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Royal Enfield Hunter 350: urbana e divertida

Confira as primeiras impressões com a nova Royal Enfield Hunter 350, lançada no Brasil com preço inicial de R$ 19.990


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Aguardada no Brasil há algum tempo, a Royal Enfield Hunter 350 foi lançada oficialmente pela marca por aqui no começo deste mês de setembro.

Como publicamos, o modelo chegou em duas versões: Dapper, de entrada, com preço inicial de R$ 19.990 (disponível nas cores prata, branca e cinza), e Rebel, topo de linha e que recebe o sistema de navegação Tripper como item de série, por iniciais R$ 21.990 (disponível nas cores azul e branca, vermelha e preta e preta e prata).

Tivemos a oportunidade de conhecer a moto de perto e pilotá-la na cidade de São Paulo durante o evento de lançamento. A seguir você confere as primeiras impressões de pilotagem da nova Royal Enfield Hunter 350.

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A Royal Enfield Hunter 350 tem tudo para cair nas graças do consumidor brasileiro
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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Royal Enfield Hunter 350: urbana e divertida

A Royal Enfield deixou claro que a vocação da nova Hunter 350 é urbana. Mas isso não significa que a moto não é divertida. Muito pelo contrário.

No evento de apresentação da Hunter 350 para a imprensa especializada, a Royal Enfield decidiu fazer dois roteiros pela cidade de São Paulo, sendo um noturno, com direito a trecho de "pro solo" para botar a agilidade da moto à prova, e outro durante a manhã.

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O guidão da Hunter 350 esterça bastante, o que faz a moto ser bastante ágil
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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Quem é da capital paulista sabe como é o trânsito por aqui. Na maior parte do tempo, caótico. E a nova Royal Enfield Hunter 350 enfrenta as situações urbanas sem dificuldades.

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A nova moto da Royal Enfield no Brasil encara vias esburacadas sem fazer cerimônia
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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Agilidade

Como é uma moto curta, com entre-eixos de apenas 1,37 m para seus 2,1 m de comprimento, e ainda tem ângulo de cáster bem fechado, a Hunter 350 passa entre os carros sem qualquer problema - na verdade, com muita facilidade. A posição de pilotagem oferece bastante conforto e controle.

Vale ressaltar que o chassi da moto, um quadro de duplo tubo inferior, é totalmente novo. Outro ponto que contribui para a agilidade da nova motocicleta da Royal Enfield são as rodas de liga leve de 17 polegadas, com pneus 110/70 na dianteira e 140/70 na traseira.

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Apesar de não ter LEDs, o farol da Hunter 350, com luz halógena, ilumina bem
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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O painel da moto é simples e funcional, mas tem seu charme, principalmente na versão Rebel, que vem com o navegador Tripper no lado direito. O velocímetro é analógico e permite ver a velocidade em km/h ou mph.

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O painel da moto é simples, funcional e charmoso
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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No centro, uma tela de LCD mostra o nível de combustível, indicador de marcha e hodômetros parciais e total. Além disso o painel mostra também quando o motociclista está pilotando de forma econômica e tem as tradicionais luzes-espia. Ficou faltando apenas um computador de bordo, com consumo médio de combustível. Toda a iluminação da Royal Enfield Hunter 350 tem luzes halógenas. Ou seja, nada de LED nessa moto.

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A nova Hunter 350 é uma moto divertida e robusta
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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Desempenho da Royal Enfield Hunter 350

Esperávamos que a moto teria um pouco mais de desempenho em relação às irmãs Classic 350 e Meteor 350, com entrega de torque e potência mais empolgante, com calibragem diferente do motor, por exemplo. Mas a Royal Enfield escolheu deixar o motor igualzinho. Ou seja, é exatamente o mesmo monocilíndrico de 349 cm³, 20,2 cv de potência a 6.100 rpm e 2,75 kgf.m de torque a 4.000 giros.

