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Ram Rampage RT x Ford Ranger XLS: duelo definitivo

Embate das versões 2.0 das duas picapes mais modernas do país, uma a gasolina e outra a diesel, que têm preços parecidos

por André Deliberato

Ram Rampage RT x Ford Ranger XLS: o duelo definitivo entre as duas picapes mais modernas do país, que há algumas semanas estava no planejamento de pautas do WM1, finalmente saiu do papel.
De um lado, a picape com pegada mais esportiva da família Rampage, a R/T, movida pelo bom motor Hurricane 4, 2.0 turbo a gasolina, de 272 cv e 40,8 kgf.m de torque; do outro, a versão mais equipada da Ford Ranger com conjunto 2.0 turbodiesel, de 170 cv e 41,3 kgf.m de torque. Ambas com tração 4x4.
A Rampage custa R$ 269.990. Já a Ranger sai por R$ 259.990. É importante lembrar que a picape da Ram é menor e tem mais foco em cidade e estrada, enquanto a da Ford é maior, uma legítima média, e seu público é mais rural, pois é um modelo direcionado ao agro. Por esse valor, qual atende seu perfil? Descubra.
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Rampage RT x Ford Ranger XLS

Um duelo como este é composto por vários aspectos comparáveis, como motor, câmbio, consumo, espaço interno, tamanho de caçamba, reboque, como as duas rodam - em desempenho e dinâmica -, nível de acabamento e quantidade de equipamentos, entre outros.
Antes de detalhar cada uma, temos que dizer algo importante: aqui, vamos comparar uma picape a gasolina montada com monobloco e com foco mais urbano, caso da Rampage, com uma média, maior, movida a diesel, com chassis tipo longarina e mais vocação para o uso no fora-de-estrada.
Desde já, portanto, temos que deixar isso claro: se você precisa de uma picape e não faz questão de extrema capacidade de uso em lama, barro e em estradas de terra, a Rampage é mais negócio - e vale dizer ainda que também tem tração 4x4.
Agora, se você procura uma picape para usar na fazenda e percorrer a maior parte do tempo em trechos fora-de-estrada, vá na vocação natural da Ranger, que tem o motor a diesel como ponte forte.

Motor, câmbio, consumo e desempenho

Vamos começar com a parte técnica. A Rampage R/T, diferentemente das versões Laramie e Rebel, que podem ter motor a diesel, é movida somente pelo conjunto 2.0 a gasolina de quatro cilindros, 272 cv e 40,8 kgf.m de torque (o famoso Hurricane 4, que também é usado pelo Wrangler lá fora).
O câmbio, em qualquer versão ou configuração de motor, é sempre automático de nove marchas. Na R/T, a suspensão é 1 cm mais baixa na comparação com as demais variantes da picape, o ajuste é mais firme e o escape ganha ronco mais encorpado. Aliás, ronquinho bem gostoso de se ouvir.
A tração da Rampage é 4x4 e, com esse conjunto, a picape é capaz de fazer 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Com tanque de 55 litros, a autonomia máxima é de 550 quilômetros.

A Ranger não é tão esportiva. Aliás, o foco é totalmente diferente, mais voltado para o conforto. Na versão XLS 2.0, usa o conjunto dois litros turbodiesel de quatro cilindros, capaz de entregar 170 cv e 41,3 kgf.m de torque. O câmbio é automático, com seis marchas, e a tração é 4x4 sob demanda.
Nessa configuração, a Ranger pode fazer 10,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. O tanque é maior: com capacidade para 80 litros, pode fazer a Ranger rodar 992 quilômetros.
Nesse aspecto, se você quer uma picape para longas viagens, a resposta é óbvia.
Mas, calma. Lembra que falamos sobre esportividade? Então se liga nisso: o arranque de zero a 100 km/h da Rampage R/T acontece em 6,9 segundos - e a velocidade máxima é de 220 km/h.
Na Ranger, a aceleração acontece em 15 segundos e a máxima é de 164 km/h. Nem precisamos dizer qual delas é mais divertida, certo?

Calma lá

Aqui, valem alguns pensamentos e dicas a respeito da tocada de ambas as picapes. A Rampage é sim mais divertida, mas seu foco é justamente esse.
Tem suspensão mais firme (independente nos dois eixos), dinâmica mais acertada - até por ser menor -, freia mais e dá mais prazer a quem busca esse tipo de característica.
Isso não significa que a Ranger seja xôxa. Na realidade, é exatamente o contrário: para quem não está atrás de voracidade e prefere uma picape macia, confortável e extremamente prazerosa de se guiar, a Ranger é atualmente uma das melhores que existem entre as médias.
Com a diferença de ter eixo rígido na traseira e, importante destacar, freios a tambor (na Rampage os freios são sempre a disco).

