Ao dar a partida na Royal Enfield Classic 350 já fica evidente que a pilotagem será divertida, gostosa e prazerosa. O ronco do motor que sai pelo escape remete ao das motos dos anos 1970 e 1980. Para quem é fã de moto clássica, um prato cheio com direito a sobremesa.
Antes de mais nada, se você, caro leitor, se lembra da antiga Classic 500, pode esquecer. Isso porque a Royal Enfield Classic evoluiu demais nesta nova geração. Apesar do motor menor, também ficou mais segura e confortável de pilotar.
Já que citei logo aqui acima, a nova Classic 350 vem com um motor monocilíndrico, injetado e refrigerado a ar e óleo, que rende 20 cv a 6.500 rpm e torque máximo de 2,7 kgf.m a 4.000 rpm. Já o câmbio tem cinco marchas, a secundária é por corrente, os freios são a disco com ABS - uma das tantas melhorias em relação à antiga Classic 500 - e as suspensões convencionais têm garfos telescópicos na frente e um sistema bichoque atrás.
Vale mencionar que chassi, motor e vários outros componentes são compartilhados com a irmã quase gêmea Meteor 350 - que é um sucesso no país: foi a moto custom mais vendida no Brasil em 2022, com 4.677 unidades comercializadas.
Mas a pegada e a posição de pilotagem na Classic 350, como o próprio nome da motocicleta já diz, é mais clássica. O motociclista fica mais ereto do que na Meteor 350, que apresenta uma posição mais custom com suas pedaleiras mais avançadas. Esse, inclusive, é mais um ponto positivo para a Classic no deslocamento urbano.
Durante uma semana rodando com a Royal Enfield Classic 350 por São Paulo, foi possível avaliar o desempenho e ver sua agilidade no trânsito da cidade. Mesmo não sendo muito potente ou torcuda, a moto se dá muito bem em saídas de semáforos e retomadas para ultrapassagens. No total, são 195 quilos de peso em ordem de marcha.
Outro ponto de destaque da Classic 350 fica por conta das suspensões, que com 13 cm de curso na dianteira e 8 cm de curso na traseira dão conta do recado nas ruas mais esburacadas e de paralelepípedos, por exemplo.
Missão cumprida na cidade, é chegada a hora de pegar a estrada. Aqui, com essa moto da Royal Enfield, é importante ressaltar que a viagem tranquila é o ponto forte do modelo. É uma moto para apreciar o trajeto e curtir a estrada, e não para ter pressa para chegar.
Com velocidade de cruzeiro entre 90 km/h e 100 km/h, a Royal Enfield Classic 350 se mostrou muito confortável, divertida e prazerosa de pilotar. Pesando mais a mão no acelerador, o motor responde, gritando um pouco, mas chega a marcar até 130 km/h no velocímetro. Mas aí o passeio deixa de ser agradável, e esse justamente é o propósito de rodar com essa moto, curtindo cada quilômetro percorrido.
Juntando os ciclos urbano e rodoviário durante a semana de testes, a Royal Enfield Classic 350 apresentou um consumo médio de 30 km/l, uma boa marca. Inclusive, há um indicador de pilotagem econômica no painel. Considerando que o tanque da moto tem capacidade para 13 litros de combustível, é possível rodar por até 390 quilômetros sem precisar parar para abastecer, aproveitando cada trecho do trajeto escolhido.
Alguns itens seriam bem-vindos na Classic 350, como o indicador de marchas e um computador de bordo com o consumo médio de combustível. A pequena tela de LCD, que mostra a quilometragem e o nível de combustível, chega a embaçar em alguns momentos, e poderia receber uma atenção extra.
Os retrovisores ainda vibram um pouco em velocidades superiores a 90 km/h, mas não é quase nada, principalmente se compararmos com as antigas Bullet 500 e Classic 500. Apesar de não ser uma moto tão leve assim, a Classic 350 sofre um pouco com o vento lateral na estrada e até mesmo em lugares como a Marginal Pinheiros, em São Paulo.
A Royal Enfield Classic 350 é uma moto bem acertada, com estilo que agrada e uma ótima opção para quem quer sair da mesmice e rodar sem pressa, curtindo a paisagem - seja na rotina diária na cidade ou em tranquilos passeios nas estradas. Mas não espere desempenho forte, grandes emoções nem moderníssimos recursos eletrônicos.
Preço: a partir de R$ 19.690.
Motor: monocilíndrico, refrigerado a ar e óleo, 350 cm³, potência de 20 cv e torque de 2,7 kgf.m a 4.000 rpm
Transmissão: câmbio de cinco marchas com secundária por corrente
Suspensões: dianteira com garfos telescópicos e 13 cm de curso; traseira bichoque com 8 cm de curso
Freios: a disco nas duas rodas, com 30 cm na frente, 27,6 cm atrás, e ABS
Pneus: 90/90 R19 na frente e 110/90 R17
Dimensões: comprimento de 2,14 m, largura de 78,5 cm, altura de 1,09 m, entre-eixos de 1,39 m, banco a 84,5 cm do solo, vão livre de 13,5 cm e peso de 195 quilos em ordem marcha
Tanque: 13 litros
Consumo: 30 km/l (ciclo urbano + rodoviário - medição Webmotors)