O atual Stepway é, na prática, o Sandero Stepway - a versão aventureira do hatch compacto, que foi lançada em 2008. Essa configuração acompanhou as modificações estéticas da linha ao longo do tempo e perdeu seu primeiro nome de batismo quando as outras versões do Sandero saíram de linha, no ano passado.
Encontre o seu carro no estoque da Webmotors!
Visual do Renault Stepway Zen 1.0
Na atual encarnação, o compacto "aventureiro" exibe grade frontal e caixa de rodas em preto fosco, que reforçam seu aspecto off-road. Também sobressai o ângulo de ataque - a distância do carro em relação ao solo na área frontal. Além disso, os faróis com DRLs em LED e formato em "C" também dão mais robustez ao visual do carro, além de dar mais segurança na rodagem.Lá atrás, o carro está equipado com lanternas traseiras também com LEDs e máscaras negras. As rodas são de aço, com 15 polegadas.
Interior do Stepway de entrada
Essa nova versão de entrada da linha Stepway oferece o maior espaço interno da categoria. A cabine tem bancos com revestimento em tecido, detalhes em preto brilhante e volante com acabamento Chrome Fumé, que confere algum ar de esportividade ao modelo. Lá atrás, o porta-malas leva razoáveis 320 litros.O interior, no entanto, é bastante simples, como é possível observar no painel de instrumentos, nos controles do ar-condicionado e na lâmpada de iluminação interna, por exemplo.
Desempenho do Stepway Zen 1.0
O Renault Stepway Zen é empurrado pelo conhecidíssimo motor flex 1.0 SCe de três cilindros em linha e 12 válvulas. Com etanol, rende 82 cv de potência a 6.300 rpm e 10,5 kgf.m de torque a 3.500 rpm ((79 cv e 10,2 kgf.m com gasolina).O desempenho não é o forte desse carro. Pesando 1.061 quilos, o hatch com pegada aventureira da Renault faz de zero a 100 km/h em longos 15 segundos. Tudo bem, esportividade não é mesmo sua proposta. Pelo menos na cidade o Stepway Zen 1.0 é esperto, ágil e leve de conduzir.
A direção com assistência hidráulica é levinha e o tamanho compacto do carro ajuda no trânsito pesado. Além disso, o modelo é fácil de manobrar - mas tem apenas sensor de estacionamento traseiro, e nada de câmera de ré.
As suspensões aguentam bem o tranco dos terrenos irregulares e também os buracos no trânsito urbano. Na dianteira, o compacto com pegada off-road tem conjuntos McPherson e na traseira, eixo semirrígido. Os freios com discos dianteiros e tambores traseiros dão conta do recado sem nenhuma surpresa - positiva ou negativa.
Mas aqui vale uma observação: equipado com pneus 185/65 R15 e as suspensões "normais" da linha Sandero, esse Stepway tem distância mínima do solo de 14 cm. Ou seja, não tem a grande vantagem dos primeiros Sandero Stepway, que vinham com pneus 205/55 R16, suspensões mais "esticadas" e 18,5 cm de distância mínima do solo - algo que reforçava sua disposição para superar buracos, quebra-molas e valetas, e também o conforto dos ocupantes.
Conclusão
O "novo" Stepway Zen 1.0 - antigo Sandero Stepway, mas sem o primeiro nome - permanece uma boa opção de compra para quem quer um carro simples, robusto, confiável, com desempenho honesto e que não custe um absurdo.As pontos negativos são, principalmente, não ter aquela suspensão altinha dos antigos Sandero Stepway e, como único e último remanescente da linha, e já sem seu nome original de batismo, ser um modelo que certamente sairá de linha ainda esse ano.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Confira o Catálogo da Webmotors.
Comentários