Espaço interno

Vamos pular o aspecto visual - porque, como a gente sempre diz, gosto não se discute - e conhecer a cabine e o espaço oferecido pelas picapes.
A Rampage é menor - 5,03 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos -, o que significa que também é mais fácil de manobrar, certo?
A Ranger tem 5,37 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,89 m de altura e entre-eixos de 3,27 m - e o lado positivo de tudo isso é justamente o espaço interno, especialmente o traseiro, muito maior e mais confortável na comparação com a concorrente. Mas não cabe em qualquer vaga.
Se espaço for primordial na sua busca, já sabe: Ford Ranger.

Caçamba e reboque

Um ponto primordial de quem busca uma picape é saber o tamanho e as capacidades da caçamba. E nesse aspecto, por questões óbvias e físicas, a Ranger sobressai.
A Rampage tem 980 litros de volume e aguenta cargas de até 750 quilos. A Ranger XLS 2.0, por sua vez, tem 1.250 litros de capacidade volumétrica e leva 1.031 quilos de carga útil.
Se a questão é reboque, a picape da Ram consegue puxar até 400 quilos, enquanto a da Ford aguenta até 750 quilos - quase o dobro.
Já em relação a mergulhos e travessias na água, outro "banho" da Ranger, que consegue rodar em trechos com até 80 cm de água. A Rampage suporta até 50 cm.

Acabamento

Se você acha que a Ford Ranger tem levado a melhor até aqui, prepare-se: a partir de agora, a picape da Ram começa a querer "virar o jogo".
Principalmente quando falamos de acabamento. O da Ranger é muito bom, bem feito, sem rebarbas ou sobras, mas o da Rampage é realmente superior. Muito superior.
O painel da Ranger é tradicional: tem tela multimídia embutida, estrutura maior e diversos acessórios, como porta-objetos e porta-copos, feitos em materiais de muito boa qualidade. Mas é básico: lembrem-se, estamos falando da segunda versão, em uma escala de cinco opções.
Já a Ram Rampage R/T é a configuração topo de gama. Extremamente bem acabada, tem bancos de couro - que são de tecido na Ranger -, revestimentos com materiais ainda mais nobres e até uso de Alcântara na parte principal do painel e no topo do volante.
Portanto, se você quer luxo na cabine, entre essas duas, a Rampage dá aula de finesse.

Equipamentos

Aqui, a comparação é mais nivelada, mas a Rampage ainda leva vantagem.
Ambas têm quadro de instrumentos digital, sete airbags, central multimídia tátil com Apple Carplay e Android Auto sem fio (a da Rampage é na horizontal, enquanto a da Ranger é na vertical), carregador de celular por indução, direção elétrica, ar-condicionado e uma série de outros itens básicos para carros desse valor.
Só que a Rampage vem com o sistema "Adas" de auxílio à condução - com aviso de mudança de faixa involuntária, farol alto automático, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, detector de tráfego cruzado, aviso de ponto cego e controle de velocidade adaptativo.
A Ranger não tem nada disso - esses recursos, no carro da Ford, só estão nas versões mais caras. E o freio de estacionamento dela também é por alavanca.
Mas há coisas que só ela tem, como os quatro modos de condução, bússola e "inclinômetros" longitudinal e transversal.
Ar-condicionado na segunda fileira, faróis full-LED e sensor de estacionamento traseiro são de série nas duas - na Rampage, os sensores estão por todos os lados.
Em resumo, a picape da Ram tem mais equipamentos, só que também custa mais. E vale dizer, outra vez, que estamos comparando uma configuração topo de linha com uma intermediária.
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Conclusão

O resumo da história é o seguinte: no comparativo com as duas mais modernas picapes vendidas no Brasil, cada uma se destaca por seus principais atributos - a Rampage é mais veloz, bem acabada e divertida, enquanto a Ranger é maior, mais confortável, macia e tem mais capacidade off-road.
Se você busca uma picape para rodar na cidade, quer luxo e não faz questão de ter tanto espaço no interior, vá de Ram Rampage: é mais completa e esbanja tecnologia.
Agora, se você é dono de fazenda ou quer um carro que seja mais econômico, tenha ótimo espaço na cabine, bom pra pegar estradas e com maior capacidade de carga e de reboque, a Ford Ranger é a melhor para você.


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