Depois de acelerar a versão topo de linha R/T com motor a gasolina de 272 cv de potência, tive a oportunidade de testar a opção mais cara com motor 2.0 a diesel de 170 cv, a Laramie, que agora parte de R$ 256.990, depois de receber um aumento de preço na semana passada.
E a sensação que tive é que a Rampage Laramie é um excelente produto, ao ponto de colocar algumas pulgas atrás da orelha de quem está pensando em comprar opções de entrada da Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier e até mesmo da Toyota Hilux.
Eu explico no caminho do texto. Vem comigo...
Ram Rampage Laramie
Visual da Ram 1500
Vale começar dizendo que essa configuração é a que mais remete em termos visuais com as irmãs maiores Ram 1500, 2500 e até 3500. E isso pelo fato de investir pesado nos detalhes cromados, algo que as outras têm e que de acordo com o time da Ram agrada muito o consumidor aficionado por picapes.Grade frontal, molduras das janeiras, espelhos retrovisores externos e para-choque traseiro são cromados, e garantem uma personalidade mais clássica. Algo completamente diferente para a R/T, que seduz pelos detalhes escurecidos e busca maior esportividade.
As rodas de liga leve de 18 polegadas são “calçadas” com pneus Pirelli Scorpion 235/60 R18. Em termos de design, devo admitir que achei pouco ousada. Mas isso é uma questão de gosto...
Interior clássico
Dentro da Rampage Laramie percebo que estamos em um universo mais picapeiro, de elementos que remetem mais ao mundo das caminhonetes. E isso é bom!O teto é revestido de tom mais claro. O preto brilhante está em vários elementos, o cromado aparece também (mas sem o protagonismo do desenho externo), e o suede da versão R/T sai para dar espaço ao couro tradicional. Os plásticos duros estão presentes também, mas tudo está bem encaixado.
Posição ao volante
“Vestir” uma Rampage Laramie é fácil. Com ajustes elétricos do banco do motorista, e regulagem de altura e profundidade da coluna de direção, é possível assumir uma posição muito confortável para dirigir horas e horas em uma rodovia, por exemplo.Os bancos dianteiros são grandes, com abas laterais mais abertas. Nada de banco esportivo que fica “abraçando”. A ideia é gerar conforto, então nada como um assento que mais lembre uma poltrona, correto? Ah! Os bancos são revestidos em couro.
O volante multifuncional herdado de modelos da Jeep tem boa empunhadura, e os botões são de fácil acesso. Atrás, as “borboletas com asas pela metade” (shift paddle da Rampage, assim como de outros modelos do Grupo Stellantis, é menor) garantem as trocas manuais.
Ponto positivo para o ar-condicionado digital, automático e de duas zonas (tem saída central para os ocupantes do banco traseiro), para o painel de instrumentos totalmente digital e configurável e, claro, para a central multimídia com tela de 12,3 polegadas sensível ao toque, que é exclusiva da Rampage e é de muito fácil manuseio – tudo é intuitivo e muito rápido (nem preciso dizer que tem conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabo...).
Veja também:
- Comparativo: Ram Rampage R/T x Ford Ranger XLS
- Rampage já vende mais que S10 agora e mira a Ranger
- Rampage não é uma Toro da Ram; é melhor!
Chave no bolso, e então pressiono o botão para dar vida à Rampage. Além do celular que começa a carregar imediatamente (Rampage Laramie tem carregamento de smartphone por indução, o popular Wireless Charger), o ronco característico de um motor diesel invade a cabine.
O propulsor é o já conhecido Multijet 2.0 turbodiesel de quatro cilindros que desenvolve 170 cv de potência máxima a 3.750 rpm, e um torque de 38,8 kgf.m disponível a 1.750 giros. É um bloco bem esperto, especialmente pelo excelente trabalho da transmissão automática de 9 marchas.
De acordo com a Ram, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 10,9 segundos, o que é bem interessante. Isso se deve, além do câmbio, ao fato de a Rampage Laramie pesar menos de duas toneladas (exatos 1.942 kg).
Porém, nos dias que fiquei com a picape o que mais me impressionou foram as retomadas. O torque vem fácil quando se pisa no acelerador, e rapidamente a Rampage ganha velocidade. Outro ponto que me chamou a atenção foi que rodando em velocidades constantes, o motor trabalha em rotações baixas e o silêncio na cabine reina.
Em termos de consumo, consegui fazer na cidade uma média superior a 10,5 km/l, sempre com a caçamba vazia. Segundo dados da própria Ram, a Rampage Laramie faz 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Importante lembrar ainda que a autonomia anunciada pela marca é de bons 744 km.
Apesar de ser um pouco mais soft que a versão R/T, a suspensão ainda apresenta um ajuste firme, o que eu particularmente gosto. Absorve muito bem as imperfeições do asfalto, ao mesmo tempo que evita uma inclinação exagerada da carroceria em curvas mais fechadas feitas em velocidades mais elevadas, e em frenagens bruscas.
Com tração integral (nas quatro rodas) que funciona sob demanda distribuindo força entre as rodas dianteiras e traseira de acordo com a necessidade, a Rampage é dócil e nada traiçoeira. Controles de tração e estabilidade estão ali para ajudar, mas pouco entram em ação por conta do equilíbrio do projeto.
Praticidade de uma picape intermediária
A Rampage Laramie não tem a capacidade de carga de uma picape intermediária, mas os números são bem próximos. A “brutinha” da Ram tem 980 litros de caçamba e pode levar até 1.015 kg. Para se ter uma ideia, a nova Ranger, que é a atual referência entre as picapes médias, tem capacidade para 1.250 litros (muito bom) e 1.037 kg – apenas 22 kg a mais.Mas o que me seduziu na Rampage – e não apenas na Laramie – é a praticidade. A Ram é menor que as picapes médias, o que na cidade se reflete em praticidade. Importante ressaltar que a picape feita em Goiana (PE), e que utiliza a mesma plataforma de Fiat Toro, Jeep Compass e Jeep Commander, não tem a praticidade de um SUV compacto ou médio, mas é mais fácil de domesticar nas ruas e avenidas apertadas de São Paulo do que uma picape média.
Encontrar uma vaga no shopping ou mesmo na rua, e encarar um drive thru se tornam atividade mais fáceis e menos estressantes.
Conclusão
A Ram Rampage Laramie é um bom produto, e vai sim roubar clientes de picapes médias de entrada. Com seu visual mais picapeiro, investindo alto nos cromados, e um conjunto mecânico robusto e eficiente representado pelo motor turbodiesel, ela se torna uma opção também pelo custo-benefício interessante.É para o trabalho pesado? Não! Consegue fazer alguns Jobs? Com certeza! Mas sua principal qualidade é, sem dúvida, misturar ingredientes de SUV e picape média na medida certa em um porte bem interessante.
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