Chevrolet Onix Plus Premier 4568

Onix Plus Premier: um sedã completo e... acessível

Mostramos quais são os predicados que ajudam a explicar a presença do modelo da Chevrolet no topo do ranking dos sedãs

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 16,8/2000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,6 km/litro
      Estrada: 10,9 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 469 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.1

Overview

Com bom espaço interno, ótima lista de equipamentos e baixo consumo de combustível, o Onix Plus Premier tem vários atributos para encantar o cliente.


  • + Consumo de combustível
  • + Espaço interno
  • + Lista de equipamentos
  • + Conectividade
  • + Visual
  • - Porta-malas
  • - Suspensão firme
 
  • 3.1 Estrela icone
  • 3.1 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Onix Plus Premier: um sedã completo e... acessível
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Chevrolet Onix Plus é quase um sinônimo de sedã compacto no mercado de carros zero-quilômetro. Com mais de 51 mil unidades emplacadas no acumulado de 2022 até setembro, o modelo é, de longe, o três volumes mais vendido do Brasil.

Mas em um segmento com várias opções interessantes, como o Hyundai HB20S, o Fiat Cronos e o Volkswagen Virtus, qual será o segredo do Onix três volumes para se destacar frente aos concorrentes?

Para tentar desvendar a fórmula do sucesso, testamos o Onix Plus em sua versão topo de linha Premier, com todos os opcionais disponíveis no catálogo. Quer saber como o modelo se saiu? Te contamos nas próximas linhas. Confira abaixo também o nosso teste em vídeo:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O Chevrolet Onix Plus Premier 2023:

Chevrolet Onix Plus Premier 4542
O Chevrolet Onix Premier agrada pela carroceria de linhas sóbrias e que remetem ao médio Cruze
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

O visual do sedã

Lançado em setembro de 2019, o Onix Plus acabou de completar três anos de mercado sem grandes mudanças no visual.

Na linha 2023, por exemplo, a versão Premier do sedã incorporou apenas novas rodas de 16 polegadas e um friso cromado nas maçanetas das portas. E só. Mesmo assim, o Chevrolet ainda agrada bastante, com uma carroceria de linhas bem marcantes e sóbrias, com elementos que ligam o modelo compacto ao médio Cruze.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Crédito: Divulgação/Auto Compara
toggle button

O Onix Plus é um dos compactos mais compridos do mercado. Característica que, quando combinada aos três volumes bem marcantes, faz do Chevrolet um carro sob medida para agradar aos clientes que admiram os sedãs mais tradicionais.

 

Chevrolet Onix Plus Premier (13)
O interior do Onix Plus Premier pode combinar as tonalidades preto e caramelo ou cinza e preto
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Por dentro

No interior do Onix Plus, os ocupantes encontram a mesma sobriedade vista do lado de fora. Enquanto alguns concorrentes já recorrem ao painel digital, o sedã da Chevrolet, mesmo nesta versão de topo Premier, ainda usa a combinação dos mostradores analógicos com uma tela multifunção monocromática de 3,5 polegadas no centro.

Faltam materiais macios ao toque e alguns plásticos têm rebarbas. Por outro lado, o cliente pode escolher o interior em preto e caramelo ou em preto e cinza. Essa possibilidade de escolher diferentes cores para a cabine é algo que normalmente se vê apenas em modelos premium.

 

Chevrolet Onix Plus Premier (14)
O espaço no banco traseiro é um dos pontos fortes do Chevrolet Onix Plus
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

O Onix Plus tem 4,47 m de comprimento, 1,47 m de altura, entre-eixos de 2,60 m e 1,73 m de largura.

Essas medidas posicionam o Chevrolet abaixo apenas do Volkswagen Virtus entre os maiores sedãs compactos do mercado. E isso que se reflete no espaço disponível para os passageiros.

Já o porta-malas leva 469 litros, um volume que não impressiona frente aos concorrentes. Mas que é mais do que suficiente para a proposta do carro.

 

Chevrolet Onix Plus Premier (18)
Faróis com acendimento automático, chave presencial e piloto automático são de série desde o pacote básico
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Equipamentos

Além do bom espaço interno, o Chevrolet Onix Plus Premier tem uma lista de equipamentos bem recheada desde o pacote mais básico.

De série, tem seis airbags, faróis com acendimento automático, bancos de couro, câmera de ré, carregador de celular por indução, chave presencial, multimídia com tela de oito polegadas e Apple CarPlay, controlador automático de velocidade de cruzeiro, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.