Porém, a nova Hunter 350 passa a sensação de ser mais forte. Isso porque é cerca de 14 quilos mais leve que a Classic 350 e a Meteor 350. O câmbio de cinco marchas é bem acertado e dinâmico para a cidade. Infelizmente, quase não foi possível engatar a quinta marcha no anda e para do trânsito de São Paulo. O test-ride ficou com um gostinho de quero mais, principalmente para poder conferir o desempenho da moto na estrada.

A Hunter 350 aparenta ser muito confortável no uso diário
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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Robustez

Além de ser ágil e ter um desempenho satisfatório para o trânsito urbano, a nova Hunter 350 é bastante robusta. Paralelepípedos, buracos, lombadas ou qualquer outra irregularidade do solo não foram problema para a novidade da Royal Enfield.

A moto está equipada com freio a disco nas duas rodas, com sistema ABS
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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Aliadas ao bom banco, as suspensões dão conta do recado. O conjunto tem garfos telescópicos de 41 mm na dianteira, com curso de 13 cm, e dois amortecedores com seis ajustes de pré-carga na mola e 9 cm de curso, na traseira, .

Ou seja, a moto é adequadamente confortável no uso diário nas grandes cidades, e também para quem transita por vias com muitas imperfeições.

A nova Royal Enfield Hunter 350 tem um visual muito agradável, que mistura o moderno com o retrô
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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Outro ponto digno de destaque é o sistema de freio Bybre. Para quem não sabe, trata-se de uma marca especializada em scooters e motos de pequena e média cilindrada, da conhecida fabricante italiana Brembo.

A pequena Hunter 350 é equipada com um disco de 300 mm na dianteira, com pinça flutuante e pistão duplo, e um disco de 270mm na traseira com pinça flutuante e pistão simples. Esse sistema oferece poder de sobra e é capaz de parar a Hunter 350 com muita segurança. Além disso, os freios têm sistema ABS nas duas rodas, o que impede o travamento das rodas em frenagens mais bruscas e emergenciais.

A Hunter 350 é uma moto bem acertada com vocação urbana
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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Conclusão

A Royal Enfield Hunter 350 é uma moto muito bonita, "com cara" de moto de verdade. Os detalhes no visual, com grafismos feitos à mão, dão ainda mais charme à naked. Além disso, pelo menos na cidade, é uma moto muito gostosa e divertida de pilotar, que entrega conforto e prazer para o motociclista. Fato, a moto poderia entregar um pouco mais de potência e torque. Mas como a proposta é urbana, o desempenho é mais que satisfatório.

O banco, aliado ao conjunto de suspensão, oferece bastante conforto ao piloto
Crédito: Guilherme Veloso/Royal Enfield
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Repito aqui o que foi escrito na nota de lançamento da Hunter: a novidade da Royal Enfield tem muito potencial no mercado brasileiro e deve cair nas graças do consumidor por ser bonita e ter preço acessível. Vale lembrar que o modelo já vendeu mais de 200 mil unidades em menos de um ano nos mercados onde já foi lançado. Com a nova Hunter 350, a Royal Enfield quer trazer clientes mais jovens para a marca, apostando no visual, que é uma mistura de retrô e moderno.

Ficha Técnica - Royal Enfield Hunter 350

Preço: a partir de R$ 19.990

Motor: monocilíndrico, refrigerado a ar e óleo, 349 cm³, potência de 20,2 cv e torque de 2,75 kgf.m a 4.000 rpm

Transmissão: câmbio de cinco marchas com secundária por corrente

Suspensões: dianteira com garfos telescópicos e 13 cm de curso; traseira bichoque com 9 cm de curso e seis ajustes de pré-carga

Freios: a disco nas duas rodas, com 30 cm na frente, 27 cm atrás, e ABS nas duas rodas

Pneus: 110/70 R17 na frente e 140/70 R17

Dimensões: comprimento de 2,1 m, largura de 80 cm, altura de 1,05 m, entre-eixos de 1,37 m, banco a 79 cm do solo, vão livre de 15 cm e peso de 181 quilos em ordem marcha

Tanque: 13 litros

Confira a galeria de fotos da nova Hunter 350:

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