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RAM Rampage anda muito e tem dinâmica excelente

Aceleramos forte a nova picape média na pista de Curvelo (MG) e também em trechos off-road; modelo demonstrou maestria


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Você viu no WM1 tudo sobre a RAM Rampage, o mais novo lançamento da marca de picapes do Grupo Stellantis, que promete democratizar a empresa em nosso país.

Nós, do WM1, tivemos a oportunidade de acelerar o modelo antes do lançamento, na pista de Curvelo (MG) e também em trechos off-road na fazenda do próprio circuito dos Cristais.

Nesta reportagem, você saberá como é o comportamento da Rampage nas duas situações (on e off road) e os dados de consumo oficiais da picape, que começa a ser vendida a partir de hoje.

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Como acelera a RAM Rampage

Equilíbrio. Essa é a palavra que melhor define a picape, que é mais um carro feito sobre a plataforma Small Wide - a mesma dos Jeep Renegade, Compass e Commander e da picape Fiat Toro.

Mas a RAM Rampage não tem nada de Toro. NADA no sentido dinâmico, claro, já que as duas têm coisas em comum - inclusive o fato de serem picapes com carroceria do tipo monobloco, e não construídas sobre chassis.

A Rampage tem ótima arrancada - nas versões a gasolina, faz de zero a 100 km/h em 6,9 segundos e passa de 200 km/h -, ótimo acerto em curvas e peso de direção/suspensão primorosos.

O câmbio automático de nove marchas é outro aliado, já que tem trocas rápidas e com um lag discretíssimo. No off-road, a primeira marcha faz a função da reduzida e tem acionamento eletrônico.

Tocada divertida, frenagem correta e muita firmeza nas duas situações. Ouso dizer que a Rampage é o modelo mais acertado já feito sobre essa base, principalmente em relação à Toro.

Com portes parecidos - a Rampage tem 5,03 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos, enquanto a Toro mede 4,94 m, 1,84 m, 1,73 m e 2,99 m, respectivamente -, a RAM tem comportamento muito mais acertado que sua "prima".

Vale lembrar que a dupla só compartilha o motor a diesel (Multijet 2.0 de 170 cv e 35,7 kgf.m na Toro e 38,8 kgf.m na Rampage). A RAM movida a gasolina usa um motor 2.0 de excelentes 272 cv e 40,8 kgf.m de torque, muito mais acertado para o peso desses carros do que o 1.3 T270 - de 185 cv e 27,5 kgf.m de torque.

A RAM, no entanto, é mais pesada. São 1.936 quilos na Rebel a diesel e 1.942 quilos na Laramie movida pelo mesmo combustível. Nas versões a gasolina, a Rebel pesa 1.906 quilos, a Laramie tem 1.915 quilos e a R/T chega nos 1.917 quilos. Uma Toro pesa na faixa dos 1.870 quilos nas versões a diesel e perto de 1.670 quilos nas configurações flex.

E o consumo? Durante nossa avaliação na pista, em situações extremas tanto no on-road quanto no off-road, a Rampage registrou médias de 4,5 km/l e 5 km/l, respectivamente. Mas lembre-se, nós do WM1 estávamos em ambientes controlados, onde a picape rodava sempre no limite.

Os dados oficiais da Stellantis apontam para um consumo de 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com gasolina, e de 9,9 km/l e 12,4 km/l, respectivamente, com óleo diesel.

 

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