Com bom espaço interno, ótima lista de equipamentos e baixo consumo de combustível, o Onix Plus Premier tem vários atributos para encantar o cliente.
O Chevrolet Onix Plus é quase um sinônimo de sedã compacto no mercado de carros zero-quilômetro. Com mais de 51 mil unidades emplacadas no acumulado de 2022 até setembro, o modelo é, de longe, o três volumes mais vendido do Brasil.
Mas em um segmento com várias opções interessantes, como o Hyundai HB20S, o Fiat Cronos e o Volkswagen Virtus, qual será o segredo do Onix três volumes para se destacar frente aos concorrentes?
Para tentar desvendar a fórmula do sucesso, testamos o Onix Plus em sua versão topo de linha Premier, com todos os opcionais disponíveis no catálogo. Quer saber como o modelo se saiu? Te contamos nas próximas linhas. Confira abaixo também o nosso teste em vídeo:
Lançado em setembro de 2019, o Onix Plus acabou de completar três anos de mercado sem grandes mudanças no visual.
Na linha 2023, por exemplo, a versão Premier do sedã incorporou apenas novas rodas de 16 polegadas e um friso cromado nas maçanetas das portas. E só. Mesmo assim, o Chevrolet ainda agrada bastante, com uma carroceria de linhas bem marcantes e sóbrias, com elementos que ligam o modelo compacto ao médio Cruze.
O Onix Plus é um dos compactos mais compridos do mercado. Característica que, quando combinada aos três volumes bem marcantes, faz do Chevrolet um carro sob medida para agradar aos clientes que admiram os sedãs mais tradicionais.
No interior do Onix Plus, os ocupantes encontram a mesma sobriedade vista do lado de fora. Enquanto alguns concorrentes já recorrem ao painel digital, o sedã da Chevrolet, mesmo nesta versão de topo Premier, ainda usa a combinação dos mostradores analógicos com uma tela multifunção monocromática de 3,5 polegadas no centro.
Faltam materiais macios ao toque e alguns plásticos têm rebarbas. Por outro lado, o cliente pode escolher o interior em preto e caramelo ou em preto e cinza. Essa possibilidade de escolher diferentes cores para a cabine é algo que normalmente se vê apenas em modelos premium.
O Onix Plus tem 4,47 m de comprimento, 1,47 m de altura, entre-eixos de 2,60 m e 1,73 m de largura.
Essas medidas posicionam o Chevrolet abaixo apenas do Volkswagen Virtus entre os maiores sedãs compactos do mercado. E isso que se reflete no espaço disponível para os passageiros.
Já o porta-malas leva 469 litros, um volume que não impressiona frente aos concorrentes. Mas que é mais do que suficiente para a proposta do carro.
Além do bom espaço interno, o Chevrolet Onix Plus Premier tem uma lista de equipamentos bem recheada desde o pacote mais básico.
De série, tem seis airbags, faróis com acendimento automático, bancos de couro, câmera de ré, carregador de celular por indução, chave presencial, multimídia com tela de oito polegadas e Apple CarPlay, controlador automático de velocidade de cruzeiro, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.
Como opcionais, o sedã pode sair de fábrica ainda com assistente de estacionamento automático, monitor de pontos cegos, multimídia com Android Auto, Wi-Fi nativo e projeção sem fio, além do ar-condicionado automático digital.
O Chevrolet Onix Plus Premier tem motor 1.0 de três cilindros, com turbo e injeção multiponto. Esse propulsor desenvolve 116 cv de potência e até 16,8 kgf.m de torque, e é combinado a um câmbio automático de seis marchas.
O sedã vai de zero a 100 km/h em 10,4 segundos e atinge 187 km/h de velocidade máxima - números que ficam dentro da média do segmento. Diferente do consumo de combustível, que bota o Onix Plus Premier entre os automóveis mais econômicos do Brasil.
Segundo o Inmetro, com gasolina o sedã da Chevrolet registra médias de consumo de 12,3 km/l (cidade) e 16,8 km/l (estrada). Esse consumo rodoviário, aliás, é melhor que o registrado pelo Renault Kwid, um modelo bem menor e mais barato, mas que roda, no máximo, 15,7 km/l.
A posição de dirigir do Onix Plus é alta, mas não causa incômodo como em outros modelos com a mesma característica. O assento tem regulagem de altura, enquanto a coluna de direção pode ser ajustada em altura e profundidade.
Vale ressaltar a facilidade de acesso aos botões no painel e ao porta-objetos com o carregador de celular por indução. Por outro lado, o volante multifuncional poderia ter melhor empunhadura. Para chegar em alguns botões de maneira confortável, é preciso reposicionar a mão para fora da posição ideal "9h15".
Após dar "start" no botão de partida e sair dirigindo, uma característica que exige uma adaptação do motorista é o atraso nas respostas do acelerador abaixo de 2 mil rpm. Por vezes, você acaba pisando mais fundo para equalizar essa característica e acaba acelerando em excesso.
Já acima dessa marca, o conjunto agrada pelas trocas suaves de marcha e pelo bom desempenho. No acerto dinâmico, a direção é comunicativa, enquanto a suspensão vai agradar mais aos motoristas que valorizam um acerto mais firme. Garante a estabilidade na estrada, embora sacrifique o conforto em pisos irregulares.
O Chevrolet Onix Plus Premier parte de R$ 110.580. Mas o carro com todos os opcionais disponíveis, como esse que você vê nas fotos, custa a partir de R$ 115.080.
Mesmo assim, é um ótimo preço dentro da sua categoria, levando em consideração que o sedã da Chevrolet oferece mais equipamentos de conforto e segurança que concorrentes como o Honda City EX (R$ 114.300), o Volkswagen Virtus Comfortline (R$ 113.880) e o Hyundai HB20S Platinum (R$ 112.290).
Basta adicionar a essa mistura o bom espaço interno e o conjunto mecânico - que se destaca também pelo baixo consumo de combustível -, e o resultado é um carro com uma equilibrada lista de bons atributos. O impacto disso é visto nas vendas.
CHEVROLET - ONIX - 2023 |
1.0 TURBO FLEX PLUS PREMIER AUTOMÁTICO |
R$ 113390 |
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