44
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 469

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 195/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 195/55
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso9.6
  • Tecnologia10.0
  • Vida a bordo9.5
  • Desempenho9.7
  • Opinião do repórter9.8
  • + Motor turbo
  • + Lista de equipamentos
  • + Conectividade
  • + Preço e proposta
  • - Espaço interno
 
9.7

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