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Peugeot 208 Style é de fato bom, bonito e barato

Aceleramos a versão de melhor custo-benefício do hatch, que tem motor 1.0 e ótima lista de equipamentos por R$ 83.990

por André Deliberato

Imaginem um carrinho completaço, bonito, tecnológico, extremamente econômico e seguro na faixa dos R$ 80 mil. Loucura pensar que hoje em dia seja difícil achar um desses, né?
Confesso que é até meio inviável pensar nisso em 2022, mas esse carro existe, e estamos falando do Peugeot 208 na versão Style, que usa o motor 1.0 Firefly de três cilindros da Fiat e custa atualmente R$ 83.990. Vem comigo para conhecer o ótimo custo-benefício dessa versão!
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A proposta do Peugeot 208 Style

Esse carro foi mostrado há alguns meses pelo preço de R$ 79.990. Sabemos que isso não é pouca grana, e até que o valor já aumentou em R$ 4 mil, mas se considerarmos que hoje em dia quase não existe SUV compacto por menos de R$ 120 mil e que R$ 80 mil é o valor das versões de entradas de hatches como Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, o olho já cresce, né?
Ainda mais quando os principais equipamentos desse modelo são os belos faróis e lanternas full LED, a central multimídia colorida com Carplay e Android Auto sem fio, as rodas de liga leve de 16 polegadas pintadas de preto, o carregador de celular sem fio no console e o teto panorâmico. Sim, é tudo item de série.
https://youtu.be/FkHzVuv-2e8
Outra coisa: o desenho também é bem estiloso. Vale dizer que o Peugeot 208 Style tem 4,06 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,45 m de altura e 2,54 m de entre-eixos.
Na frente, os maiores destaques são os faróis completamente em LED, que representam a marca do leão da Peugeot graças às garrinhas, embora o dente de sabre venha de um... tigre.
Nas laterais, o que mais chama a atenção são as rodas em tom escurecido e o teto panorâmico - que não pode ser aberto, mas já mostra o bom nível de sofisticação que esse carro traz para essa categoria.
Atrás o desenho é bonitinho e as lanternas também imitam as garras de um leão. Mas temos que admitir: esse é um dos designs mais bacanas desse segmento. Discorda? Deixa aí nos comentários que depois vamos dar uma olhada!

Por dentro

Note que a cabine do 208 é mais uma entre os modelos da Peugeot que tem o chamado i-cockpit, que é aquele esquema de visualização do quadro de instrumentos por cima do volante. Ainda que o cluster não seja digital, acho diferenciado ter essa tecnologia em um carro dessa faixa de preço.
Mas não é só isso. O 208 tem direção elétrica, ar-condicionado, central multimídia colorida com Carplay e Android Auto sem fio, carregador de celular sem fio em um compartimento que esconde o telefone, duas entradas USB e o teto panorâmico que não pode ser aberto, mas que muda o clima da cabine.
Ok, o acabamento não é primoroso e há excesso de plástico. A chave também não é presencial, portanto não há botão de partida, e os faróis precisam ser ligados e desligados de maneira manual, já que não existe sensor de luz. Mas, cá entre nós: sabemos que se o carro tivesse esses equipamentos, o preço já encostaria lá nos R$ 100 mil...

E quem vai lá atrás?

O foco foi para o espaço interno, e não para o porta-malas, que tem apenas 265 litros de capacidade. Não podemos esquecer que falamos de um hatch compacto de quatro portas que muitas famílias irão comprar.
Por isso, ponto positivo para o espaço traseiro, que na minha opinião é regular para dois adultos ou três crianças, embora tenha área inviável para três pessoas maiores. Duas crianças vão muito bem.
Mas não espere por muito mais coisa além disso. Não há saídas de ar ou entrada USB para carregar um aparelho eletrônico. Pelo menos existe um porta-objetos no fim do console e o mínimo exigido por lei em termos de segurança, como encostos de cabeça e cinto de três pontos para os três passageiros. Os vidros também são elétricos. Mas é só.

Hora do teste dinâmico

Bom, hora de guiar o Peugeotzinho e logo de cara podemos dizer que esse motor Firefly casou muito bem com esse hatch, que é feito sobre a moderna plataforma CMP da PSA.
O carro é ligeiro, ainda que seja um 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm de torque. As respostas são muito boas - principalmente por conta do peso do carro, de apenas 1.102 kg - e a entrega de torque e potência acontece de boa maneira, graças à eficiente caixa de câmbio manual de cinco marchas.
Mas, sem dúvida, se a transmissão fosse um pouquinho melhor, como as dos carros da Volks, esse 208 poderia até ser considerado divertido de dirigir. Na prática, tem um conjunto bem equilibrado para a proposta do carro.

Segundo a Stellantis, o 208 faz de zero a 100 km/h em 13,4 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 162 km/h.
Faz curva legal, freia bem e ainda aguenta os trancos do asfalto brasileiro. O sistema de suspensão também é muito bem acertado - tem construção tradicional, do tipo  McPherson na dianteira e com eixo de torção na traseira.
Mas e o consumo? Bom, é nessa hora que um carro 1.0 se destaca e com o 208 Style não é diferente. De acordo com dados oficiais, esse modelo faz 9,6 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, e 13,6 km/l e 15,5 km/l, respectivamente, com gasolina.
Em nossas mãos, registramos 10,5 km/l com etanol e com o ar-condicionado ligado. Bom, né?

Pois bem...

Bom meus amigos, a conclusão desse teste é óbvia e direta: o Peugeot 208 Style tem, hoje, uma das melhores propostas em termos de conteúdo e custo-benefício da categoria, além de ser um dos carrinhos mais bem feitos e estilosos do segmento.
É difícil encontrar um modelo tão completo, tecnológico e econômico hoje em dia nesse valor. E isso conta muito.

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