Chevrolet Onix Plus Premier (19)
A multimídia do Onix Plus Premier pode ter Wi-Fi e pareamento sem fio
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Como opcionais, o sedã pode sair de fábrica ainda com assistente de estacionamento automático, monitor de pontos cegos, multimídia com Android Auto, Wi-Fi nativo e projeção sem fio, além do ar-condicionado automático digital.

Com turbo e injeção multiponto, o esforçado motor 1.0 desenvolve 116 cv
Crédito: Ricardo Rollo
toggle button

Mecânica

O Chevrolet Onix Plus Premier tem motor 1.0 de três cilindros, com turbo e injeção multiponto. Esse propulsor desenvolve 116 cv de potência e até 16,8 kgf.m de torque, e é combinado a um câmbio automático de seis marchas.

O sedã vai de zero a 100 km/h em 10,4 segundos e atinge 187 km/h de velocidade máxima - números que ficam dentro da média do segmento.  Diferente do consumo de combustível, que bota o Onix Plus Premier entre os automóveis mais econômicos do Brasil.

Segundo o Inmetro, com gasolina o sedã da Chevrolet registra médias de consumo de 12,3 km/l (cidade) e 16,8 km/l (estrada). Esse consumo rodoviário, aliás, é melhor que o registrado pelo Renault Kwid, um modelo bem menor e mais barato, mas que roda, no máximo, 15,7 km/l.

O painel com instrumentos analógicos combina com o visual externo mais tradicional
toggle button

Ao volante

A posição de dirigir do Onix Plus é alta, mas não causa incômodo como em outros modelos com a mesma característica. O assento tem regulagem de altura, enquanto a coluna de direção pode ser ajustada em altura e profundidade.

Vale ressaltar a facilidade de acesso aos botões no painel e ao porta-objetos com o carregador de celular por indução. Por outro lado, o volante multifuncional poderia ter melhor empunhadura. Para chegar em alguns botões de maneira confortável, é preciso reposicionar a mão para fora da posição ideal "9h15".

Após dar "start" no botão de partida e sair dirigindo, uma característica que exige uma adaptação do motorista é o atraso nas respostas do acelerador abaixo de 2 mil rpm. Por vezes, você acaba pisando mais fundo para equalizar essa característica e acaba acelerando em excesso.

Já acima dessa marca, o conjunto agrada pelas trocas suaves de marcha e pelo bom desempenho. No acerto dinâmico, a direção é comunicativa, enquanto a suspensão vai agradar mais aos motoristas que valorizam um acerto mais firme. Garante a estabilidade na estrada, embora sacrifique o conforto em pisos irregulares.

O Onix Plus Premier combina boas características com um preço bem competitivo
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Mercado

O Chevrolet Onix Plus Premier parte de R$ 110.580. Mas o carro com todos os opcionais disponíveis, como esse que você vê nas fotos, custa a partir de R$ 115.080.

Mesmo assim, é um ótimo preço dentro da sua categoria, levando em consideração que o sedã da Chevrolet oferece mais equipamentos de conforto e segurança que concorrentes como o Honda City EX (R$ 114.300), o Volkswagen Virtus Comfortline (R$ 113.880) e o Hyundai HB20S Platinum (R$ 112.290).

Basta adicionar a essa mistura o bom espaço interno e o conjunto mecânico - que se destaca também pelo baixo consumo de combustível -, e o resultado é um carro com uma  equilibrada lista de bons atributos. O impacto disso é visto nas vendas.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

CHEVROLET - ONIX - 2023
1.0 TURBO FLEX PLUS PREMIER AUTOMÁTICO
R$ 113390

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 12,6:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 12
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Econo.flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 116/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 16,8/2000
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 116/5500
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 16,3/2000
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10,9
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,0
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 15,0
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4474
  • Largura (mm)
  • 1730
  • Altura (mm)
  • 1470
  • Entre-eixos (mm)
  • 2600
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 44
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 469

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 195/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 195/55
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso9.3
  • Tecnologia9.3
  • Vida a bordo8.9
  • Desempenho8.8
  • Opinião do repórter8.8
  • + Consumo de combustível
  • + Espaço interno
  • + Lista de equipamentos
  • + Conectividade
  • + Visual
  • - Porta-malas
  • - Suspensão firme
 
9.1

Compartilhar
Comentários