Renault Stepway Zen 1.0 1618

Renault Stepway Zen 1.0 oferece bom espaço interno

A versão de entrada do carro da marca francesa tem motor de três cilindros com 79 cv de potência e 10,2 kgf.m de torque


  1. Home
  2. Testes
  3. Renault Stepway Zen 1.0 oferece bom espaço interno
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Eis o novo Renault Stepway Zen 1.0. A versão inédita do carro foi lançada depois dos irmãos equipados com motor 1.6 (Zen 1.6 MT e Iconic 1.6 CVT) e chegou para assumir o posto de modelo de entrada da linha Stepway no Brasil. O preço inicial é de R$ 77.990.

O atual Stepway é, na prática, o Sandero Stepway - a versão aventureira do hatch compacto, que foi lançada em 2008. Essa configuração acompanhou as modificações estéticas da linha ao longo do tempo e perdeu seu primeiro nome de batismo quando as outras versões do Sandero saíram de linha, no ano passado.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O Stepway Zen 1.0 tem luzes diurnas de rodagem (DRLs) com LEDs em formato de "C" e faróis de neblina
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Visual do Renault Stepway Zen 1.0

Na atual encarnação, o compacto "aventureiro" exibe grade frontal e caixa de rodas em preto fosco, que reforçam seu aspecto off-road. Também sobressai o ângulo de ataque - a distância do carro em relação ao solo na área frontal. Além disso, os faróis com DRLs em LED e formato em "C" também dão mais robustez ao visual do carro, além de dar mais segurança na rodagem.

As caixas de roda em preto fosco dão um ar mais off-road ao carro
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Lá atrás, o carro está equipado com lanternas traseiras também com LEDs e máscaras negras. As rodas são de aço, com 15 polegadas.

O interior do Stepway Zen 1.0 tem acabamento simples, mas o ambiente é funcional e o espaço é bom
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Interior do Stepway de entrada

Essa nova versão de entrada da linha Stepway oferece o maior espaço interno da categoria. A cabine tem bancos com revestimento em tecido, detalhes em preto brilhante e volante com acabamento Chrome Fumé, que confere algum ar de esportividade ao modelo. Lá atrás, o porta-malas leva razoáveis 320 litros.

Os controles do ar-condicionado, analógicos, são bem simples mas funcionais
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

O interior, no entanto, é bastante simples, como é possível observar no painel de instrumentos, nos controles do ar-condicionado e na lâmpada de iluminação interna, por exemplo.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Crédito: Divulgação/Auto Compara
toggle button

O Renault Stepway Zen 1.0 é equipado de série com uma central multimídia Media Evolution, que tem tela touchscreen de 7 polegadas. O design não é lá muito moderno, mas tem conectividade sem fio por meio dos aplicativos Android Auto e Apple CarPlay.

A central multimídia do modelo tem design já defasado, mas permite conexão sem fio com smartphone
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Desempenho do Stepway Zen 1.0

O Renault Stepway Zen é empurrado pelo  conhecidíssimo motor flex 1.0 SCe de três cilindros em linha e 12 válvulas. Com etanol, rende 82 cv de potência a 6.300 rpm e 10,5 kgf.m de torque a 3.500 rpm ((79 cv e 10,2 kgf.m com gasolina).

O motor que equipa o compacto aventureiro tem três cilindros em linha e rende até 82 cv de potência
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

O desempenho não é o forte desse carro. Pesando 1.061 quilos, o hatch com pegada aventureira da Renault faz de zero a 100 km/h em longos 15 segundos. Tudo bem, esportividade não é mesmo sua proposta. Pelo menos na cidade o Stepway Zen 1.0 é esperto, ágil e leve de conduzir.

A direção com assistência hidráulica é levinha e o tamanho compacto do carro ajuda no trânsito pesado. Além disso, o modelo é fácil de manobrar - mas tem apenas sensor de estacionamento traseiro, e nada de câmera de ré.

Conservadorismo : o Stepway carro é equipado com rodas de 15 polegadas
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Mesmo equipado com start-stop, o compacto da Renault não é muito econômico - o câmbio tem relações curtas e apenas cinco marchas. Durante nossas avaliações, registramos 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, com gasolina. A fabricante francesa divulga consumo de 11,5 km/l no uso urbano e de 12 km/l no uso rodoviário, com gasolina (e 7,4 km/l e 8,3 km/l com etanol).

As suspensões aguentam bem o tranco dos terrenos irregulares e também os buracos no trânsito urbano. Na dianteira, o compacto com pegada off-road tem conjuntos McPherson e na traseira, eixo semirrígido. Os freios com discos dianteiros e tambores traseiros dão conta do recado sem nenhuma surpresa - positiva ou negativa.

Mas aqui vale uma observação: equipado com pneus 185/65 R15 e as suspensões "normais" da linha Sandero, esse Stepway tem distância mínima do solo de 14 cm. Ou seja, não tem a grande vantagem dos primeiros Sandero Stepway, que vinham com pneus 205/55 R16, suspensões mais "esticadas" e 18,5 cm de distância mínima do solo - algo que reforçava sua disposição para superar buracos, quebra-molas e valetas, e também o conforto dos ocupantes.

O Stepway tem bom espaço interno, mas no porta-malas vão apenas 320 litros
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Conclusão

O "novo" Stepway Zen 1.0 - antigo Sandero Stepway, mas sem o primeiro nome - permanece uma boa opção de compra para quem quer um carro simples, robusto, confiável, com desempenho honesto e que não custe um absurdo.

As pontos negativos são, principalmente, não ter aquela suspensão altinha dos antigos Sandero Stepway e, como único e último remanescente da linha, e já sem seu nome original de batismo, ser um modelo que certamente sairá de linha ainda esse ano.

 

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar?  Confira o Catálogo da Webmotors.

Veja a galeria de fotos:

Tags:Teste
Comentários