Lexus Rx 500h 3

RX 500h quer marcar nova fase da Lexus no Brasil

A quinta geração do SUV chega ao Brasil como a aposta da marca de luxo da Toyota para reforçar a sua presença no mercado


  1. Home
  2. Testes
  3. RX 500h quer marcar nova fase da Lexus no Brasil
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Lexus acaba de lançar a nova geração do RX 500h no mercado brasileiro. O SUV híbrido estreia como o modelo de topo da gama, com a importante missão de marcar uma nova fase da divisão de luxo da Toyota por aqui.

Afinal, apesar de ser sucesso no exterior, a Lexus nunca engrenou de fato no Brasil. Em 2022, foram apenas 409 carros emplacados. Um volume pequeno mesmo quando comparado aos de outras marcas premium, como a Land Rover - que no mesmo período emplacou 3.658 unidades.

Para 2024, a Lexus espera superar o recorde de 1.200 carros emplacados em 2019. Posto isso, será que o novo RX 500h tem potencial para encabeçar essa ofensiva da Lexus em solo brasileiro? Confira no texto a seguir e não deixe de conferir também o vídeo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O novo Lexus RX 500h

Sucessor do RX 450h, o RX 500h é um carro totalmente novo nessa quinta geração, lançada no ano passado no mercado internacional. Baseado na plataforma TNGA-K da Toyota (também usada por modelos como o Camry e o RAV4), o SUV tem carroceria com linhas mais harmoniosas.

Lexus Rx 500h 4
O SUV Lexus RX está atualmente em sua quinta geração
Crédito: Divulgação
toggle button

Diferentemente do antecessor, que tinha uma grade frontal que destoava um pouco do restante da carroceria, no novo "RX" todas as linhas falam a mesma língua. Isso  resulta em uma carroceria elegante e esportiva ao mesmo tempo.

A esportividade, aliás, é ressaltada na configuração F Sport, que será a única oferecida para o modelo no lançamento e é feita para agradar aos que gostam de carros com visual mais nervoso.

Apesar de totalmente renovado, o RX 500h tem dimensões externas próximas às do antecessor e segue como um SUV de grande porte. São 4,89 m de comprimento, 1,92 m de largura, 1,70 m de altura e entre-eixos de 2,85 m.

Sóbrio e minimalista, o interior do Lexus RX 500h agrada pela posição de guiar
toggle button

Interior

Quem conheceu a geração anterior se surpreende ao entrar na cabine do Lexus RX 500h. No lugar daquele visual de Toyota enfeitado, marcado por vários botões físicos e equipamentos curiosos como o (pouco prático) touchpad para controlar a multimídia, o SUV de nova geração adotou um estilo minimalista.

Além da quase ausência de botões físicos, aqueles que sobraram têm um design mais refinado, numa pegada bem atual e típica dos modelos de luxo de outras marcas premium. O motorista ainda encontra mimos como a iluminação configurável da cabine, com 14 temas distintos.

O acabamento impressiona pela qualidade dos materiais e pela montagem precisa
toggle button

Quem gosta de multimídia grande ainda encontra uma tela de 14 polegadas, que - ainda por cima - é bem posicionada. Como todos os comandos do RX 500h. E nem é preciso falar do ótimo acabamento da cabine, tanto em materiais quanto na montagem. Taí algo que sempre foi uma marca dos carros da Lexus.

Oferta Relacionada: Marca:LEXUS Modelo:RX350-F-SPORT

Já que estamos falando de um SUV com quase 5 m de comprimento, o espaço na cabine também é outro ponto forte do modelo. Sobra espaço no banco traseiro, que ainda tem regulagem elétrica de inclinação do encosto.

Além das saídas de ventilação, é possível fazer um ajuste de temperatura exclusivo, já que o ar-condicionado automático tem três zonas de climatização.

A central multimídia com tela de 14 polegadas é combinada com um som premium Mark Levinson
toggle button

Equipamentos

Além do ar-condicionado de três zonas, o Lexus RX 500h tem ainda sistema de som premium Mark Levinson com 20 alto-falantes e um subwoofer, painel digital, head-up display, câmera 360°, sistema de estacionamento automático, bancos climatizados, carregador de celular por indução e faróis de LED adaptativos.

Já o pacote tecnológico e de segurança oferece sete airbags, assistente de manutenção em faixa, frenagem autônoma, luzes de conversão, controlador adaptativo de velocidade, monitor de pontos cegos e um sistema que impede a abertura das portas em caso de aproximação de outros veículos.

Tivemos a oportunidade de dar algumas voltas com o RX 500h no Circuito Panamericano
Crédito: Divulgação
toggle button

Como anda

Tivemos um breve contato com o RX 500h na pista do Circuito Panamericano, no interior de São Paulo. Mas antes de falar como essa máquina se saiu na rodagem, apresento suas especificações técncias.

Híbrido do tipo autocarregável, o SUV da Lexus tem um motor 2.4 turbo a gasolina e dois motores elétricos, que desenvolvem a potência combinada de 371 cv e 46 kgf.m de torque. Com tração integral, o modelo está equipado ainda com um câmbio automático de seis marchas.

Ao volante, o RX 500h é um carro mais confortável do que empolgante. O SUV anda forte - acelera de zero a 100 km/h em 6,2 segundos - mas agrada mais pelo comportamento neutro da carroceria, que praticamente não oscila nas acelerações e nas frenagens.

Com rodas traseiras direcionais, o SUV contorna curvas com muita competência e ainda é um carro bom de manobrar em espaços mais apertados. Taí uma característica muito importante nas grandes cidades.

O conjunto motriz é composto por um motor 2.4 a gasolina e dois motores elétricos
Crédito: Divulgação
toggle button

Já o conjunto motriz híbrido pode causar estranheza naqueles mais acostumados aos híbridos plug-in. No RX 500h, o carro só é 100% movido pelos motores elétricos frontal e traseiro em baixas velocidades.

Em velocidade de cruzeiro, o motor a combustão traciona as rodas dianteiras, enquanto as rodas traseiras são tracionadas pelo motor elétrico traseiro. Nas situações de aceleração máxima, o motor elétrico dianteiro também entra no jogo para auxiliar o propulsor a combustão.

Se o desempenho acaba favorecido com esse arranjo, o consumo é impactado. O Lexus RX 500h registra médias de 10,5 km/l (cidade) e 10,8 km/l (estrada). Não são números ruins para um SUV de mais de duas toneladas, mas abaixo daquilo que normalmente se espera de um híbrido.

O RX 500h chega ao mercado brasileiro na mesma faixa de preço de SUVs menores
Crédito: Divulgação
toggle button

Vale a pena?

O Lexus RX 500h estreia no mercado brasileiro com preços que partem de R$ 564.990. Nessa faixa, o Lexus fica posicionado abaixo do BMW X4 M40i (R$ 609.950), que é mais potente (387 cv), porém menor, e acima do Q5 Sportback Performance Black (R$ 507.990).

O SUV cupê da Audi também é menor que o carro da Lexus. Por outro lado, oferece um visual esportivo e um conjunto motriz híbrido plug-in, que entrega desempenho superior e permite rodar até 62 quilômetros no modo 100% elétrico.

Nesta nova geração, o Lexus RX 500h entrega bom desempenho, farta lista de equipamentos e uma carroceria de belas linhas para se tornar uma opção interessante na sua faixa de preço. Principalmente se você não liga para a falta de um conjunto motriz híbrido plug-in.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Comentários
Wid badge