Rampage Laramie 100

Rampage diesel é excelente opção às picapes médias

Aceleramos a versão Laramie com motor de 170 cv e gostamos; talvez as picapes médias não gostem tanto quanto nós...

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 38,8/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9,8 km/litro
      Estrada: 12,4 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 1055 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.4

Overview

A Ram Rampage Laramie é um bom produto, e vai sim roubar clientes de picapes médias de entrada. Ford Ranger e Chevrolet S10 que se cuidem!


  • + Conjunto mecânico
  • + Central multimídia
  • + Praticidade
  • - Espaço do banco traseiro
  • - Preço inicial
  • - Capacidade de carga
 
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Já escrevi isso uma vez, e vou escrever novamente sem o menor medo de ser repetitivo: a Ram Rampage é uma picape “abusada”! De porte intermediário, a “brutinha” acaba mostrando relativa superioridade em relação às suas adversárias diretas, ao mesmo tempo em que desafia com muita naturalidade as tradicionais picapes médias.

Depois de acelerar a versão topo de linha R/T com motor a gasolina de 272 cv de potência, tive a oportunidade de testar a opção mais cara com motor 2.0 a diesel de 170 cv, a Laramie, que agora parte de R$ 256.990, depois de receber um aumento de preço na semana passada.

E a sensação que tive é que a Rampage Laramie é um excelente produto, ao ponto de colocar algumas pulgas atrás da orelha de quem está pensando em comprar opções de entrada da Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier e até mesmo da Toyota Hilux.

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Eu explico no caminho do texto. Vem comigo...

Versão abusa mais dos cromados para seduzir os clientes mais tradicionais de picapes
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Ram Rampage Laramie

Visual da Ram 1500

Vale começar dizendo que essa configuração é a que mais remete em termos visuais com as irmãs maiores Ram 1500, 2500 e até 3500. E isso pelo fato de investir pesado nos detalhes cromados, algo que as outras têm e que de acordo com o time da Ram agrada muito o consumidor aficionado por picapes.

Grade frontal, molduras das janeiras, espelhos retrovisores externos e para-choque traseiro são cromados, e garantem uma personalidade mais clássica. Algo completamente diferente para a R/T, que seduz pelos detalhes escurecidos e busca maior esportividade.

As rodas de liga leve de 18 polegadas são “calçadas” com pneus Pirelli Scorpion 235/60 R18. Em termos de design, devo admitir que achei pouco ousada. Mas isso é uma questão de gosto...

Cromado está na grade frontal, capa dos espelhos retrovisores e para-choque traseiro
Crédito: Divulgação
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Interior clássico

Dentro da Rampage Laramie percebo que estamos em um universo mais picapeiro, de elementos que remetem mais ao mundo das caminhonetes. E isso é bom!

O teto é revestido de tom mais claro. O preto brilhante está em vários elementos, o cromado aparece também (mas sem o protagonismo do desenho externo), e o suede da versão R/T sai para dar espaço ao couro tradicional. Os plásticos duros estão presentes também, mas tudo está bem encaixado.

Acabamento abusa mais do couro, mas tem preto brilhante e plástico duro
Crédito: Divulgação
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Posição ao volante

“Vestir” uma Rampage Laramie é fácil. Com ajustes elétricos do banco do motorista, e regulagem de altura e profundidade da coluna de direção, é possível assumir uma posição muito confortável para dirigir horas e horas em uma rodovia, por exemplo.

Os bancos dianteiros são grandes, com abas laterais mais abertas. Nada de banco esportivo que fica “abraçando”. A ideia é gerar conforto, então nada como um assento que mais lembre uma poltrona, correto? Ah! Os bancos são revestidos em couro.

O volante multifuncional herdado de modelos da Jeep tem boa empunhadura, e os botões são de fácil acesso. Atrás, as “borboletas com asas pela metade” (shift paddle da Rampage, assim como de outros modelos do Grupo Stellantis, é menor) garantem as trocas manuais.

