Gwm Ora 03 Gt (4)

Primeiras impressões: GWM Ora 03 GT

Cheio de personalidade, o hatch elétrico chega para ser uma alternativa ao BYD Dolphin Plus e a outros modelos plugados


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Foi-se o tempo em que os carros elétricos de entrada eram automóveis puramente práticos. Mesmo esses carros plugados mais acessíveis estão até mais atraentes que alguns veículos a combustão do mesmo porte, esbanjando custo-benefício ou, em alguns casos, chamando a atenção pelo visual marcante. Esse é o caso do GWM Ora 03 GT, a versão de topo do primeiro elétrico que a marca lançou no mercado brasileiro.

Aqui no WM1, já falamos sobre o Ora 03 GT em outras ocasiões. Mas esta foi a primeira vez que eu tive a oportunidade de guiar o hatch elétrico da GWM. Um passeio breve, de apenas 40 minutos pelas ruas e avenidas de São Paulo. Mas foi o suficiente para as primeiras (boas) impressões a respeito do modelo.

Ora 03 GT: primeiras impressões

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Gwm Ora 03 Gt (2)
O Ora 03 GT exibe uma carroceria de linhas bem exóticas e com muita personalidade
Crédito: Divulgação
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Por fora

Com 4,25 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,60 m de altura e entre-eixos de 2,65 m, o Ora 03 GT tem dimensões externas maiores que as do BYD Dolphin Plus. Mas enquanto o concorrente tem um melhor aproveitamento de espaço e uma pegada mais família, o GWM escolhe ousadia e esportividade.

O Ora GT 03 mexe com as emoções antes mesmo de você entrar no carro. Gastei um tempinho tentando analisas os detalhes da carroceria e mesmo assim não consegui chegar a uma conclusão sobre o que eu achei do visual do carro.

O resultado final pode não agradar a todos. Mas não dá para negar que o elétrico da GWM transmite a sensação de ser mais caro do que realmente é. Algo que é reforçado por detalhes exóticos, como as lanternas embutidas no vidro traseiro.

O interior do Ora 03 GT é (um pouco) mais conservador, mas tem acabamento de qualidade
Crédito: Divulgação
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Por dentro

O Ora 03 GT é um carro ousado por fora. Mas a GWM resolveu segurar a emoção ao desenhar o interior do hatch elétrico. A cabine é minimalista, com uns poucos botões físicos e duas telas de 10,25 polegadas: uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia.

Um ponto positivo é o acabamento. O painel tem couro e material macio ao toque na parte superior. A maciez está presente também nas laterais das portas dianteiras. As peças se encaixam com precisão e a sensação é de estar a bordo de um compacto de marca premium.

O espaço interno fica dentro daquilo que se espera de um hatch compacto. Embora mais largo do que a média e com bom espaço para as pernas no banco traseiro, o Ora 03 ainda é um carro mais agradável para quatro adultos. Desde que eles não tenham muita bagagem, já que o porta-malas tem apenas 228 litros de capacidade.

Apesar da boa profundidade - e da tampa com abertura e fechamento automáticos -, o bagageiro é bem raso. É que, sob o piso do porta-malas, existe uma grossa placa de isopor onde são guardados o triângulo de sinalização e os componentes do kit de reparo de pneus. Necessário, já que o Ora 03 não tem estepe.

Equipamentos

A lista de equipamentos do Ora 03 GT tem sete airbags, sistema de direção semiautônomo, assistente de estacionamento automático, seletor de modos de condução, monitor de pontos cegos, frenagem autônoma, bancos de couro com ajustes elétricos, ventilação e massageador nos assentos dianteiros, painel digital, central multimídia, ar-condicionado automático, carregador de celular por indução, sensor de chuva, chave presencial, rodas de 18 polegadas, teto solar panorâmico e tampa do porta-malas motorizada.

Os bancos, de couro têm ajustes elétricos, ventilação e até massageador
Crédito: Divulgação
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Ao volante

Me acomodo ao volante do Ora 03 e fico bem satisfeito ao achar rapidamente a posição correta de guiar. O GWM trata bem o motorista: banco com ajustes elétricos - além de ventilação e massagem - e coluna de direção ajustável em altura e profundidade. O quadro de instrumentos é completo e exibe as informações com clareza, assim como a multimídia.

Sem botão de partida, o Ora 03 está ligado 100% do tempo:  basta pisar no freio e selecionar a posição "D" no comando giratório do câmbio para sair por aí. O motor reage com agilidade e responde bem ao comando do acelerador.

Afinal, estamos falando de um automóvel com propulsor de 171 cv e 25,5 kgf.m de torque, que acelera de zero a 100 km/h em 8,2 segundos. A suspensão equilibrada, o bom isolamento acústico e a direção leve fazem com que o hatch seja bem confortável de guiar, mesmo no modo de condução Sport.

Em certo ponto do passeio, acionei o controlador adaptativo de velocidade (de série nesta versão GT), e aproveitei para explorar as funções do Ora 03. Cheguei a duas conclusões: a primeira é que o carrinho realmente chama muita atenção (tamanho o número de cabeças viradas em minha direção). A outra é que o elétrico da GWM é um daqueles carros que pedem certo tempo para o motorista se acostumar com os comandos em posições incomuns.

E nem estou falando da alavanca do controlador de velocidade (na coluna de direção, no mesmo padrão dos Toyota). Um exemplo é o botão do seletor de modos de condução, que fica no painel, junto do ajuste de altura dos faróis. Já o volante tem os comandos invertidos em relação ao padrão de outras marcas, com os controles da multimídia na mão esquerda, enquanto os do painel digital estão na direita. Além de botões genéricos e um tanto confusos.

Em resumo: o Ora 03 GT não é um rojão como os elétricos com mais de 200 cv e é mais esportivo no visual do que no comportamento. Mas até dá para se empolgar (em linha reta) com as acelerações e retomadas feitas com pé embaixo.

Ao mesmo tempo, a bateria de 63 kWh permite que o motorista dê aquela esticada sem sentir culpa de sacrificar o alcance, já que a autonomia é de bons 319 quilômetros no ciclo brasileiro PBEV do Inmetro, que garante resultados mais realistas que no padrão WLTP usado no exterior.

O Ora 03 GT é uma boa pedida para os fãs de carros elétricos que querem chamar a atenção no trânsito
Crédito: Divulgação
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Vale a pena para quem?

O Ora 03 GT está disponível em pré-venda por R$ 184.000, com a entrega das primeiras unidades prevista para acontecer em novembro.

Além do BYD Dolphin Plus, o elétrico da GWM concorre em proposta com os elétricos Fiat 500e e Peugeot e-208 GT. Ambos são mais caros que o carro da marca chinesa.

Sem tanto foco em espaço interno, mas com uma recheadíssima lista de equipamentos e um design cheio de personalidade, o elétrico da GWM é um daqueles carros que parecem feitos sob medida para jovens descolados. No máximo, para um casal sem filhos. E certamente você vai chamar muito a atenção por onde passar.

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