Os fãs dos 4x4 raiz até hoje se incomodam. Mas o público só se interessa mesmo é pelo visual aventureiro dos SUVs. Tanto que a estética da moda está até mesmo em carros com clara aptidão para cortar apenas as vias asfaltadas das selvas urbanas. Pois o SUV elétrico Peugeot e-2008 se encaixa exatamente no caso que citei acima.
Apesar da cara de utilitário esportivo, o compacto elétrico reúne características para agradar justamente a quem está em busca de um automóvel para enfrentar o trânsito urbano.
Quer saber mais sobre as minhas impressões? Confira nas linhas a seguir e não deixe de assistir também ao meu teste em vídeo.
Depois de agradar no lançamento, naquele primeiro (e breve) contato na pista, agora chegou a vez de testar o Peugeot e-2008 no uso cotidiano.
Com 4,30 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,61 m de entre-eixos, o SUV é maior que o 2008 de primeira geração - que segue em produção em Porto Real (RJ). Mas ainda tem o tamanho justo para frequentar vagas de supermercado sem ser trambolhudo demais.
Importado da Espanha e feito sobre a mesma base CMP do e-208 (e também do argentino 208 a combustão e do brasileiro Citroën C3), o e-2008 tem o mesmo visual externo de linhas ousadas do hatch elétrico, mas consegue exibir uma praticidade ainda maior.
Com 17,4 cm de altura livre para o solo (3 cm a mais em relação ao e-208), o Peugeot e-2008 escapa daquelas raladas nas saídas das rampas dos prédios, enquanto os pneus 215/55 R18, mais borrachudos, tornam mais confortáveis os passeios em pistas de asfalto irregular.
As dimensões externas mais generosas fazem com que o e-2008 se destaque também em espaço interno, um ponto em que o e-208 não é tão generoso.
A cabine comporta quatro adultos com conforto, enquanto o porta-malas, de 434 litros, tem espaço de sobra para levar, ao mesmo tempo, as compras de supermercado e - no meu caso -um carrinho de bebê.
Mas o ponto positivo do modelo é o posto de pilotagem. Seguindo o estilo e-cockpit que marca os Peugeot da última década, oferece uma posição de dirigir que pode parecer estranha nos primeiros momentos, mas faz todo sentido no longo prazo.
Apesar do apelo SUV, o motorista não se acomoda como se visse o mundo de cima. Combinado ao volante de pequenas dimensões, faz com que seja muito tranquilo achar uma posição confortável para guiar e, ao mesmo tempo, ter plena visualização dos instrumentos no painel.
Mas não é só isso. Além das várias tomadas USB (são duas na traseira e outras duas na dianteira), o e-2008 ainda oferece um curioso porta-objetos que permite carregar o celular por indução e cuja tampa ainda se transforma em um suporte para celular. Outro ponto de destaque da cabine do e-2008 é o bom acabamento interno.
O e-2008 tem ar-condicionado automático, bancos de couro com aquecimento nos assentos dianteiros, multimídia de 10 polegadas, teto solar panorâmico, painel configurável, faróis de LED com acendimento automático, sensor de chuva, chave presencial e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Já o pacote de assistente eletrônicos tem frenagem autônoma, farol alto automático, monitor de pontos cegos, assistente de manutenção em faixa e controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro com reconhecimento de placas de velocidade.
O Peugeot e-2008 está equipado com um motor elétrico dianteiro de 136 cv e 26,5 kgf.m de torque. Diferentemente do que se espera de um carro elétrico, o e-2008 não é um foguete nas arrancadas.
Acelera de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e tem um comportamento muito mais próximo ao de um automóvel a combustão que de um veículo a bateria.
Isso não quer dizer que o elétrico da Peugeot seja um carro lento. Oferece rendimento mais do que suficiente para o uso diário e chega até a empolgar (um pouco) quando é selecionada a opção Sport, a mais apimentada das três disponíveis no seletor de modos de condução (que tem também as opções Eco e Normal).
Um ponto comum com outros carros feitos sobre a base CMP, e que também está presente nesse SUV elétrico, é o bom acerto de suspensão e direção.
As molas e os amortecedores são competentes em garantir o conforto em pisos irregulares, mas ao mesmo tempo evitam a inclinação excessiva da carroceria em uma tocada mais arrojada.
Já a direção tem uma acerto que normalmente não se espera ver em um SUV: é bem direta e comunicativa, com respostas ágeis em altas velocidades e leveza nas manobras em baixa velocidade.
O Peugeot e-2008 é alimentado por um bateria de 50 kWh, que garante uma autonomia de até 345 quilômetros. Uma marca que não chega a impressionar - e que é mais um fato que torna o SUV uma escolha mais adequada para o uso urbano.
O e-2008 está disponível no mercado brasileiro na versão única GT, a partir de R$ 259.990. Esse valor posiciona o modelo acima do e-208 (R$ 219.990) e na mesma faixa de hatches elétricos como o Mini Elétrico (R$ 257.990) e o Fiat 500e (R$ 255.990).
Além do preço agressivo, o SUV da Peugeot encanta pelo comportamento dinâmico (digno de muitos hatches) e pela combinação de lista de equipamentos bem completa, acabamento caprichado e espaço interno superior ao dos concorrentes elétricos na mesma faixa de preço.
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