Ajustes elétricos do banco, e regulagem de altura e profundidade da direção ajudam a "vestir" a Ram
Crédito: Divulgação
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Ponto positivo para o ar-condicionado digital, automático e de duas zonas (tem saída central para os ocupantes do banco traseiro), para o painel de instrumentos totalmente digital e configurável e, claro, para a central multimídia com tela de 12,3 polegadas sensível ao toque, que é exclusiva da Rampage e é de muito fácil manuseio – tudo é intuitivo e muito rápido (nem preciso dizer que tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo...).

Veja também:

    Rodando com Rampage Laramie

    Chave no bolso, e então pressiono o botão para dar vida à Rampage. Além do celular que começa a carregar imediatamente (Rampage Laramie tem carregamento de smartphone por indução, o popular Wireless Charger), o ronco característico de um motor diesel invade a cabine.

    O propulsor é o já conhecido Multijet 2.0 turbodiesel de quatro cilindros que desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.750 rpm, e um torque de 38,8 kgf.m disponível a 1.750 giros. É um bloco bem esperto, especialmente pelo excelente trabalho da transmissão automática de 9 marchas.

    Motor Multijet é um velho conhecido, o que garante confiabilidade ao conjunto mecânico da Rampage
    Crédito: Divulgação
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    De acordo com a Ram, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 10,9 segundos, o que é bem interessante. Isso se deve, além do câmbio, ao fato de a Rampage Laramie pesar menos de duas toneladas (exatos 1.942 kg).

    Porém, nos dias que fiquei com a picape o que mais me impressionou foram as retomadas. O torque vem fácil quando se pisa no acelerador, e rapidamente a Rampage ganha velocidade. Outro ponto que me chamou a atenção foi que rodando em velocidades constantes, o motor trabalha em rotações baixas e o silêncio na cabine reina.

    Em termos de consumo, consegui fazer na cidade uma média superior a 10,5 km/l, sempre com a caçamba vazia. Segundo dados da própria Ram, a Rampage Laramie faz 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Importante lembrar ainda que a autonomia anunciada pela marca é de bons 744 km.

    Apesar de ser um pouco mais soft que a versão R/T, a suspensão ainda apresenta um ajuste firme, o que eu particularmente gosto. Absorve muito bem as imperfeições do asfalto, ao mesmo tempo que evita uma inclinação exagerada da carroceria em curvas mais fechadas feitas em velocidades mais elevadas, e em frenagens bruscas.

    Ram Rampage teve o primeiro reajuste de preços, que afetou todas as configurações da picape
    Crédito: Divulgação
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    Com tração integral (nas quatro rodas) que funciona sob demanda distribuindo força entre as rodas dianteiras e traseira de acordo com a necessidade, a Rampage é dócil e nada traiçoeira. Controles de tração e estabilidade estão ali para ajudar, mas pouco entram em ação por conta do equilíbrio do projeto.

    Praticidade de uma picape intermediária

    A Rampage Laramie não tem a capacidade de carga de uma picape intermediária, mas os números são bem próximos. A “brutinha” da Ram tem 980 litros de caçamba e pode levar até 1.015 kg. Para se ter uma ideia, a nova Ranger, que é a atual referência entre as picapes médias, tem capacidade para 1.250 litros (muito bom) e 1.037 kg – apenas 22 kg a mais.

    Mas o que me seduziu na Rampage – e não apenas na Laramie – é a praticidade. A Ram é menor que as picapes médias, o que na cidade se reflete em praticidade. Importante ressaltar que a picape feita em Goiana (PE), e que utiliza a mesma plataforma de Fiat Toro, Jeep Compass e Jeep Commander, não tem a praticidade de um SUV compacto ou médio, mas é mais fácil de domesticar nas ruas e avenidas apertadas de São Paulo do que uma picape média.

    Ram Rampage tem qualidades para encarar as versões de entrada da picapes médias
    Crédito: Divulgação
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    Encontrar uma vaga no shopping ou mesmo na rua, e encarar um drive thru se tornam atividade mais fáceis e menos estressantes.

    Conclusão

    A Ram Rampage Laramie é um bom produto, e vai sim roubar clientes de picapes médias de entrada. Com seu visual mais picapeiro, investindo alto nos cromados, e um conjunto mecânico robusto e eficiente representado pelo motor turbodiesel, ela se torna uma opção também pelo custo-benefício interessante.

    É para o trabalho pesado? Não! Consegue fazer alguns Jobs? Com certeza! Mas sua principal qualidade é, sem dúvida, misturar ingredientes de SUV e picape média na medida certa em um porte bem interessante.

    Ancora: Conclusão Score

    Vídeo relacionado

     

    Ficha Técnica

    RAM - RAMPAGE - 2023
    2.0 TURBO DIESEL LARAMIE 4X4 AUTOMÁTICO
    R$ 249990

    Motor / Desempenho / Consumo +

    • Cilindrada (litros)
    • 2.0
    • Cilindrada cm³
    • 1956
    • Disposição dos cilindros
    • Linha
    • Número de cilindros
    • 4
    • Número de válvulas por cilindro
    • 4
    • Desligamento de cilindros
    • Sim
    • Nomenclatura do motor (comercial)
    • Multijet
    • Potência (cv/rpm)
    • 170/3750
    • Torque (kgfm/rpm)
    • 38,8/1750
    • Velocidade máxima (km/hora)
    • 186
    • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
    • 10,9
    • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
    • 9,8
    • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
    • 12,4
    • Fonte consumo
    • Montadora

    Transmissão +

    • Transmissão
    • Automática
    • Número de marchas
    • 9
    • Localização do câmbio
    • Assoalho
    • Modo manual (p/ AT)
    • Sim
    • Tração
    • Integral parcial
    • Com reduzida (4x4)
    • Sim
    • Diferencial
    • Com bloqueio

    Freios / Suspensão / Direção +

    • Freios dianteiros
    • Disco ventilado
    • Freios traseiros
    • Disco ventilado
    • Freio de estacionamento
    • Eletrônico
    • Suspensão - Dianteira
    • McPherson
    • Suspensão - Molas dianteiras
    • Helicoidal
    • Suspensão - Traseira
    • Multilink
    • Suspensão - Molas traseiras
    • Helicoidal
    • Direção - Assistência
    • Elétrica
    • Direção - Ajustes
    • Altura e profundidade

    Dimensões e Capacidades +

    • Comprimento (mm)
    • 5028
    • Largura (mm)
    • 1886
    • Altura (mm)
    • 1780
    • Entre-eixos (mm)
    • 2994
    • Capacidade tanque de combustível (litros)
    • 60
    • Capacidade do porta-malas (litros)
    • 1055

    Tecnologia / Conectividade +

    • Sistema de áudio - Tipo
    • Multifunções
    • USB
    • Sim
    • Bluetooth
    • Função Streaming
    • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
    • 12,3
    • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
    • Sim
    • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
    • Apple CarPlay + Google Android Auto
    • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
    • Via espelhamento (smartphone)
    • Controle de áudio
    • No volante
    • Alto-falantes - Quantidade
    • 10
    • Alto-falantes - Subwoofer
    • 1

    Rodas e Pneus +

    • Tipo de roda - Tipo de roda
    • Liga leve
    • Tipo de roda - Design/cor
    • Dois tons
    • Dianteira - Aro (pol.)
    • 18
    • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
    • 235/60
    • Traseira - Aro (pol.)
    • 18
    • Traseira - Pneus (largura/perfil)
    • 235/60
    • No Bolso7.6
    • Tecnologia9.0
    • Vida a bordo8.6
    • Desempenho8.8
    • Opinião do repórter8.6
    • + Conjunto mecânico
    • + Central multimídia
    • + Praticidade
    • - Espaço do banco traseiro
    • - Preço inicial
    • - Capacidade de carga
     
    8.4

    • Marcelo Monegato
    • Jornalista automotivo especializado em produtor. Com passagens por Portal G1, Volkswagen e revista Autoesporte, cobriu diversos eventos internacionais para a Webmotors. Hoje, além de testar carros e analisar o mercado, é estrategista de conteúdo do WM1.
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